Prevenção do câncer de mama e atividades físicas: Quais os benefícios?

Os maus hábitos associados ao estilo de vida contemporâneo são considerados os principais fatores de risco para o aumento dos casos de câncer no mundo. Por isso, a conscientização da prevenção do câncer de mama é tão importante.

A prática regular de atividades físicas surge como uma excelente opção para auxiliar nos cuidados com a saúde de inúmeras mulheres. Poucos sabem, mas estima-se que, 30 a 50% de todos os casos da doença é prevenível ao adotar um estilo de vida saudável.

Para te ajudar a entender como a prática regular de atividades físicas beneficia a saúde e contribui para a prevenção do câncer de mama, desenvolvemos esse conteúdo com algumas informações valiosas. Leia até o final e tire suas dúvidas!

+ Para mais informações, veja também: Tipos de câncer de mama: Conheça os principais deles

Câncer de mama e fatores de risco

Considerada o tipo de câncer mais comum entre mulheres brasileiras, ela surge devido o desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam de forma repetida até formarem um tumor maligno.

Normalmente, a paciente nota a presença da doença ao perceber um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Além disso, podem ocorrer alterações na pele da mama e presença de pequenos nódulos na região das axilas.

O câncer de mama pode ser combatido se diagnosticado no início.
O câncer de mama pode ser combatido se diagnosticado no início.

A doença não possui uma única causa, o que torna ela imprevisível. Contudo, sabe-se que existem fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento do câncer de mama. Entre elas, destacam-se:

  • Histórico familiar de câncer de mama ou de ovários antes dos 50 anos de idade (principalmente avó, mãe e irmã);
  • Não ter tido filhos ou primeira gestação após os 30 anos;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo;
  • Obesidade e sobrepeso;
  • Sedentarismo.

+ Para mais informações sobre o Câncer de Mama, acesse o conteúdo do Instituto Nacional de Câncer – INCA no Ministério da Saúde.

Sendo assim, a melhor forma de prevenir a doença é atentar-se quanto a presença de qualquer alteração nas mamas, e no caso de estar inserido em uma ou mais condições consideradas de risco, a mulher deve buscar a orientação médica imediatamente.



Prevenção do câncer de mama

Prevenir é a melhor opção, e por isso, o auto-exame das mamas é tão importante. Tocar e avaliar os seios com o intuito de encontrar possíveis alterações, permite conhecer o próprio corpo além de ajudar na detecção da doença de forma precoce.

Contudo, vale ressaltar que a prática não substitui o exame clínico realizado por um profissional qualificado. Sendo assim, ao notar qualquer anormalidade, busque atendimento médico imediato.

Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar exames clínicos uma vez ao ano para avaliação das mamas.

Por outro lado, como apontamos no inicio do artigo, os bons hábitos são grandes aliados para a prevenção do câncer de mama. Especialistas recomendam evitar o tabagismo, o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, além de manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras.

+ Para saber mais, veja também: 7 Alimentos que previnem o câncer de mama

Outro hábito muito recomendado para a prevenção do câncer de mama, é a pratica regular de atividades físicas. Estudos indicam que manter o corpo ativo pode prevenir até 25% dos casos de câncer de mama. Além disso, pessoas que se exercitam após o tratamento, apresentam redução de até 60% do risco de morte.

Benefícios da atividade física

Apesar das razões ainda desconhecidas, a obesidade e o sedentarismo aumentam o risco do desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. No câncer de mama, as duas condições juntas representam cerca de 20% dos casos diagnosticados.

Em paralelo, estudos demonstram que homens e mulheres que praticam exercícios físicos com frequência apresentam chances menores de desenvolver algum dos tipos de câncer mais comuns (de mama, de cólon ou de próstata). Esse resultado se deve a atuação nos fatores cancerígenos, incluindo estresse oxidativo, inflamação crônica, sobrepeso, obesidade, estrogênio e outros.

Os exercícios físicos contribuem para a prevenção e promoção da saúde no pós-tratamento.
Os exercícios físicos contribuem para a prevenção e promoção da saúde no pós-tratamento.

Além disso, os exercícios apresentam efeitos inibitórios das metástases além de demonstrar papel significativo no bem-estar físico, mental e social, proporcionando aumento da qualidade de vida e impacto significativo no prognóstico e na sobrevida do câncer de mama.



Sendo assim, é fácil concordar que a prática de exercícios contribui para a preservação da saúde, para o equilíbrio do metabolismo e na redução do surgimento de doenças crônicas, tornando-se aliado em todas as fases da vida, principalmente na prevenção e no pós tratamento do câncer de mama.

Portanto, recomenda-se praticar atividades moderadas (caminhada, corrida ou vôlei), pelo menos 3 vezes por semana. A prática além de atuar na prevenção da doença, contribui para o controle de peso e promove o bem-estar. Mas lembre-se, busque sempre a orientação de um profissional antes iniciar qualquer atividade.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe o que achou nos comentários abaixo e fique à vontade para sugerir outros temas que gostariam de ver no nosso blog.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares