É possível parar de tomar insulina depois de ser diagnosticado com diabetes?
Diabéticos possuem uma rotina bastante controlada, principalmente no que diz respeito à aplicação de insulina e uso de outros medicamentos que impedem o descontrole de glicose no sangue. Mas será que é possível parar de tomar insulina?
O diabetes é uma doença que não tem cura, embora possa ser controlada após tratamento e uso regular de remédios. Porém, isso não quer dizer que todos os pacientes apresentem melhoras significativas a ponto de conseguir parar de tomar insulina após o tratamento.
Para que você entenda melhor se é possível parar de tomar insulina, separamos algumas informações que pode tirar todas as suas dúvidas. Veja a seguir!
+ Para saber mais sobre Diabetes, acesse também: Tratamento da diabetes: Quais as opções e como é feito?
Quais são os tipos de diabetes que precisam de insulina?
De modo geral, todos os tipos de diabetes precisam de aplicações de insulina como forma de tratamento, desde que tenha a recomendação médica. Ou seja, diabéticos tipo 1, tipo 2 e até mulheres que desenvolveram diabetes gestacional podem usar o hormônio para tratar o quadro, se necessário.
A diferença é que todos os pacientes com diabetes tipo 1 precisam da aplicação de insulina, enquanto apenas uma parcela dos pacientes com diabetes tipo 2 necessitam da dose diária desse hormônio.
Isso acontece porque pacientes portadores de diabetes tipo 1 apresentam um quadro autoimune em que as células de defesa do corpo não reconhecem as células responsáveis pela produção de insulina. Ou seja, isso faz com que seja necessário a aplicação diária do medicamento para manter o controle da glicose.
Já pacientes com diabetes tipo 2 pode conseguir controlar a doença com medicamentos orais, mudanças de hábitos e uma dieta regrada.
A aplicação de insulina, nesses casos, só ocorre quando esses mudanças não dão resultados no quadro do paciente, podendo ser necessária apenas durante algum tempo.
É possível parar de tomar insulina?
Sim, é possível! Alguns pacientes com diabetes tipo 2 podem parar de tomar insulina depois de algum tempo de tratamento. Geralmente, esses pacientes apresentam quadros de obesidade e sobrepeso, e a resistência insulínica tende a diminuir após a perda de peso fazendo com que não seja necessário o uso contínuo da aplicação do hormônio.
No entanto, pacientes com diabetes tipo 1 não podem parar de tomar insulina, pois esse é o único meio de garantir o controle da glicose. Esses pacientes recebem o nome de insulino-dependentes, o que significa que não conseguem sobreviver sem a aplicação diária do hormônio.
O que acontece se o paciente parar de tomar insulina por conta própria?
Apesar de em alguns casos ser possível deixar de tomar insulina, essa prática deve ser com a orientação e acompanhamento médico. Afinal, se o paciente diabético suspende o uso da insulina sem preparar o organismo, pode sofrer vários danos à saúde, principalmente nos casos de diabetes tipo 1.

Isso acontece porque na diabetes tipo 1 não é possível parar de tomar insulina, e caso o paciente pare com o medicamento pode sofrer uma cetoacidose diabética, distúrbios eletrólitos, desidratação grave e óbito, caso não for medicamento rapidamente.
Quando o diabético precisa tomar insulina?
Enquanto o paciente com diabetes tipo 1 deve tomar insulina diariamente desde quando a doença se manifesta, pacientes diabéticos tipo 2 só começam a tomar insulina quando os medicamentos orais e mudança de hábitos não surtem uma melhora nos sintomas e no quadro da doença.
Entretanto, alguns especialistas indicam que o uso da insulina seja feito apenas por pacientes diabéticos que apresentam glicemia de jejum superior a 300 mg/dL.
+ Para saber mais sobre o uso de Insulina, leia também: Quando é preciso tomar insulina? Todos os diabéticos precisam usar o hormônio?
Qual a função da insulina nos diabéticos?
Na diabetes tipo 1, o paciente diabético precisa tomar insulina porque seu sistema imunológico ataca suas células responsável por produzir o hormônio, de modo que o organismo não consegue manter a produção. Isso faz com que o açúcar no sangue não seja metabolizado.
Ou seja, sempre que um paciente com insulina se alimenta o açúcar no sangue sobe. Assim, o organismo não consegue usar a glicose como fonte de energia e ela permanece na corrente sanguínea, causando um acúmulo de açúcar.
Já na diabetes tipo 2, o organismo pode não reagir à insulina da forma como deveria, ou não produzir a quantidade necessária, sendo também importante repor o hormônio por meio de injeções reguladas.
Entretanto, nem sempre o tratamento da diabetes tipo 2 deve ser feito com a insulina, pois em quadros de pacientes obesos ou com sobrepeso a mudança de hábitos alimentares é suficiente para conseguir controlar o quadro.
Depois de ver que é possível parar de tomar insulina se você for portador de diabetes tipo 2, converse com seu médico a respeito dessa possibilidade para o seu quadro e siga o tratamento corretamente para garantir melhora dos sintomas.
Accu-Chek na Farmadelivery
O diabetes afeta milhões de brasileiros, e o controle adequado faz toda a diferença. Accu-Chek é referência em monitoramento, oferecendo medidores, tiras, lancetas e acessórios de qualidade.
Encontre a linha completa da Accu-Chek na Farmadelivery. Confira!