um close de três mulheres sorrindo - skin care no inverno

Skin care no inverno: dicas para proteger sua pele no frio

O inverno é uma estação complicada para o nosso corpo em geral. Isso porque além dos problemas respiratórios que acontecem durante esse período, também temos o vento frio e o ar mais seco que podem irritar a nossa pele com maior facilidade. Por isso, a skin care no inverno precisa ser um pouco diferenciada, para mantê-la lisa e hidratada. 

Então, se você quer saber mais detalhes sobre os principais cuidados com a pele durante o inverno, precisa continuar lendo este post e começar a aplicar as nossas dicas ainda hoje! 

Confira! 

Principais problemas de pele durante o inverno

braço de criança com uma dermatite atópica - skin care no inverno

A nossa pele possui uma série de estruturas e barreiras que impedem a perda de água, ou seja, o ressecamento. Mas, durante o inverno, essas barreiras perdem a eficácia por conta do clima mais seco, do ar e da água mais quente, e do clima mais frio. 

Isso faz com que a nossa pele fique mais vulnerável à infecções, ou pessoas que já têm algum tipo de irritação, percebem como esses problemas pioram durante a estação. 

Entre os principais problemas, podemos destacar:

  • Eczema: talvez a doença de pele mais comum entre as crianças e pessoas que já sofrem com algum tipo de alergia. Essa doença deixa a pele irritada, com escamas e bolhas de água que causam coceira. Não é contagioso, e uma pessoa pode ter crises durante o inverno e momentos de estresse. 
  • Psoríase: assim como a doença citada anteriormente, a psoríase não é contagiosa e é responsável por uma vermelhidão da pele que coça. Apesar de serem parecidas, elas são visualmente diferentes uma da outra. A psoríase possui placas mais definidas, espessas e de um vermelho mais vivo. Além disso, as placas aparecem em locais diferentes do corpo. 
  • Rosácea: infecção na pele que ocorre normalmente no rosto de mulheres de pele mais clara. A vermelhidão se apresenta, inicialmente, no centro da face, mas dependendo da gravidade pode se espalhar pelo rosto todo, apresentando caroços vermelhos (semelhantes as espinhas) e vasos sanguíneos rompidos. 
  • Queratose pilar: alteração de pele muito comum, ela se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolinhas vermelhas, ou brancas, que costumam piorar durante os meses mais frios. Não se sabe exatamente o que causa a queratose pilar, mas essas bolinhas não coçam nem doem, são somente uma tipo de distúrbio na produção de queratina.

Dicas de skin care no inverno

Agora que você já sabe quais são os principais problemas que podem acontecer com a pele durante o inverno, temos algumas dicas de como manter a sua cútis bem hidratada durante a estação. 

Lembre-se que se você já possui uma rotina de skin care, não precisa fazer grandes mudanças de produtos. Mas algumas coisas na sua rotina podem evitar o ressecamento e infecções de pele. Como por exemplo: 

Mantenha a hidratação 

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a hidratação é a sua melhor amiga durante os meses de inverno. Por isso, os cremes com ácido hialurônico, óleos naturais, ajudam na retenção e hidratação da pele. Além disso, cremes com aloe vera ajudam a acalmar qualquer tipo de irritação que esteja acontecendo por conta do frio. 

Também é importante manter-se hidratado de dentro para fora, então não esqueça de beber água. Durante o frio, acabamos não sentindo muita sede, e a ingestão de líquidos cai. Mas é importante tentar beber pelo menos 2 litros de água durante o dia.  

Use sabonetes hidratantes 

Durante o inverno, é recomendável usar sabonetes com um poder hidratante. Normalmente, as pessoas que têm a pele mais oleosa usam cleanser para deixar a pele mais seca. Porém, durante o inverno, esse efeito pode ser mais prejudicial e causar o efeito rebote. 

Por isso, é melhor usar um sabonete que ofereça mais hidratação para a pele, pois evita que a pele fique muito mais seca por conta do tempo. 

Cuidado com a temperatura da água 

Uma das coisas que mais prejudicam a nossa pele e nosso cabelo durante o inverno, é a água quente. queremos deixar a temperatura mais alta para não passar frio, mas a realidade é que essa temperatura contribui para o ressecamento da pele e cabelo. 

Portanto é preciso controlar esses banhos e evitar ao máximo ficar por muito tempo no chuveiro. Banhos de 10 a 15 minutos são bons, pois evitam a irritação da pele. 

Esfoliação leve 

As peles mais secas, e oleosas também, se beneficiam muito de uma esfoliação mais leve. Usar produtos de esfoliação ajuda a manter a pele mais lisa e sem descamar. Mas é preciso evitar os produtos mais abrangentes, pois eles acabam deixando a pele mais exposta. Lembre-se de hidratar a pele após a exfoliação, e não faça todos os dias! A esfoliação pode ser feita uma vez por semana, dependendo do seu tipo de pele. 

Protetor solar sempre! 

Pensamos que durante os meses sem sol, não vamos precisar usar o protetor solar, mas isso já caiu por terra! Mesmo que o dia não esteja muito ensolarado, é preciso usar o protetor solar logo após a limpeza e hidratação. 

Isso porque, os raios ultravioleta estão presentes, mesmo através das nuvens, e eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças na pele. 

Os protetores possuem uma proteção que dura em torno de 4 horas, então é preciso reaplicar durante o dia. O fator ideal para o rosto, pescoço e orelhas, independente da cor da pele, é o SPF30. 

Cuidados com os lábios 

Não podemos esquecer que além dos cuidados com a pele do rosto e corpo, também precisamos dar uma atenção especial para os nossos lábios durante o inverno. 

Eles também ficam ressecados e muitas vezes acabam sangrando com o tempo mais frio. Por isso, tenha sempre um hidratante labial no seu bolso. Existem diversas opções hoje em dia; além da famosa manteiga de cacau, também existem produtos com ácido hialurônico e outros ativos que garantem a hidratação e proteção da região labial.  

Enfim, essas são as nossas dicas de skin care no inverno. É importante ter em mente que a busca pelos melhores produtos para o seu tipo de pele, são essenciais para garantir o sucesso de qualquer tratamento. Por isso, sempre busque pela indicação de um dermatologista para conhecer melhor sobre as suas principais necessidades e o que a sua pele precisa no momento. 

Posts Similares