Quer engravidar? Saiba quais alimentos podem ajudar nesse processo.
Casar e depois ter filhos estão entre os desejos de muitos casais, mas nem sempre o processo para engravidar é fácil. Por isso, às vezes, é necessário procurar alguns procedimentos, como o consumo de alimentos que integram um cardápio balanceado, em busca de auxiliar a fertilidade do casal.
Além de manter uma alimentação equilibrada, há algumas vitaminas, especialmente a A, E, C e B6, e os minerais selênio e zinco, que têm papéis mais importantes na fertilidade feminina e masculina, como você poderá observar a seguir:
Vitamina A – entre os alimentos que contêm essa vitamina estão a batata-doce, a couve-flor, o espinafre, a cenoura e o mamão. A falta dela no organismo leva a diminuição de espermatozoides.
Vitamina E – os vegetais, os sucos de frutas, os grãos integrais e o germe de trigo são alguns alimentos que auxiliam na melhora da mobilidade dos espermatozoides, além de ajudarem a prevenir o aborto.
Vitamina C – atua no desenvolvimento dos óvulos e na função ovariana, além de contribuir com a mobilidade de espermatozoides. Tomate, goiaba, limão, laranja e acerola são alguns alimentos com a substância.
Vitamina B6 – a falta dessa vitamina pode ocasionar desequilíbrio hormonal e dificultar o início de uma gestação. Nesse caso, os alimentos recomendados são arroz integral, ovo, carne, vegetais e folhas verdes, gérmen de trigo, entre outros.
Selênio – os ovos e os grãos integrais são alimentos ricos desse mineral, que possibilita a melhora na produção de espermatozoides saudáveis.
Zinco – os alimentos ricos desse mineral são feijões, carne bovina, leveduras, entre outros. Além de estimular o aumento da fertilidade feminina, ele auxilia no desenvolvimento de esperma saudável.