Quanto tempo dura uma gripe com tosse?
Um dos sintomas mais recorrentes das gripes é a tosse, que tende a se iniciar de forma seca e evoluir para a expectoração depois de 2 ou 3 dias. Porém, o tempo para que esse sintoma suma por completo pode ser um pouco mais longo. Você sabe quanto tempo dura uma gripe com tosse?
Embora a maioria das gripes não tenham uma duração tão longa, a tosse normalmente é o último sintoma a sumir por completo. Isso quer dizer que mesmo depois da febre e da coriza começarem a apresentar sinais de melhoras, a tosse ainda poderá durar por mais algum tempo mesmo com o uso de xaropes.
Para lhe auxiliar a entender o tempo de duração da tosse nos quadros de gripes, separamos tópicos explicativos sobre o assunto que tirarão todas as suas dúvidas. Acompanhe!
Quanto tempo dura uma gripe com tosse?
Embora o mais comum seja que os sintomas da gripe comecem a se amenizar em até 7 dias, a tosse pode chegar a durar até 2 semanas. Porém, é importante lembrar que a duração dos sintomas tem grande relação com a gravidade do quadro e saúde do paciente.
Como o tratamento da gripe prioriza o alívio dos sintomas, é muito comum que os médicos prescrevam medicamentos antivirais para abreviar a tosse, que é um dos sintomas da infecção causada pelo vírus influenza. E apesar dos medicamentos diminuírem a duração da tosse, ela ainda continua sendo o último sintoma a sumir totalmente na maioria dos casos.
Em pacientes que sofrem com rinite e asma podem os sintomas das alergias podem piorar com a gripe, e nesses casos é necessário o tratamento com medicamentos específicos para aliviar a coriza e tosse. Vale lembrar que é importante buscar ajuda médica se surgirem sintomas como falta de ar e dor no peito.
Por que a tosse piora durante a noite?
Você com certeza já notou que ao ficar gripado a tosse foi o sintoma que mais piorou durante a noite e principalmente durante o sono. Isso acontece porque o sistema de proteção contra infecções e inflamações fica mais fragilizado ao anoitecer, já que o hormônio anti-inflamatório e antialérgico cortisol é liberado somente pela manhã.
Isso faz com que durante a noite ele já tenha sido consumido por completo pelo nosso corpo, o que provoca uma piora no quadro da tosse e diversas outras doenças como rinite, sinusite e até asma.
Em crianças alérgicas, o mais comum é que a tosse comece depois de 1 hora de sono e dure por todo o restante da noite.
Outro fator que tende a piorar a gripe no período da noite é a posição em que ficamos, que favorece o acúmulo das secreções das vias respiratórias estimulando a tosse. Uma alternativa é usar travesseiros mais altos quando estiver gripado, o que também auxilia a evitar o acúmulo de secreções nasais que comumente atrapalha o sono por dificultar a respiração.
Como aliviar a tosse?
Mantenha uma alimentação saudável
O primeiro passo para aliviar a tosse causada pela gripe é ingerir alimentos ricos em vitaminas que aumentam o sistema imunológico. Afinal, dessa forma seu organismo conseguirá combater de forma mais eficaz a infecção e o vírus causador da gripe, e com isso, os sintomas da doença desaparecerão mais facilmente.
Leia também O que melhora a imunidade?
Faça inalação com hortelã, eucalipto e pinheiro
As inalações são uma ótima forma de tratar a tosse, principalmente se elas forem feitas com ervas naturais. O eucalipto, hortelã e pinheiro, por exemplo, auxiliam na eliminação do muco e ajudam a diminuir os quadro de tosse com secreção.
Você também pode investir em pastilhas desses sabores, que são feitas especialmente para aliviar a tosse e desconforto na garganta.
Tome chá de gengibre
Por ter ação antibacteriana e ser um potente anti-inflamatório e antiviral natural, o gengibre é um alimento bastante eficiente no alívio da tosse causada por gripes. Um dos seus usos mais comuns são os chás, que também hidrata as cordas vocais e ajudam a aliviar a expectoração.
Você ainda pode misturar o mel ao chá de gengibre para potencializar a ação da raiz.
Mantenha o ambiente úmido
Quando o ar está seco a tendência é que a mucosa da garganta seja irritada e a tosse fique pior. Para evitar que o ar dentro de casa fique seco, use umidificadores ou uma toalha molhada perto da cama.
Sendo assim, a vantagem do umidificador é que além de deixar o ambiente mais úmido, ele ainda pode ser usado para fazer aromaterapia. Usar óleos de hortelã e eucalipto, acalma a tosse e ainda deixa a casa com um aroma agradável.
Use mel nos alimentos
O mel é um remédio usado há anos para proteger as mucosas da garganta e diminuir a irritação local. Embora seja mais eficiente em tosses secas, também pode ser usado para amenizar as tosses carregadas.
Evite o acúmulo de poeira
A poeira está fortemente ligada ao agravamento da tosse da gripe por irritar as narinas e a garganta, e é importante manter o ambiente sempre limpo para evitar que o sintoma piore.
Além disso, passar um pano úmido todos os dias no chão pode contribuir para o aumento da umidade e remoção da poeira. Você ainda deve trocar a roupa de cama e capa de almofadas com mais frequência.
Mantenha a casa arejada
Fazer com que o ar fresco e limpo circule dentro do ambiente ajuda a amenizar a tosse causada pela gripe e melhora a infecção.
Abra as janelas todas as manhãs e só as feche quando escurecer. Isso garantirá que a tosse seja menos frequente e que a sua recuperação seja mais rápida.
Portanto, agora que você viu quanto tempo dura uma gripe com tosse, use nossas dicas para amenizar o sintoma sempre que necessário. Você ainda pode usar pastilhas próprias para auxiliar no tratamento de tosses e dores de garganta junto com os medicamentos prescritos pelo médico.
Veja as ofertas de medicamentos para gripes e resfriados na Farmadelivery!