Mulher com as mãos no rosto, sentindo os efeitos do tempo seco na pele.

Tempo seco – Como proteger a pele e quais cuidados tomar?

O inverno brasileiro se caracteriza pelo clima frio e o tempo seco com pouca umidade. Esses fatores associados a outros hábitos de vida podem influenciar drasticamente na saúde da pele.

Ou seja, nesse período a pele costuma ficar mais ressecada, áspera e craquelada. Além disso, os lábios também podem apresentar rachaduras e alguns pequenos machucados.

Por isso, é muito importante saber como proteger a pele do tempo seco e quais são os cuidados necessários para manter a saúde da derme. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Proteção da Pele, leia também: Devo usar protetor solar no inverno? Quais os benefícios?

Como o tempo seco afeta nossa saúde?

O clima seco afeta diretamente nosso organismo. Por isso, com a ausência de umidade no ar, é muito comum sentirmos alguns sintomas como a garganta dolorida, nariz secos e olhos irritados.

Além das mucosas, a pele é outras parte do corpo que sofre com os efeitos do clima no inverno. Por estar constantemente exposta, pequenas partículas suspensas no ar podem se alojar na pele provocando alterações, como por exemplo, sensibilidade e ressecamento.



Quais os efeitos do tempo seco na pele?

A pele possui uma barreira de proteção natural, conhecida como manto hidrolipídico. Esse escudo é formado por células de gordura e moléculas de água, que atuam contra agentes externos que podem causar danos a derme.

Essa barreira de proteção, também atua evitando a perda de água do corpo, garantindo a proteção e o equilíbrio do microbioma que regula a imunidade da pele.

Mulher de costas, mostrando a pele do oombro.

Além disso, com a baixa umidade, tempo seco e o frio intenso, ocorre a diminuição da transpiração corporal. Assim, a pele fica naturalmente mais ressecada e áspera, podendo em alguns casos apresentar descamação e placas vermelhas.

Doenças causadas pelo clima seco

Coceira e vermelhidão na pele podem ser sinais de dermatite, uma inflamação ocasionada por substâncias irritantes como pólen. Com o tempo seco, há uma maior concentração de agentes alérgenos no ar que aumenta o risco de contato do organismo com esses elementos.

Além disso, a pele desidratada perde a sua camada de gordura, uma barreira contra agressores externos, o que piora os quadros de psoríase, dermatites atópicas e seborreica.

Por isso, em tempos onde o ar está mais seco, dermatologistas recomendam o uso de produtos que sejam capazes de criar uma película protetora.



Contudo, especialistas enfatizam que os cuidados com a pele requer cuidados ainda mais completos. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como cuidar da pele no tempo seco.

Recomendações de cuidados com a pele no tempo seco

  • Alimente-se bem e beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Aplique protetor solar no rosto e corpo até mesmo para ficar em casa;
  • Utilize hidratante corporal todos os dias, principalmente após o banho e várias vezes ao dia;
  • Use também hidratante labial para evitar o ressecamento;
  • Evite banhos demorados com água muito quente;
  • Opte por sabonetes com ação hidratante e formulações suaves;
  • Evite coçar a pele pois isso pode causar inflamações ou até mesmo infecções;
  • Evite fazer automedicação e em caso de ressecamento severo da pele, procure o dermatologista.
Homem aplicando hidratante no rosto para evitar os efeitos do tempo seco.

Sendo assim, agora que você sabe quais são os efeitos do tempo seco na saúde do organismo em geral, principalmente da pele, não deixe aplicar todos os cuidados necessários no seu dia a dia.

Além disso, busque sempre a orientação de um dermatologista para avaliação médica e indicação de produtos específicos para o seu tipo de pele. Portanto, fique atento aos sinais e cuide do seu corpo!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares