Saiba o que fazer para garantir a saúde infantil, mesmo durante a pandemia.
|

Saúde infantil – 5 dicas para o bem-estar dos pequenos.

Como sabemos, desde o início da Pandemia houve uma mudança na rotina de todos, inclusive nos hábitos dos pequenos. Por conta disso, a preocupação com a saúde infantil e quais cuidados tomar neste cenário se tornou um dilema entre os pais.

Sendo assim, é muito importante saber o que pode ser feito para evitar qualquer problema no desenvolvimento saudável das crianças em meio as restrições do Covid-19.

Portanto, nesta matéria você irá acompanhar 5 dicas de cuidados com a saúde infantil e como realizá-las. Leia até o final e saiba mais!

+ Acesse também: Covid em crianças: Saiba como identificar e o que fazer.

5. Realize atividades físicas

A atividade física é tudo que envolve movimentos corporais e que gaste energia. Além disso, essas práticas promove interações sociais e com o ambiente.

Ou seja, não se limita a prática de esportes e é possível incluir todas as atividades do dia a dia, como por exemplo, caminhar, brincar e até mesmo realizar tarefas da casa.

A melhor forma de estimular a criança a se exercitar, é promover atividades que toda a família participe. Assim, apresente seu esporte preferido, invente jogos, brincadeiras e dê preferência por realizá-las ao ar livre.



4. Crie hábitos alimentares saudáveis

Uma boa alimentação, quando cultivada desde a infância, torna-se muito mais consistente na vida adulta. Como sabemos, é comum que crianças e adolescentes optem por consumir alimentos industrializados ou processados e, isso pode comprometer a sua saúde.

Portanto, é de responsabilidade dos pais orientar sobre a importância da alimentação saudável. Pois o hábito vai se moldando conforme elas tenham conhecimento de que alimentos saudáveis também podem ser saborosos.

Aposte em oferecer carnes, frutas, verduras e legumes e tente deixar os pratos coloridos, que seja mais atrativo aos pequenos. Veja a seguir algumas opções:

  • Leite e seus derivados: importante fonte de Cálcio;
  • Carne vermelha, ovos, castanhas, grãos integrais e lentilhas: rico em Zinco;
  • Couve, espinafre e feijão: fontes principais de Ferro;
  • Carne vermelha, de frango, peixes e grão-de-bico: alimentos ricos em Proteína.

3. Incentive bons hábitos de higiene

A hora do banho e de escovar os dentes é um momento de briga entre os pais e as crianças. No entanto, a higiene compõe a lista de prioridades nos cuidados com a saúde infantil.

Além disso, cortar as unhas, hidratar a pele e outros cuidados do dia a dia devem fazer parte da rotina das crianças. Se necessário, ofereça pequenas recompensas quando os pequenos se mostram responsáveis com esses hábitos tiverem consciência da importância da boa higiene



2. Mantenha uma rotina de acompanhamento médico

Para um desenvolvimento saudável e adequado, é fundamental que os pais e responsáveis realizem o acompanhamento médico periódico, como forma de segurança. 

Em consultas de rotina, os pediatras devem pedir exames de rotina para verificar a saúde da criança. Eles são importantes para checar e prevenir de qualquer problema de saúde. 

+ Para saber mais, leia também: Vacinação contra Covid para crianças: Tire suas dúvidas!

1. Garanta que a criança esteja com a imunidade em dia

Apesar de não conseguirmos controlar que surja doenças ou infecções por alguns vírus (como por exemplo gripe e a Covid-19), é possível colaborar para que o sistema imune das crianças sejam reforçados.

Para isso, é necessário a integração de diversos fatores como genética, alimentação, entre outros. Além disso, reforce as seguintes estratégias:

  • Amamentação;
  • Higiene das mãos;
  • Vacinação;
  • Alimentação saudável.

Evite também o uso frequente de antibióticos e outros medicamentos sem a orientação médica. Isso pode provocar uma resistência bacteriana. Ou seja, quando a criança precisar usar o antibiótico de novo, a medicação não fará o mesmo efeito.

Como é possível notar, são hábitos comuns e simples que garantem a melhor saúde infantil e o desenvolvimento saudável dos pequenos. Lembre-se também, sobre a importância que realizar um acompanhamento médico frequente.

Portanto, não deixe de oferecer o melhor cuidados as crianças e se precisar, conte com a Farmadelivery. Lá você encontra os melhores itens para saúde e bem-estar de toda a família.

Resumo: Saúde infantil – 5 dicas para o bem-estar dos pequenos.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares