Qual horário certo para tomar ômega 3?

0
2125
horário certo para tomar ômega 3
horário certo para tomar ômega 3

Benéfico para diversos órgãos e sistemas do nosso organismo, o ômega 3 é um dos suplementos mais ingeridos no mundo todo. Embora seja um conjunto de gorduras, a substância é benéfica até mesmo para quem toma medicamento para pressão alta. Mas não somente ingerir o suplemento todos os dias, você ainda deve aprender o horário certo para tomar ômega 3 de modo que ele faça o efeito desejado no nosso corpo.

A suplementação é indicada para todas as idades, desde criança até os idosos. Entretanto, para saber a quantidade indicada para cada indivíduo é extremamente necessário consultar um especialista, já que a superdosagem pode trazer alguns efeitos colaterais indesejados.

Veja no texto a seguir mais sobre o ômega 3 e a hora correta de ingerir o suplemento!

Qual horário certo para tomar ômega 3?

Não existem evidências em artigos científicos ou estudos que comprovem que o ômega 3 age melhor em determinado horário do dia. Porém, sabe-se que ingerir o suplemento junto das refeições é uma maneira de ajudar o organismo a absorver a gordura de uma forma mais proveitosa. Atrelado a isso, o consumo do óleo junto das refeições evita o refluxo, um desconforto frequente em quem ingere o suplemento em jejum.

Cupom de Desconto Farmadelivery
o indicado é que o ômega 3 seja ingerido junto com as refeições principais
o indicado é que o ômega 3 seja ingerido junto com as refeições principais

Quando ingerimos qualquer tipo de alimento com o estômago vazio, nosso organismo está preparado para absorver o máximo de nutrientes que chegar até ele. Isso quer dizer que tomar ômega 3 pela manhã antes do café fará com que seu estômago fique focado apenas na absorção do suplemento, deixando um gosto forte de peixe no paladar.

Outro benefício da ingestão do ômega 3 junto com as refeições principais é que ele auxilia na absorção das vitamina A, D, E e K, que são digeridas em gordura, já que são lipossolúveis. E como a tendência é que nossa ingestão de vitaminas seja maior no almoço e jantar, aconselha-se que o suplemento seja tomado antes ou até mesmo durante as refeições.

Congele as cápsulas para evitar desconfortos

Uma dica extra para evitar o refluxo é o congelamento das cápsulas, já que o corpo levará mais tempo para digeri-las por estar em uma temperatura mais fria. Isso fará com que as chances de você sofrer com quadros de refluxo seja menor, contribuindo para que você não sinta um gosto de peixe forte na boca.

Todas as pessoas devem suplementar o ômega 3?

Apesar de ser encontrado em alguns alimentos como os peixes de água fria, sementes de linhaça e chia, oleaginosas e leguminosas, o ômega 3 não está disponível em abundância nos alimentos. Isso quer dizer que teríamos que ingerir grande quantidade desses produtos todos os dias suprir a necessidade do nosso corpo.

Outro problema é que os peixes brasileiros são, em sua maioria, criados em cativeiro, o que faz com que se alimentam de ração e não de micro-organismos responsáveis pela produção do ômega 3.

Ou seja, além de ter que consumir grandes quantidades de peixe todos os dias, você ainda teria que pesquisar sobre a qualidade do peixe que está sendo ingerido para ter certeza que ele dispõe da quantidade de ômega 3 que deveria.

Já as sementes, por exemplo, apesar de serem ricas na gordura, possuem uma concentração maior de ALA e nula de EPA e DHA. Embora esses 3 óleos façam parte do ômega 3, o ALA não é tão benéfico e bem aproveitado pelo nosso organismo como as duas outras, fazendo com que o consumo desses alimentos são seja uma boa forma de conseguir a ingestão dos óleos.

a suplementação ainda é a forma mais simples e fácil de conseguir as quantidades indicadas de ômega 3 diariamente
a suplementação ainda é a forma mais simples e fácil de conseguir as quantidades indicadas de ômega 3 diariamente

Isso quer dizer que para conseguir as quantidades indicadas de ômega 3, a forma mais simples é suplementar. O que também garante que você não consumirá metais pesados como chumbo, cromo e mercúrio, bastante comum na maioria dos peixes.

Qual quantidade de ômega 3 devo suplementar?

A quantidade do suplemento varia de acordo com a idade e estado clínico do paciente. Pacientes hipertensos consomem quantidades diferentes de pacientes obesos, por exemplo, já que cada organismo possui uma demanda diferente da gordura.

Leia também Qual a quantidade de ômega 3 por dia?

Quais são os benefícios do ômega 3?

Auxilia na manutenção da saúde cardiovascular

O ômega 3 é extremamente benéfico para o sistema cardiovascular, regulando as atividades das plaquetas e evitando coágulos, responsáveis por doenças como AVC e infarto. A gordura também reduz os níveis de triglicérides e evita novos episódios de ataques cardíacos em pacientes predispostos.

Regula a pressão arterial

Quem toma remédio de pressão pode se beneficiar do ômega 3, já que ele garante a flexibilidade das veias e artérias e afasta o risco de hipertensão.

No entanto, é essencial consultar o seu médico para evitar uma superdosagem, que pode causar complicações nesses quadros.

Auxilia na saúde do cérebro

O suplemento ainda age na formação da bainha de mielina, componente dos neurônios que melhora a atividade cereal, desempenho cognitivo e a comunicação entre as células do cérebro. Por ter um efeito vasodilatador, ainda melhora a oxigenação e transporte de nutrientes.

Auxilia no tratamento da diabetes

A Universidade de Valência na Espanha analisou 945 indivíduos entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e notou que aqueles que consumiam grandes quantidade de peixe ricos em ômega 3 tinham uma incidência menor de diabetes tipo 2. O consumo desse alimento também diminui a concentração de glicose e melhora a sensibilidade à insulina.

alguns estudos indicam que o consumo de ômega 3 é benéfico também para o controle e prevenção da diabetes tipos 2
alguns estudos indicam que o consumo de ômega 3 é benéfico também para o controle e prevenção da diabetes tipos 2

Outra pesquisa, feita em Harvard, notou uma associação do consumo de ômega 3 com a prevenção do diabetes tipo 2, já que o óleo aumenta os níveis de adiponectina que atua na regulação do açúcar no sangue e nos processos inflamatórios.

Agora que você viu qual horário certo para tomar ômega 3, passe a consumir o óleo junto com as suas refeições principais para potencializar a absorção de outras vitaminas e diminuir os riscos de refluxo. Lembre-se de antes de começar a suplementar qualquer nutriente, é importante consultar um médico para evitar doses exageradas ou insuficientes para o organismo. 

Confira as ofertas das melhores marcas de ômega 3 na Farmadelivery!