Retenção de líquido: O que é, o que causa no corpo e como prevenir durante o inverno.

0
297
Mulher com a mãos na perna, aparenta possível desconforto por conta da retenção de liquídos.
A retenção de líquidos normalmente acomete pernas, pés, mãos e abdômen.

É muito comum, que ao longo do dia, você perceba algumas partes do corpo inchadas e sentindo um certo desconforto na região. Isso acontece por causa da retenção hídrica, também conhecida como retenção de líquido. Esses inchaços se dão por diversos fatores que vão desde a alimentação desequilibrada até alterações hormonais.

Sempre que existe algum tipo de desequilíbrio no nosso organismo, este acaba por acumular água em determinadas regiões e como resultado, apresentam esse incômodo.

O que dificulta ainda mais esse processo, é a falta de controle durante o inverno. Neste período, é comum nos alimentarmos mais, consumir menos água e líquidos, sem contar a indisposição para praticar atividades físicas.

Aprenda tudo sobre a retenção de líquidos, suas causas e dicas, no conteúdo desta matéria.

Cupom de Desconto Farmadelivery

Leia também: 15 diuréticos naturais contra o inchaço e a retenção hídrica.

O que é retenção de líquidos?

Retenção de líquido corresponde ao acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo. Pode surgir devido a alterações hormonais durante a menstruação ou gravidez, consumo excessivo de sal, desidratação ou pela falta de atividade física regular.

Pode também ser um sintoma relacionado a doenças como diabetes, pressão alta, insuficiência hepática ou renal, sendo necessário fazer acompanhamento médico para o seu tratamento.

Seus sintomas mais comuns são inchaço de uma ou mais partes do corpo como nas pernas, mãos, braços, rosto ou abdômen, aumento rápido de peso e pela diminuição da quantidade de urina liberada ao longo do dia.

Para saber se o edema é causado pela retenção hídrica, basta pressionar a região próxima dos tornozelos durante 30 segundos e observar se a região ficou marcada. Outro sinal para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos, são as marcas de meia no tornozelo ou marca da roupa apertada na cintura.

Mas para ter um diagnóstico preciso, deve ser realizado exame físico e exames de sangue, urina e Raios X.

Pessoa com os pés apoiados ao chão, apresentando edema na região.
Principal sintoma da retenção de liquido é o inchaço nos pés e tornozelos.

Porque ficamos inchados durante o inverno?

Apesar de ser um problema mais frequente em épocas de calor, é muito comum acontecer a retenção hídrica durante o inverno, isso porque, no frio temos mais dificuldade em praticar atividades físicas, causando um desequilíbrio na função de eliminação dos líquidos do corpo.

Além disso, aquela fome que sentimos no frio, onde acabamos abusando de comidas mais calóricas e processadas, se deve ao fato do metabolismo gastar maior quantidade de energia para manter a temperatura do corpo adequada.

NO INVERNO, AS PESSOAS SENTEM DIFICULDADE EM SAIR DE CASA PARA PRATICAR EXERCÍCIOS E NÃO SE ALIMENTAM ADEQUADAMENTE.

Beber água também fica mais difícil nos dias frios. A falta de água sobrecarrega os rins, diminui a produção de urina e aumenta a quantidade de toxinas no organismo.

Com isso, o corpo deixa de eliminar o sal em excesso, o que pode levar a outras doenças como insuficiência renal, infecção urinária e pedras nos rins.

Mulher bebendo água em copo de vidro.
Beber água ajuda no processo de filtragem do sangue, eliminando o sódio acumulado no corpo.

Mulheres são mais suscetíveis a reter líquidos?

As mulheres possuem vasos capilares sanguíneos mais permeáveis ao extravasamento de líquido, fator relacionado às questões hormonais particulares do sexo feminino.

O ciclo menstrual das mulheres altera a quantidade de hormônios que circulam pelo organismo e, de acordo com a fase, a permeabilidade dos vasos sanguíneos aumenta e o extravasamento de líquido acaba ocorrendo.

Os hormônios da menopausa também causam inchaço e devem ser relatados ao ginecologista, que pode checar a necessidade de uma reposição hormonal e tratamento para o controle da retenção.

Durante a gravidez, conforme o bebê cresce, acaba comprimindo os vasos sanguíneos localizados na região pélvica e impossibilita a circulação correta do sangue nas pernas. Essa resistência da circulação faz com que as paredes dos vasos sanguíneos extravasam, causando um inchaço no local.

Por isso as mulheres são as pessoas que mais sofrem com o problema.

Mulher gestante, com os pés sob travesseiros, para aliviar os inchaços causados pela retenção de líquido.
Retenção de líquido durante a gravidez é um dos desconfortos mais comuns e típicos.

Quais outros fatores fazem o corpo reter líquido?

  • Alimentação com muito sal – o sal contém muito sódio que retém água e, por isso, se tiver em grandes quantidades no corpo, aumenta a retenção de líquido;
  • Longos períodos em pé ou sentado – pois permanecer muito tempo parado na mesma posição, dificulta o retorno do sangue das pernas ou braços para o coração e pode causar inchaço das pernas, pés, tornozelos, mãos ou braços.

O que é bom para eliminar a retenção de líquidos?

Conheça o Hinib CAPS Katiguá

Composto por Psyllium, Spirulina, Agar Agar, Berinjela, Laranja e Inulina, Hinib CAPS auxilia na eliminação dos líquidos retidos e na redução de medidas. O produto também ajuda na saciedade da fome, melhoria do trânsito intestinal e colabora com o equilíbrio da imunidade durante dietas.

HINIB CAPS É UM SUPLEMENTO VEGANO, RICO EM FONTE DE FIBRAS E CONTÉM ZERO AÇÚCAR.

Imagem da embalagem do produto Hinib CAPS, eficaz contra a retenção de liquido e perda de peso. De fundo, uma farmácia e logo da Farmadelivery no canto inferior direito.

Seu consumo deve ser acompanhado de ingestão de líquido, não sendo indicado para gestantes, nutrizes e crianças e, deve ser consumido preferencialmente com orientação de um médico ou nutricionista.

Sua recomendação de uso é ingerir 2 cápsulas, duas vezes ao dia e seu valor pode variar entre R$30 a R$40 reais.

Quais outras formas de prevenir a retenção de líquidos?

Existem algumas formas que auxiliam na prevenção da retenção de líquido e ajudam a diminuir o inchaço do corpo:

– Tome chás

Os chás são ótimos para eliminar o excesso de água no organismo, além de auxiliar na perda de peso mais rápido. Pode-se optar pelas infusões de:

  • Cavalinha;
  • Hibisco;
  • Canela com gengibre;
  • Chá-Verde;
  • Ginkgo biloba;
  • Salsinha;
  • Centelha asiática;
  • Castanha da índia.

Qualquer chá já possui efeito diurético porque, basicamente, quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina estará repleta de toxinas e irá levar também o excesso de líquidos do corpo.

Xícara transparente, disposta sob mesa, sendo servida de chá, agente eficaz contra a retenção de líquido..
Tomar chá colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo os edemas.

– Não fique parado!

Praticar exercícios é uma forma natural de desinchar o corpo de maneira rápida. A contração dos grupos musculares da região dos braços, pernas e glúteos forçam a eliminação do excesso de líquidos através do suor e da urina.

Entre as opções, os exercícios mais eficientes são: caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta e saltar corda.

Três mulheres praticando exercícios físicos, prática ajuda a eliminar a água retina no corpo.
Praticar atividade física ajuda na circulação sanguínea e na eliminação da água em excesso pela transpiração.

– Alimente-se bem

É importante agregar a sua rotina, alguns cuidados básicos com a alimentação para diminuir a retenção de líquidos:

  1. Beba bastante água, aproximadamente 2 litros por dia;
  2. Substitua o sal nos alimentos por ervas aromáticas ou por opções com baixo teor de sódio;
  3. Aumente o consumo de alimentos diuréticos, como melancia, melão, tomate ou abacaxi;
  4. Evite os alimentos industrializados, como embutidos e enlatados;
  5. Consuma alimentos fontes de água, como alface, morango, espinafre, pepino, abobrinha, maçã ou cenoura;
  6. Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio, como batata-doce, peixes, iogurte desnatado, ervilhas e banana.
Mesa com varias opções de alimentos fonte de água e potássio para ajudar o corpo a drenar o líquido retido.
Alguns alimentos tem propriedades diuréticas que ajudam a combater o inchaço.

Agora que já esclarecemos tudo sobre a retenção de líquido, não deixe de reparar os possíveis sinais do problema em seu corpo, busque pôr em prática todas as dicas que demos nesse artigo e não deixe o frio atrapalhar seus planos. Pode ter certeza que todas bem aplicadas trarão diversos benefícios ao seu corpo e a sua saúde.

E caso ainda haja dúvidas, não deixe de consultar um médico ou profissional na área da saúde para melhores orientações.

Não deixe de conferir no site da Farmadelivery esse e outros itens da linha Katiguá e todas as outras ofertas disponíveis.