Saiba como cuidar da autoestima e como ser mais feliz.

Autoestima: O que é e como ser mais feliz?

Muito se discute sobre a autoestima e em como ela interfere diretamente na forma como nos comportamos, pensamos e agimos ao longo do dia. Mas você sabe o que de fato essa palavra quer dizer?

A autoestima está relacionada com a ideia que criamos de nós mesmos e com o quanto nos respeitamos enquanto indivíduos. Por isso, é muito importante mantê-la elevada garantindo nossa felicidade e bem-estar.

Quer saber mais sobre autoestima, sua importância e como manter ela elevada? Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Leia mais sobre Saúde Mental em: Como cuidar da saúde mental?

O que é autoestima?

Como foi dito inicialmente, podemos dizer que a autoestima é o quanto reconhecemos nosso valor, a forma com a qual nos relacionamos com o mundo e encaramos desafios que exigem controle emocional para nos proteger de determinadas situações diários.

Pessoas com autoestima baixa se sentem incapazes e incompetentes.

Apesar de parecer algo simples, o número de pessoas que sofrem com a autoestima baixa cresce a cada ano, aumentando os casos de depressão, ansiedade e outras doenças que prejudicam nossa saúde mental.

Por outro lado, existem algumas formas de restaurar esse sentimento para se sentir mais feliz, que pode depender até mesmo de ajuda profissional.



O que pode causar a baixa autoestima?

Apesar de ser mais associada a aparência e a insatisfação com o corpo, a baixo autoestima também tem relação com a insegurança e a falta de confiança em si mesmo.

Homem triste e insatisfeito com as situações da vida.
Estudos apontam que o número de homens com autoestima baixa é inferior ao número de mulheres.

Além disso, pesquisas realizadas recentemente apontam que as mulheres são as que mais sofrem com a baixa autoestima, e isso se deve ao fato da constante cobrança que as mulheres enfrentam ao longo de sua vida.

Especialistas sinalizam que, mesmo com as conquistas obtidas pela luta por igualdade de gênero, as mulheres ainda sofrem com a objetificação de seus corpos, além de serem vistas como inferiores.

Contudo, homens também sofrem com a baixo autoestima, representando 3% do número de pessoas que participaram da pesquisa.

Por outro lado, a todo o momento somos impactados pela mídia com padrões estéticos quase que impossíveis, influenciando na construção da imagem corporal, e consequentemente, na baixo autoestima. A baixo, destacamos algumas outras causas para a baixo autoestima:

  • Bullying;
  • Abusos;
  • Violência física ou psicológica;
  • Falta de afeto por parte dos pais;
  • Castigos frequentes.

Atente-se aos sinais!

É importante estar atento aos sinais que a baixo autoestima pode provocar, que ao longo do tempo, podem ser prejudiciais a saúde. Entre elas, podemos destacar:

  • Não saber reconhecer suas conquistas;
  • Falta de confiança e timidez em excesso;
  • Não saber receber críticas;
  • Perfeccionismo exagerado;
  • Medo de ser rejeitado.

Qual a importância da autoestima?

Pessoas com a autoestima alta ou equilibrada confiam em si mesmas, são mais sociáveis e acreditam que são capazes de alcançarem seus objetivos com mais facilidade.

Além disso, essas pessoas costumam ser mais otimistas e levam a vida de forma mais leve. Ou seja, são indivíduos que conseguem obter um senso maior de bem-estar e amor próprio.

Autoestima contribui para o amor próprio e bem-estar.
Autoestima contribui para o amor próprio e bem-estar.

Por isso, trabalhar a autoestima reafirma a nossa personalidade e estabelecer que não devemos aceitar menos do que aquilo que não nos faz inteiramente felizes. Veja a seguir, quais são os pilares para promover a autoestima e sentir-se mais feliz.

  • Autoconfiança – Convicção de você é capaz de alcançar o que deseja;
  • Autoaceitação – Estar de acordo com quem você é e seu corpo;
  • Competência social – Experiências sociais em equilíbrio.


É possível melhorar a autoestima?

Sim! mas tudo depende da situação de cada um. Em alguns casos, pode ser necessário o acompanhamento de um profissional para ajudar na condição. Contudo, é possível adotar algumas atitudes que podem ajudar nessa questão, veja a seguir:

Evite se comparar com os outros

Acreditar que o nosso sucesso pessoal ou profissional só será alcançado quando superarmos o de outra pessoa, pode ser prejudicial. Cada indivíduo possui experiências únicas o que torna essa comparação imprudente.

Seja sincero com você mesmo

Ser sincero quanto as suas dificuldades e facilidades é a melhor forma de estar bem com você mesmo. Além disso, evite mentir para outros também.

Confie em si mesmo

Não espere afirmação dos outros para começar agir, encontre em si a motivação para seguir e ir atrás dos seus objetivos.

Confiar em si mesmo ajuda a nos manter tranquilos e felizes.
Confiar em si mesmo ajuda a nos manter tranquilos e felizes.

Comemore suas vitórias

Nem tudo na vida são flores, mas é importante comemorar até mesmo as pequenas conquistas. Portanto, faça com que cada alcançado seja um impulso positivo que te ajude a obter maior equilíbrio emocional.

Se livre da culpa

O sentimento de culpa é um dos principais motivos da baixa autoestima. Isso pode acontecer por diferentes motivos e é bastante comum nos culparmos pelo modo que levamos a vida.

Por isso, é importante se livrar desse sentimento. Caso alguma atitude esteja em desacordo, busque a oportunidade de mudar.

+ Para saber mais sobre Saúde Mental, leia também: Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

Ou seja, a autoestima é forma com a qual nos vemos e nos sentimos mediante algumas situações no dia a dia. Sendo assim, é muito importante adotar algumas das dicas que demos para que seus dias sejam mais felizes.

E lembre-se: se necessário, busque a orientação ou ajuda médica!

Esse artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Comente o que você achou, ou deixe sugestões de outros temas que gostaria de ver em nosso blog.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares