Qual a diferença entre protetor labial e hidratante labial?
Embora os cuidados com a beleza estejam cada vez mais em alta, é muito comum que os cuidados com os lábios sejam deixados de lado. Afinal, nem sempre lembramos de aplicar produtos que ajudam a proteger e hidratar a região. Pensando nisso, na hora de escolher os cosméticos mais indicados para cuidar dos lábios, muita gente fica em dúvida a respeito da diferença entre protetor labial e hidratante labial, e qual deles escolher.
Tanto o protetor labial, como o hidratante, devem ser usados com regularidade para garantir lábios sempre hidratados e saudáveis. No entanto, cada produto deve ser usado em uma situação diferente e para finalidades distintas, já que possuem ação e compostos específicos.
Para que você entenda melhor sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas sobre a diferença entre protetor labial e hidratante labial, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira!
+ Para saber mais sobre Lábios, acesse também: Conheça 5 Dicas para hidratar os lábios no inverno!
O que é protetor labial?
Como o nome já diz, o protetor labial é um produto usado para proteger os lábios. Porém, diferente do que se imagina, ele não protege necessariamente do sol, já que muitos não acompanham fator de proteção (FPS). A função do protetor labial é proteger os lábios da poluição, baixa umidade e do vento para que não fiquem ressecados e desidratados.
Quando o protetor labial leva manteiga de cacau em sua formulação, mesmo que não tenha FPS, ainda consegue proteger os lábios parcialmente dos raios UVA e UVB, uma vez que o ingrediente é rico em fitoquímicos.
O cosmético é usado para selar os lábios e evitar que a umidade da pele dessa região saia, e não possui uma ação hidratante tão bem aproveitada pela pele.
O que é hidratante labial?
Conhecidos também como lip balms, os hidratantes labiais são produtos ricos em ingredientes hidratantes que devem ser usados tanto para evitar a desidratação, como para tratar quadros de lábios descamados e ressecados.
Normalmente o produto é usado junto com o protetor labial para tratar lábios que sofrem ressecamento por falta de cuidados e de hidratação, já que o protetor não tem uma ação hidratante tão potente.
Qual a diferença entre protetor labial e hidratante labial?
A principal diferença entre os dois produtos está na função e composição de cada um deles. Como o próprio nome já sugere, o protetor labial é usado para proteger a região, tanto do sol como do vento, baixa umidade e agentes externos como poluição e fumaça, por exemplo.
Quando usamos um protetor labial, toda a hidratação que já está nos lábios é mantida e os agentes externos não conseguem penetrar na pele.
Enquanto isso, o hidratante labial é usado para repor a água perdida durante o dia, já que apesar de proteger os lábios, o protetor não consegue repor a hidratação necessária que é perdida naturalmente.
Qual a melhor forma de usar cada um dos produtos?
O ideal é fazer uma rotina de cuidados diários usando tanto o protetor como o hidratante: aplique sempre o protetor pela manhã e retoque durante o dia para garantir que os agentes externos não atinjam a pele. Já durante a noite antes de dormir, aplique o hidratante labial para que os nutrientes e a água perdida durante o dia sejam repostos.
Caso você não use nenhum desses produtos e deseje iniciar os cuidados agora, é necessário verificar o grau de desidratação dos lábios.
Caso note “pelinhas” se soltando, é preciso fazer uma rotina de esfoliação com produtos específicos para os lábios um dia sim e outro não, a fim de remover toda a pele morta do local. Essa esfoliação deve ser feita em conjunto com a aplicação diária do hidratante e do protetor.
Caso seus lábios não estejam desidratados, ainda é importante realizar a esfoliação uma vez por semana para remover a pele morta e deixar os lábios mais saudáveis e nutridos, a fim de ajudar com que os ingredientes dos hidratantes consigam penetrar melhor na pele.
Quais cuidados ter com os lábios?
Além de usar o protetor, hidratante e esfoliante labial com regularidade, para garantir a saúde dos lábios você precisa ter alguns cuidados como:
- Use hidratantes ricos em vitamina E, manteiga de karité, pantenol e manteiga de cacau para ajudar a restaurar a barreira dos lábios;
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia para ajudar na hidratação do organismo e evitar o ressecamento labial;
- Diferente do que se imagina, a saliva não ajuda a hidratar os lábios, já que possui um pH mais ácido e acaba ressecando a pele. Pensando nisso, evite passar a língua com muita frequência nos lábios;
- Alimentos como frituras, gorduras, açúcares e ricos em condimentos industrializados inflamam o corpo e contribuem para o ressecamento da região;
- Evite remover as peles dos lábios puxando com os dentes ou com as mãos, já que isso deixará lesões na pele, o que irrita o local;
- Aplique o hidratante labial sempre 30 minutos antes de aplicar batons mattes para evitar o ressecamento da região, e sempre depois que remover o batom com demaquilante;
- Use hidratantes com cor no dia a dia no lugar dos batons para garantir uma hidratação mais intensa;
- Use o protetor labial antes ou depois do batom durante o dia.
+ Para saber mais sobre Lábios Ressecados, leia também: Boca rachada – Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Depois de ver qual a diferença entre protetor labial e hidratante labial, escolha produtos de marca de confiança para cuidar dos seus lábios diariamente.
Lembre-se de ter uma rotina de cuidados labiais junto com sua rotina de cuidados com a pele para que seus lábios fiquem cada vez mais saudáveis e hidratados, especialmente nos dias de outono e inverno.