Saiba quais são as causas da tosse seca e como amenizar o sintoma.
| |

Tosse seca – Tipos, causas e o que fazer para aliviar?

É certo que a tosse seca incomoda muitas pessoas e esse sintoma bastante comum, pode estar associado a diversas outras patologias. Mas você sabe o que causa a tosse seca e como identificar para aliviar seus sintomas?

Podendo ser intensa e dolorosa, é comum que as pessoas tentem prender esse tipo de tosse, afim de evitar a sensação. Ainda, pode afetar a garganta deixando-a irritada, apresentando rouquidão e, até mesmo perda da voz.

Para esclarecer algumas dúvidas, criamos esse conteúdo para informar sobre o que causa a tosse seca e o que deve ser feito para aliviar o sintoma. Acompanhe a matéria até o final e saiba mais.

+ Para mais informações sobre Gripe e Tosse, leia também: Quanto tempo dura uma gripe com tosse?

O que é tosse seca?

Apesar de ser bastante incômoda, esse tipo de tosse age como um mecanismo de defesa para o nosso corpo. Resumindo, ela é um ação das vias respiratórias para evitar que corpos estranhos, como bactérias, poeira e poluição, prejudiquem a respiração.

A tosse seca não é uma doença, mas sim o sintoma de outras causas.

Além disso, é a movimentação dessa ação que favorece a eliminação das secreções das vias aéreas – nariz, garganta e pulmões. Em geral, a causa mais frequente de tosse são infecções provocadas por bactérias ou vírus, principalmente nos meses mais frios do ano.

Tipos de tosse seca

Basicamente, existem três classificações, de causas diferentes e que podem influenciar no tipo de tratamento do problema:

  • Aguda – tosse de curta duração, menos de 3 semanas;
  • Subaguda – tosse com duração entre 3 e 8 semanas;
  • Crônica ou Persistente – tosse de longa duração, mais de 8 semanas.


O que causa a tosse seca?

A causas da tosse, como falamos acima, variam conforme o seu tipo. Veja alguns exemplos:

Pacientes que apresentam tosse aguda, a principal causa é a infecção viral aguda das vias respiratórias superiores, porém, também pode ser consequência de sinusite bacteriana, rinite alérgica ou fatores ambientais.

Já em quadros de tosse subaguda, ela surge como resultado de sinusite bacteriana, asma ou infecção. Ela pode persistir caso haja presença de fatores irritantes como o uso do tabaco, por exemplo e pode durar semanas.

A tosse seca possui três classificações que podem diferenciar a sua causa e tratamento.
A tosse possui três classificações que podem diferenciar a sua causa e tratamento.

No entanto, a tosse crônica ou persistente, é mais frequentes em quadros de asma, refluxo gastroesofágico (RGE) e síndrome da tosse das vias aéreas superiores (STVA). Na maioria dos casos, pacientes relatam a sensação de muco acumulado na garganta.

Além disso, a tosse crônica pode estar relacionada a uma reação adversa a medicamentos ou ainda uma resposta a fatores ambientais, como a presença de fungos.

+ Para saber mais sobre Tosse, acesse: Tosse – O que é, quais os tipos, como identificar e tratar?

Diagnóstico e prevenção

Como é possível notar, são diversas as causas da tosse seca e, por isso deve-se evitar a automedicação. Ou seja, o diagnóstico deve ser feito pelo médico, para entender a origem do sintoma e, então receitar o melhor tratamento para cada caso.

Além disso, algumas atitudes podem auxiliar na prevenção da tosse seca. Como evitar o consumo de tabaco e umidificar o ar seco de ambientes quando necessário.



Como aliviar a tosse?

Como a causa da tosse seca pode demorar um pouco para ser identificada e tratada, você pode seguir algumas orientações que reduzem o desconforto:

  • Beba bastante água e opte por bebidas quentes, isso ajuda a manter as vias aéreas lubrificadas e hidratadas;
  • Evite ficar muito tempo em locais com ar-condicionado;
  • Evite contato com os agentes que desencadeiam a tosse, como poeira e animais;
  • Use umidificadores ou deixe uma toalha molhada ou bacia de água no quarto para umidificar o ar;
  • Com a indicação médica, use xaropes, pastilhas ou outros medicamentos que aliviem a tosse.
Beber bastante água e manter os ambientes arejados e levemente úmidos ajudam a aliviar os sintomas da tosse.
Beber bastante água e manter os ambientes arejados e levemente úmidos ajudam a aliviar os sintomas da tosse.

Além disso, a tosse seca pode ser preocupante em alguns casos como, por exemplo, se o sintoma se estender por mais de 1 semana sem melhora, acompanhar febre alta, dificuldade em respirar e falta de ar. Neste caso, deve-se consultar um médico o mais rápido possível.

Sendo assim, atente-se aos sinais e cuide da sua saúde da melhor forma. No site da Farmadelivery você encontra diversos produtos para o alívio dos sintomas da gripe, alergias e outros problemas que podem desencadear a tosse seca. Acesse e aproveite.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares