Saiba quais são as causas, sintomas e tratamentos para a tosse alérgica.
| |

Tosse alérgica: Causas, sintomas e como tratar?

Bastante comum durante a primavera e outono, a tosse alérgica surge como resposta a uma irritação nas vias aéreas ou pulmões, sem apresentar secreção, porém seca e persistente.

Apesar de desagradável tanto para quem ouve quanto para quem sofre, vale lembrar que a tosse é um mecanismo de defesa do corpo. Ou seja, ela tenta expulsar qualquer elemento ou substância estranha que esteja irritando as vias respiratórias.

Sendo assim, a tosse alérgica surge como resposta a algum agente irritativo. Veja a seguir, quais as principais causas, sintomas e possíveis tratamentos para o sintoma. Leia até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Alergia, acesse também: Qual o perigo de uma alergia e quais são as complicações mais graves das reações alérgicas?

O que é tosse alérgica?

alergia é uma ação do sistema imunológico contra substâncias “estranhas” que entram em contato com o organismo por via respiratória, cutânea ou por ingestão, causando inflamações e desencadeia o processo da tosse.

A alergia é um tipo de inflamação que pode desencadear processos como a tosse alérgica.

Neste caso, a tosse alérgica indica o processo alérgico nas vias respiratórias, com característica irritativa e sem secreção, podendo apresentar coceiras na garganta e em alguns casos, falta de ar.



O que causa a tosse alérgica?

A tosse alérgica costuma ser relacionada a um processo de alergia respiratória, sendo as principais causas a poeira e o pólen das plantas, por isso é mais comum durante a primavera e no outono.

Além disso, o processo alérgico pode acontecer pela presença de fungos no ambiente, pelos de animais, perfumes ou fumaça de cigarro. Neste caso, é comum que pessoas que possuem rinite ou sinusite, sofram com a tosse alérgica.

A poeira é um dos principais agentes causadores da alergia.
A poeira é um dos principais agentes causadores da alergia.

Outros agentes irritantes conhecidos, são:

  • Determinados alimentos;
  • Produtos de limpeza;
  • Poluição de modo geral.

Quais são os sintomas?

Apesar de variar conforme a causa, os principais sintomas da tosse alérgica são:

  • Tosse seca e persistente, sem catarro ou qualquer outra secreção;
  • Tosse irritativa;
  • Irritação e coceira na garganta;
  • Coriza e espirros;
  • Olhos irritados e lacrimejando.

+ Para saber sobre Tosse, leia também: Tosse – O que é, quais os tipos, como identificar e tratar?

Como é feito o tratamento?

O tratamento, neste caso, é feito com base na causa, começando por evitar o contato com a substância alergênica e reduzir os sintomas.

Para garantir alívio imediato, indica-se o uso medicamentos anti-histamínico, consumir bastante água, pois ajuda a acalmar a garganta e reduz a tosse. Ainda, o médico pode indicar um tratamento específico, avaliando a necessidade individual de cada paciente.



Opções de tratamento caseiro

• ÁGUA
Pode parecer clichê, mas a água é o melhor remédio para esse caso. Beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, além de manter a garganta hidratada, ajuda a eliminar os agentes que causam a irritação e a alergia.

Portanto, beber bastante água, várias vezes ao dia, também ajuda!

• XAROPE DE MEL COM PRÓPOLIS
Uma boa opção para tratamento caseiro para tosse seca causada pela alergia, é tomar xarope de mel com própolis. O xarope mantém a garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse.

O mel possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a combater a tosse alérgica.
O mel possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a combater a tosse alérgica.

Ingredientes: 1 colher de mel + 3 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo: Misture bem os dois ingredientes e tome. Recomenda-se tomar ao longo do dia, 2 a 3 colheres do remédio caseiro.

• CHÁ DE URTIGA
Outro bom remédio caseiro para a tosse alérgica pode ser o chá de urtiga. Essa planta medicinal é bastante utilizada como desintoxicante, além de oferecer um resultado natural e calmante contra as alergias

Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de urtiga + 200 ml de água.

Modo de preparo: Coloque a água com as folhas de urtiga para ferver durante 5 minutos. Em seguida, deixe esfriar e coe a mistura. Pode ainda, adicionar uma colher de mel para adocicar o chá. Beber 2 xícaras por dia. 

ATENÇÃO!

O chá de urtiga não deve ser consumido por gestantes, devido o risco de problemas para a saúde do bebê. Além disso, não é recomendado para pessoas que possuem insuficiência renal ou problemas cardíacos, pois pode agravar os sintomas destas condições.

Sendo assim, reforçamos a importância de antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, consultar um médico ou outro profissional da saúde.

E lembre-se, na Farmadelivery você contra os melhores itens de saúde e beleza, todos com os melhores descontos do mercado. Acesse o nosso site e aproveite todas a ofertas!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares