preciso tomar insulina

Quando é preciso tomar insulina? Todos os diabéticos precisam usar o hormônio?

A diabetes é uma doença crônica que na maioria das vezes é desencadeada pela elevação dos níveis de açúcar no sangue devido ao alto consumo de carboidratos e açúcares, ou por um mau funcionamento do organismo. Mas você sabe quando é preciso tomar insulina?

A insulina é o hormônio responsável por remover o açúcar no sangue e jogar para dentro das células para que seja usado como fonte de energia. Isso quer dizer que níveis muito baixo de insulina no organismo faz com que o açúcar no sangue se eleve causando uma hiperglicemia, ou baixe demais, causando o que chamamos de hipoglicemia.

Para que você saiba quando é preciso tomar o hormônio separamos alguns tópicos explicativos que irão lhe ajudar com esse assunto. Veja a seguir!

Quando é preciso tomar insulina?

A insulina deve ser administrada em pacientes com diabetes tipo 1 e em alguns casos de diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional. Entretanto, enquanto nos casos de diabetes tipo 1 todos os pacientes precisem dessa injeção diária, em quadros de diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional nem sempre se faz necessário o uso do hormônio.

a insulina pode ser tomada em qualquer tipo de diabetes, quando necessário
a insulina pode ser tomada em qualquer tipo de diabetes, quando necessário

Isso acontece porque na diabetes tipo 1, uma doença autoimune hereditária, o sistema imunológico acaba atacando as células que produzem insulina. Isso faz com que o organismo não receba a quantidade de insulina necessária e o paciente precise fazer a reposição por meio da aplicação diária do hormônio.

De modo geral, a doença se manifesta logo na infância, mas em alguns casos mais raros também pode aparecer somente na fase adulta.

Enquanto isso, nos quadros de diabetes tipo 2, as células pancreáticas não funcionam mais da forma como deveriam, fazendo com que o pâncreas pare de produzir insulina, produza em quantidade insuficiente, ou em outros casos, que o organismo não use mais o hormônio da forma como deveria.

Apesar de grande parte dos quadros de diabetes tipo 2 serem tratados com a mudança de hábitos alimentares e prática de atividades físicas, em casos mais severos é necessário que o paciente tome injeções diárias de insulina para conseguir controlar a doença.

Porém, diferente da diabetes tipo 1, nos quadros de diabetes tipo 2 ainda há chances do paciente deixar de tomar insulina quando apresentar melhoras nos sintomas.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

6 Dicas práticas na hora de tomar insulina

1- Não pule nenhuma refeição

Principalmente em casos de diabetes tipo 1, é fundamental que você não pule nenhuma refeição do seu dia, já que isso pode implicar em uma oscilação dos índices glicêmicos, gerando quadros de hipoglicemia.

No entanto, essa regra também pode ser aplicada em pacientes com diabetes tipo 2, que também devem seguir as recomendações médicas quanto aos horários das refeições.

2- Leve sempre um lanche quando for sair de casa

Como não é recomendado que pacientes diabéticos fiquem muito tempo sem se alimentar em decorrência do risco de hipoglicemia, a recomendação é que você leve sempre um lanche quando for sair de casa para evitar que isso aconteça.

é importante que diabéticos carreguem sempre uma barra de cereal ou fruta
é importante que diabéticos carreguem sempre uma barra de cereal ou fruta

Você pode levar desde frutas até mesmo barras de cereais, sendo importante seguir a recomendação do médico quanto ao que você pode ou não ingerir nesses casos.

Caso você fique muito tempo sem ingerir nada, pode ser necessário a administração de doses de insulina para controlar os sintomas, e em casos mais raros, procurar ajuda médica em um pronto socorro.

3- Faça um revezamento nas áreas de aplicação da insulina

Na hora de aplicar insulina, procure sempre regiões corporais que tenham bastante gordura para maior proteção muscular.

Isso porque aplicar insulina diretamente nos músculos pode desencadear quadros de hipoglicemia, já que quando isso acontece o hormônio entra muito rapidamente na corrente sanguínea.

O prazo recomendado para voltar a aplicar a insulina em uma região é de 14 dias, sendo importante fazer o rodízio entre coxas, glúteos e abdômen. 

4- Não massageie a área das injeções

Não é recomendado massagear o local das injeções nem fazer pressão com algodão, já que essa prática pode aumentar o fluxo sanguíneo da região. Como resultado, a insulina acaba sendo absorvida de forma mais rápida, também gerando quadros de hiperglicemia.

5- Armazene a insulina em temperaturas corretas

A insulina deve ser conservada sempre em temperaturas frescas sendo recomendado armazenar o hormônio na geladeira sempre que estiver sendo usada. O ideal é que ela fique na porta de geladeira na parte inferior, já que não deve ficar abaixo dos 4ºC.

a insulina deve ser mantida em temperaturas baixas, preferencialmente na porta da geladeira
a insulina deve ser mantida em temperaturas baixas, preferencialmente na porta da geladeira

Uma dica para diminuir a dor na hora da aplicação é tirar a insulina da geladeira 15 minutos antes da aplicação, fazendo com que o hormônio fique em temperatura ambiente.

6- Ao viajar leve sempre a insulina em uma bagagem de mão

É importante que ao viajar você leve a insulina em uma bagagem de mão, já que além do risco da sua bagagem ser extraviada e você ficar sem o hormônio, pode acontecer do medicamento ser submetido a temperaturas maiores do que o indicado para sua conservação.

Agora que você já sabe quando é preciso tomar a insulina não deixe de seguir a recomendação do seu médico sobre as quantidades ideais e o horário de aplicação. Isso porque deixar de aplicar insulina quando necessário pode levar a complicações sérias como risco de problemas na visão, cegueira e até morte do paciente.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares