Ressecamento da Pele – O que fazer para evitar?
Muitas vezes deixamos a desejar nos cuidados corporais por falta de tempo, por falta de rotina, ou às vezes por não saber ao certo a melhor forma de realizar. Além de evitar o ressecamento da pele (que pode causar problemas como dermatite), manter a hidratação em dia é sinônimo de saúde, pois isso garante que a pele nos proteja de agentes externos.
Nossa epiderme possui uma espécie de película protetora que evita que bactérias, vírus e outros organismos entrem no nosso corpo, prevenindo doenças e, para mantê-la hidratada, exige alguns cuidados especiais durante o dia a dia.
No conteúdo desta matéria daremos dicas do que pode ser feito para evitar o ressecamento da pele.
Leia também: Dermatite: O que é, quais os tipos, sintomas e como evitar?
Evite banhos quentes
Banhos quentes não fazem bem para a pele e intensificam o ressecamento da pele. A alta temperatura resseca e danifica ela, prejudicando a produção de suas camadas mais externas de proteção. O ideal é tomar banhos com temperaturas amenas e de preferência curtos.
Outra dica valiosa para a hora do banho, é evitar o uso de muito sabonete, pois o produto pode ressecar ainda mais a pele. Opte por sabonetes neutros, sem perfumes ou corantes em sua composição.
Faça a esfoliação da pele no banho
Durante o banho, é sempre bom iniciar a preparação da pele para a hidratação fazendo uma leve esfoliação, com sabonetes com microesferas esfoliantes ou mesmo luvas próprias e buchas vegetais. Porém, não é recomendável realizar esfoliação todos os dias. O ideal é fazer de 1 a 2 vezes na semana.
A esfoliação ajuda na remoção da camada externa da pele, facilita a penetração de hidratantes e aumenta a eficácia do produto. Ela também estimula a circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas e impurezas.
O segredo para ter uma pele bonita e saudável é a rotina.
Use hidratantes e óleos naturais
A hidratação diária é a melhor opção contra a pele seca ou extrasseca. Manter a pele bem hidratada além de evitar o ressecamento, evita problemas como coceira, vermelhidão, aspecto esbranquiçado e perda da elasticidade.
Aplicar cremes hidratantes logo após o banho ajuda a pele a absorver melhor o produto. Nesse momento, a nossa pele está mais apta a absorver as substâncias, o que garante maior eficácia na aplicação e ação do produto.
Além dos cremes, óleos corporais também são recomendados, pois eles formam uma película extra de proteção na pele, impedindo que ela desidrate.
Atente-se às mudanças do clima
Manter uma rotina diária de hidratação não é fácil e exige que os cuidados com a pele se adaptem de acordo com o clima e as estações do ano.
No inverno, por exemplo, quando tomamos banhos quentes com mais frequência e a pele fica mais exposta a mudanças de temperatura, é importante aumentar ou intensificar a hidratação.
O mesmo ocorre no verão, quando o tempo está mais seco. Com a umidade do ar baixa, nessa época perdemos mais água corporal. Portanto, além do uso de hidratantes corporais e filtro solar, deve-se consumir mais água.
Use produtos específicos para o seu tipo de pele
Além da pele seca, existem outros três tipos de pele e saber qual o seu tipo exato faz toda a diferença na hora de escolher os produtos que serão utilizados para realizar a hidratação.
Ter essa informação antes de comprar os produtos que usará nela é fundamental para obter os resultados que você busca. Caso não tenha certeza, busque por um dermatologista que poderá ajudar a descobrir qual é seu tipo de pele, além de indicar o produto correto.
Cuida das áreas mais ressecadas
Joelhos, cotovelos e calcanhares são áreas do corpo que costumam ser mais ásperas e precisam de atenção extra. Essas regiões possuem menos glândulas sebáceas, que produzem óleo natural que lubrifica a pele. Além disso, estão expostas a muito atrito, outro fator que intensifica o ressecamento.
Procure utilizar produtos que contenham agentes com hidratação profunda e intensa ou esfoliantes com ação super hidratantes. Podem ser produtos do mercado ou mesmo manipulados. Ou seja, não esqueça dos cuidados com essas áreas durante o dia.
Consuma bastante água
Tomar uma quantidade de água adequada é um dos passos mais importantes para manter uma pele hidratada. A ingestão de pelo menos dois litros de água por dia auxilia não só na saúde da pele, mas na de todo o organismo. Além disso, ela ajuda a eliminar as toxinas do corpo, que deixam a pele flácida e opaca.
Outro benefício da água, é que a ela auxilia na absorção de vitaminas e na renovação das células do organismo. Ou seja, busque criar uma rotina, estipulando uma quantidade mínima de copos de água que deve ser tomados ao longo do dia.
Consumir por alimentos ricos em água também é uma ótima forma de repor o liquido no organismo. Inclua em sua dieta alimentos como
- Melancia e melões;
- Morangos e framboesas;
- Abacaxi;
- Pepino;
- Abobrinha e cenoura;
- Tomates;
- Espinafre e outros.
Os cuidados com a pele variam conforme o tipo e as necessidades que ela exige. Portanto, não deixe de consultar um dermatologista. Somente o profissional poderá indicar quais são os procedimentos corretos para a sua pele e o quais os melhores produtos a serem utilizados.
Tente aplicar algumas dessas dicas no seu dia a dia e veja como os resultados podem ser visíveis logo nas primeiras semanas. E não deixe de consultar o site da Farmadelivery. Lá você encontra os melhores produtos para os cuidados com a pele, com ofertas especiais.