Mulher com as mãos estendidas, mostrando pele ressecada durante oinverno.

Por que a pele fica ressecada no inverno? Quais os riscos e cuidados que devemos ter?

Com certeza você já percebeu algumas mudanças em seu corpo com a chegada do inverno, principalmente em sua pele. Isso porque, é comum a pele ficar ressecada devido a desidratação causada pelas baixas temperaturas.

Essa característica, segundo o British Journal of Dermatology, acontece porque as células da pele encolhem com o frio, prejudicando sua hidratação natural. Além disso, o frio atrapalha a produção de filagrina, uma proteína fundamental para manter a proteção e a hidratação da pele.

Sendo assim, para entender um pouco mais sobre como as estruturas da pele podem alterar com o tempo frio e o que devemos evitar com isso, leia o conteúdo dessa matéria até o final.

+ Para saber mais sobre Clima e Saúde da Pele, veja também: Calor, frio e pele: Como o clima influencia na saúde da pele?

O que é pele ressecada?

A pele ressecada é uma alteração bastante comum, que se caracteriza pela pele com textura áspera e seca, e em alguns casos, pode apresentar descamação e rachaduras.

A mudança climática é a principal causa desse problema, contudo, outros fatores podem desencadear a pele ressecada, como por exemplo:

  • Dermatite atópica;
  • Baixa ingestão de líquidos;
  • Má alimentação;
  • Banho com água quente;
  • Uso excessivo de buchas, sabonetes e outros produtos que removam totalmente a oleosidade natural da pele;
  • Efeito colateral de alguns remédios diuréticos;
  • Alterações na produção do hormônio estrogênio;
  • Roupas de tecido sintético.

Contudo, vale frisar que todos os tipos de pele e todos as área do corpo estão predispostas ao ressecamento causado pelas baixas temperaturas e umidade.



O que acontece com a pele no inverno?

O vento, as baixas temperaturas e baixa umidade do ar são as principais causas da pouca transpiração, fazendo com que a pele fique naturalmente mais seca que o normal.

Ainda, com o frio, o nosso organismo provoca a vasoconstrição (encolhimento dos vasos sanguíneos) para evitar que percamos o calor para o ambiente e assim, mantenhamos a temperatura corpórea.

Fora essas condições, podemos somar os hábitos do dia a dia que podem prejudicar a saúde da pele, como os banhos quentes que removem a oleosidade natural da pele e a falta de hidratação extra.

As partes do corpo que mais sofrem com o ressecamento no frio são o rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés.

Quais os riscos da pele ressecada no frio?

Quando o ressecamento da pele ocorre a ponto de surgir descamações, faz com que agentes externos consigam invadir nosso organismo.

Ou seja, ficamos vulneráveis e propensos a desenvolver doenças de pele, e com isso, abre-se uma porta para infecções bacterianas da pele, sendo necessário tratamento com antibióticos.

Portanto, além dos cuidados diários é importante estar atento as alterações que a pele pode apresentar e buscar a orientação médica de um Dermatologista sempre que necessário.

+ Para saber mais sobre Cuidados com a Pele no Inverno, leia também: Como fica nossa pele no inverno? Veja 5 Dicas de cuidados para sua pele!

Quais cuidados com a pele devemos ter?

No inverno a pele costuma ficar naturalmente mais seca, por isso é fundamental mantê-la sempre hidratada e evitar tudo que possa prejudicar a barreira cutânea.

Portanto, fuja dos banhos com água quente ou vários banhos por dia e evite o uso de sabonetes ou produtos adstringentes. Ainda, profissionais recomendam não realizar limpezas de rosto frequentes.

Mulher bebendo água para evitar a pele ressecada no inverno.

Além disso, é importante beber bastante água! Nos dias mais frios é comum bebermos menos água que o necessário, favorecendo a desidratação e o ressecamento da pele.

Sendo assim, além do uso de hidratantes específicos para corpo, rosto e lábios, devemos praticar essa hidratação de forma interna também. Beba pelo menos 2L de água por dia, ou conforme a orientação médica.

Outros produtos que devem ser utilizados com cautela são os ácidos e esfoliantes, pois eles podem danificar ainda mais pele já ressecada. Contudo, se for necessário utilizar um desses produtos, procure por opções menos agressivas.



No entanto, a melhor forma de garantir os cuidados com a pele ressecada é consultar um Dermatologista. Somente o profissional da saúde poderá indicar os melhores produtos e procedimentos para promover a saúde da pele.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares