Homem demonstrando desconforto ao escovar os dentes.
|

Sensibilidade nos Dentes – O que evitar, como amenizar a dor e como tratar?

A sensibilidade ocorre quando a dentina, parte interna do dente que possui milhares de terminações nervosas, entra em contato com bebidas e alimentos ácidos, doces, gelados ou quentes, causando intensa dor.

Entre as principais fatores responsáveis pela sensibilidade dentinária estão as doenças gengivais, cáries, exposição da raiz do dente, desgaste de restaurações ou do esmalte do dente, fraturas, entre outras. Portanto, para definir um tratamento é necessário realizar o diagnóstico preciso com um profissional, por ser tratar de uma condição que não possui causa específica.

Por isso, a baixo destacaremos algumas das principais atitudes que podem ser adotadas ao longo do dia e que irão beneficiar seu sorriso, prevenindo e amenizando os incômodos relacionados a sensibilidade. Leia a matéria até o final e saiba mais!

Veja também: Cárie ou Sensibilidade – Quais as diferenças e o que fazer?

O que aumenta a sensibilidade nos dentes?

A alimentação está diretamente relacionada a piora dos quadros de sensibilidade dos dentes. Isso porque, alimentos ou bebidas muito ácidas intensificam o desgaste do esmalte do dente, podendo atingir a dentina, deixando-a exposta. Por isso, esses alimentos devem ser consumidos com pouca frequência.

Entre eles, podemos citar:

  • Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Cafés e chás escuros;
  • Frutas ácidas como limão e laranja;
  • Molhos de salada, pimentas e vinagre.
Homem demonstrando dor e incômodo, devido a sensibilidade causada pelo gelado do sorvete.
A hipersensibilidade pode ser sentida com a mudança de temperatura e pelo consumo de alimentos ácidos ou doces.

Por outro lado, alimentos doces e extremante gelados ou quentes, quando em contato com o dente já sensibilizado de alguma forma, são responsáveis por causar aquela sensação de dor intensa e aguda.

Algumas outras condições também são responsáveis pelo aumento da sensibilidade, por exemplo, o bruxismo, a gengivite, o refluxo gastroesofágico e alguns procedimentos clareadores.



Existem medicamentos que amenizam a dor da sensibilidade?

Mulher sentindo dor decorrente a sensibilidade, prestes a tomar medicação para aliviar a sensação.
Evite o uso de remédios sem prescrição médica, pois além de mascarar o problema, pode ser prejudicial a saúde.

As dores relacionadas a sensibilidade ocorrem quando há algum estimulo ou contato com o dente afetado. Neste caso, o correto seria evitar tudo o que listamos acima e iniciar imediatamente um acompanhamento clínico com um especialista.

Por outro lado, alguns dentistas podem receitar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos antes ou durante o tratamento. Além de agir no alívio da dor, as duas medicações atuam no quadro inflamatório das gengivas e do interior do dente.

Tratamentos caseiros para dentes sensíveis existe?

Atualmente, é possível encontrar diversas alternativas de tratamentos caseiros, por exemplo, o uso de essência de cravo, de extrato de baunilha, bochechos com água salgada ou com água morna e mel. Porém, o correto é buscar por um dentista que irá conduzir o tratamento odontológico correto, proporcionando os melhores resultados de forma segura.

Mulher realizando a higiene oral de forma adequada, com escova de cerdas macias e creme dental específico.
A escovação deve ser realizada sem muita pressão e nunca na horizontal. Faça movimentos suaves, delicados e circulares.

Entretanto, um dos métodos caseiros que não falha é a boa higiene bucal. Veja como pode ser feita:

  1. Utilize escovas de dente com cerdas macias;
  2. Não faça força durante a escovação;
  3. Evite usar cremes dentais abrasivos;
  4. Utilize fio dental pelo menos 1 vez ao dia;
  5. Realize até 3 escovações ao longo do dia.


Manter essa rotina é importante para evitar que apareça cáries, gengivite, tártaro e outras doenças relacionadas a saúde bucal.

Quais os tratamentos para dentes sensíveis?

Apenas o dentista pode definir qual o melhor tratamento a ser adotado. O procedimento será determinado a partir do diagnóstico dos fatores responsáveis pela sensibilidade, podendo até mesmo, ser utilizado mais de um recurso.

Dentista realizando avaliação em paciente, examinando imagem de raio-x.
Consulte um dentista: ele fará o diagnóstico preciso do problema, além de indicar os melhores produtos para utilizar durante a higiene bucal.

Entre as opções de tratamentos, estão:

  • Cremes dentais específicos – o profissional pode recomendar o uso de creme dental dessensibilizante, que trata o nervo inflamado que causa a dor.
  • Aplicação de flúor – pode ser realizada a aplicação tópica de flúor com adesivos e selantes dentinários, ou com uso de cremes e enxaguantes bucais fluoretados.
  • Escovação correta – o uso de técnicas de escovação adequada e de escova de dentes com cerdas macias evitam o desgaste do esmalte dos dentes e da retração da gengiva.
  • Outros métodos – aplicações de laser, recobrimento da área exposta com restaurações em resina, enxerto de gengiva e tratamento de canal do dente.

O que fazer quando a sensibilidade é constante?

Pessoa sorrindo, com os dentes sendo avaliado com espelho bucal.
As mudanças de hábitos para amenizar a sensibilidade começam em casa e dão os melhores resultados.

Como falamos aqui e em postagens anteriores, a melhor opção será sempre buscar a ajuda de um profissional de confiança para que seja realizado o tratamento de forma adequada.

Além disso, quem sofre com a sensibilidade nos dentes consegue reduzir os sintomas aplicando as medidas preventivas destacadas neste artigo, e dependendo da causa clínica, pode até mesmo sanar completamente o problema.

Sendo assim, ir ao dentista regularmente, manter bons hábitos alimentares e uma rotina de higiene oral são as melhores formas de prevenir e amenizar os desconfortos relacionados a hipersensibilidade dentinária.

Para auxiliar nos cuidados do seu sorriso, no site da Farmadelivery você encontra as melhores linhas de Higiene Bucal com ofertas imperdíveis. Acesse e aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares