Saiba quais são o sinatomas do câncer de mama e como identificar.

Sintomas câncer de mama – Como identificar?

Apesar de estar diretamente relacionado com alterações e presença de nódulos nas mamas, existem diversos outros sintomas do câncer de mama que muitas pessoas podem não saber identificar, por isso, médicos recomendam o rastreamento da doença com a mamografia.

Esses sintomas podem aparecer juntos ou isoladamente e também podem ser sinais do câncer inicial ou avançado. Por outro lado, isso não quer dizer que a presença desses sintomas represente sempre a existência do câncer, já que muitos casos podem se tratar de nódulos benignos.

Veja a seguir quais são os principais sintomas do câncer de mama e como identificá-los, tanto em homens como em mulheres. Leia até o final para se informar mais sobre a doença!

+ Para saber mais, acesse também: 14 Mitos e verdades sobre o Câncer de Mama

Quem pode desenvolver o câncer de mama?

Todos estão sujeitos a desenvolver o câncer de mama, seja homem ou mulher. Contudo, os grupos que apresentam maior risco são:

  • Mulheres com idade superior a 45 anos;
  • Homens com idade superior a 60 anos;
  • Obesidade e hábitos sedentários;
  • Histórico da doença na família.
Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de mama.
Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de mama.

Além disso, existem alterações genéticas que podem aumentar as chances do desenvolvimento do câncer. Por isso, é valido realizar um acompanhamento médico e testes clínicos que são capazes de identificar a mutação antes mesmo do câncer aparecer.



Principais sintomas do câncer de mama

Os sintomas podem varias de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:

  1. Nódulo ou caroço endurecido e que não dói;
  2. Inchaço total ou parcial da mama, mesmo sem a presença nódulos;
  3. Dor na mama ou no mamilo;
  4. Inversão e saída de líquidos pelo mamilo;
  5. Formação de feridas ou crostas no mamilo;
  6. Vermelhidão e inchaço na pele;
  7. Surgimento de caroços nas axilas;
  8. Alteração na cor ou forma da aréola;
  9. Irregularidades na pele, que se assemelham à casca de uma laranja;
  10. Assimetria entre as mamas.

Para identificar a presença desses sintomas, é necessário realizar regularmente o autoexame das mamas e buscar a orientação de um mastologista, que irá avaliar e identificar pequenas alterações que podem ser imperceptíveis.

Os sintomas em homens são os mesmos?

O câncer de mama masculino apresenta sintomas semelhantes aos sintomas de câncer de mama na mulher, mas os mais comuns são: presença de caroços perto do mamilo, saída de líquidos pelos mamilos e alterações no mamilo ou aréola.

A doença também afeta homens e os sintomas do câncer de mama são similares aos das mulheres.
A doença também afeta homens e os sintomas do câncer de mama são similares aos das mulheres.

Sendo assim, ao notar a presença de qualquer tipo de alteração na mama, é necessário consultar um profissional para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Como identificar estágios avançados do câncer de mama?

Casos de câncer de mama maligno avançado apresentam sintomas que vão além da piora dos sintomas e lesões na mama. É comum que outros sinais não relacionados com as mamas apareçam, entre eles:

  • Perda de apetite e náuseas;
  • Dor nos ossos e fraqueza muscular;
  • Dor de cabeça forte e persistente.

Normalmente, estes sintomas surgem quando o câncer em estado avançado causa metástases das células malignas para outros órgãos do corpo, como cérebro, estômago ou intestino. Nestes casos, eles devem ser avaliados pelo mastologista e pelo oncologista o quanto antes.



Como prevenir a doença?

O câncer de mama pode ser prevenido ao adotar um estilo de vida saudável. Sendo assim, recomenda-se seguir uma dieta saudável, com frutas, legumes e verduras. Além disso, praticar exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro é outro hábito recomendado.

Contudo, para prevenir de forma eficaz o câncer, é necessário realizar regularmente, a mamografia. O ideal é que o exame seja feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. Por outro lado, o Ministério da Saúde aconselha realizar a mamografia a partir dos 50 anos, duas vezes por ano.

A melhor forma de prevenir e tratar a doença é com o acompanhamento médico.
A melhor forma de prevenir e tratar a doença é com o acompanhamento médico.

Mulheres que apresentam fatores de risco para câncer de mama, como parentes de primeiro grau com câncer de mama ou de ovário com menos de 50 anos, devem fazer o rastreio 10 anos antes do primeiro caso na família.

Vale salientar também a importância da realização do autoexame da mama mensalmente, até 5 dias após o término da menstruação. O autoexame é essencial para o diagnóstico e sempre é lembrado nas campanhas anuais do Outubro Rosa.

Quer mais dicas para manter a saúde e outras informações sobre o câncer de mama? Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro!

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares