15 diuréticos naturais contra o inchaço e a retenção hídrica

0
388
os chás ricos em flavonoides como o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol
os chás ricos em flavonoides como o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol

Os diuréticos são substâncias naturais ou medicamentos que induzem a diurese, um estado em que o organismo começa a produzir e excretar mais líquido, e consequentemente mais sal. Normalmente esse tipo de substância é usada para diminuir o sódio do sangue, que acaba causando edemas e retenção hídrica. Mas você conhece os principais diuréticos naturais?

Hoje em dia muitas pessoas usam os chás diuréticos para ajudar na perda de peso e eliminação de líquidos, o que ajuda a eliminar o excesso de gordura quando combinado com uma alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Vale lembrar que apenas os diuréticos naturais não são o suficiente para eliminar gordura, já que a substância favorece a eliminação de água e não de lipídios.

Veja a seguir os 15 diuréticos naturais mais usados!

Cupom de Desconto Farmadelivery

15 diuréticos naturais contra inchaço e retenção de líquidos

1- Aspargos

Os aspargos são vegetais de origem romana, e embora pouco consumido no Brasil, possui uma ação diurética que ajuda na eliminação de excesso de líquidos.

o aspargo é um vegetal rico em substâncias que promovem a diurese
o aspargo é um vegetal rico em substâncias que promovem a diurese

Isso porque o vegetal é rico em asparagina, um aminoácido potente contra o inchaço e reumatismo.

2- Beterraba

O potássio presente na beterraba ajuda na eliminação de sódio, fazendo com que a perda de líquido seja acelerada e ajudando a evitar o inchaço. Além disso, a leguminosa ainda é rica em betanina, uma substância que diminui os níveis de proteína C-reativa, agindo como um antiinflamatório potente para prevenção de doenças como hipertensão e colesterol alto.

3- Repolho

Rico em propriedades diuréticas e fibras, o repolho é um ótimo aliado para quem deseja eliminar o excesso de líquidos do corpo. Por essa razão, o alimento se tornou bastante popular para quem deseja perder peso e é usado em diversas sopas que prometem desinchar.

O repolho roxo ainda é rico em antocianinas, anti inflamatórios que ajudam na manutenção da saúde do corpo.

4- Aipo

A planta usada principalmente para dar aroma aos pratos, é rica em ftalídeos, uma substância que promove a diurese e ajuda a desinchar. Junto a isso, o aipo ainda ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico do organismo graças aos inibidores de COX-2, sendo uma ótima opção para pacientes com gota.

5- Cranberry

O cranberry é uma fruta rica em propriedades diuréticas e é usada especialmente nos Estados Unidos para tratar escorbuto, uma condição de saúde em que o paciente sofre com deficiência de vitamina C, o que pode estar ligada ao excesso de sal no sangue.

a fruta ajuda a desinchar e trata problemas do trato urinário
a fruta ajuda a desinchar e trata problemas do trato urinário

Hoje em dia o suco de cranberry tem se tornado bastante popular entre as mulheres para tratar infecções urinárias e outros problemas ligados à saúde da bexiga, além de ser uma ótima forma de eliminar líquidos em excesso sem eliminar o potássio.

Leia também Efeitos colaterais dos diuréticos

6- Pepino

O pepino é rico em silício e enxofre, substâncias diuréticas que estimulam os rins a remover o excesso de sal e ácido úrico. O alimento ainda é rico em água e potássio e tem um teor de sódio baixo, atuando também na inibição de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, o que também ajuda na redução do inchaço corporal.

7- Alho

A alicina, substância presente no alho é rica em propriedades medicinais que além de terem efeitos diuréticos, também age como um antioxidante natural e ajuda na degradação das gorduras.

8- Salsa

O chá de salsa também é uma excelente forma de reduzir o sódio do corpo e eliminar o inchaço, além de combater a retenção de líquido. Isso porque a erva reduz a reabsorção do sódio e potássio nos rins, aumentando o volume da urina e evitando a retenção de líquidos.

9- Melancia

A fruta é composta em mais de 92% de água, além de ser rica em potássio. Com isso, promove a diurese e eliminação de líquidos sem prejudicar a saúde do paciente.

A melancia ainda é rica em citrulina, uma substância que evita a infiltração de líquidos no tecido e reduz a retenção de água, sendo também excelente para relaxar os vasos sanguíneos e tratar a hipertensão.

Leia também Os 11 alimentos mais indicados para baixar a pressão para incluir na dieta hoje mesmo

10- Centelha asiática

A planta age no organismo como um anti inflamatório e estimula a circulação sanguínea, além de contribuir para o aumento da produção e excreção de urina durante o dia.

11- Cavalinha

Também muito conhecida por quem deseja eliminar peso, a cavalinha é uma erva medicinal com ação diurética potente e rica em substâncias anti inflamatórias, que ajuda no processo de perda de peso.

12- Carqueja

A carqueja pode ser usada sozinha ou combinada com outras ervas, e sua ação drenante ajuda a eliminar os fluidos e sódio do organismo, além de purificar e diminuir as toxinas do sangue.

13- Dente-de-leão

O chá de dente-de-leão aumenta a produção de urina e evita não somente o inchaço e retenção hídrica, como também combate a infecção urinária. O chá de dente-de-leão pode ser tomado de 1 a 3 vezes por dia para ajudar na eliminação de líquidos.

14- Hibisco

Famoso entre quem deseja perder peso, o hibisco é uma planta rica em substâncias diuréticas e que agem eliminando as toxinas do corpo.

o chá de hibisco ajuda na perda de peso e na eliminação de sódio do sangue
o chá de hibisco ajuda na perda de peso e na eliminação de sódio do sangue

A flor é muito famosa por seu chá avermelhado e de gosto característico, que pode ser ingerido até 3 vezes ao dia para combater o inchaço.

15- Chá verde

O chá verde também é uma erva rica em substâncias antioxidantes que ajudam a eliminar peso, como os flavonoides e catequinas, além de ser rico em substâncias que promovem a diurese.

Depois de ver quais são os diuréticos naturais mais conhecidos, não deixe de começar a incluir esses alimentos em sua alimentação. Você também pode optar por chás que estimulam a perda de líquidos junto com uma alimentação saudável para perder peso e para aumentar a excreção de sódio e diminuir a pressão arterial.

Diuréticos na Farmadelivery

Remédios diuréticos são importantes para cardíacos e hipertensos mas não se automedique. Se o seu médico recomendar, a farmadelivery oferece os melhores preços em remédios diuréticos, confira!