Veja quais são as opções de tratamento caseiro para a tosse seca.
|

Tosse seca tratamento – 5 Dicas para aliviar o sintoma

Frequente em diversas doenças, a tosse seca surge como uma resposta do corpo tentando retirar algo de errado do caminho. Apesar de bastante incômoda e irritativa, a tosse seca possui tratamento e alguns deles são bem simples.

No entanto, deve-se identificar primeiramente a causa da tosse e, na dúvida, buscar a orientação médica adequada para seguir o tratamento correto.

Ou seja, tosse seca pode ser tratada com remédios caseiros e naturais ou também com alguns medicamentos de farmácia. Por isso, neste texto listamos algumas opções de como pode ser feito o tratamento da tosse seca. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

Para saber mais, veja também: Como identificar a tosse seca e quando ir ao médico?

Quanto tempo a tosse seca pode durar? 

O sintoma pode durar algumas horas ou até mesmo semanas, tudo irá depender da causa da tosse. Por isso, recomenda-se realizar uma consulta médica para obter o diagnóstico completo. 

Em geral, a tosse seca está associada a gripes, resfriados, quadros alérgicos, infecções virais na parte superior do sistema respiratório, refluxo gastroesofágico, entre outros.

Cada um desses casos requer um acompanhamento médico específico. Só assim é possível identificar todos os sintomas, chegar a um diagnóstico preciso e adotar o melhor tratamento. 

Sendo assim, veja a seguir, algumas formas de aliviar a tosse seca de maneira simples e fácil.



5 Dicas para o tratamento da tosse seca

1. Evite situações que podem causar alergia

Os quadros alérgicos podem desencadear uma crise de tosse seca, provocando irritação e reflexos involuntários na garganta. Portanto, é importante identificar quais são os fatores que causam a reação alérgica. 

O pó é um dos agentes causadores da tosse seca.
O pó é um dos agentes causadores da tosse seca.

Podemos citar agentes que pioram uma reação alérgica, por exemplo, poeira, fumaça, pelos de animais e pólen. Evitar esses agentes pode acalmar e aliviar a tosse seca.

2. Mantenha o ambiente umidificado 

Outro fator que causa o ressecamento da garganta e, consequentemente a tosse seca é o clima seco. 

Portanto, para evitar o desconforto, utilize um umidificador ou nebulizador para umedecer o ambiente ao seu redor e as mucosas. Isso ajuda evitar a irritação e os processos inflamatórios diversos que podem desenvolver a tosse.

3. Descanse bastante para tratamento da tosse seca

Uma crise de tosse seca pode dificultar a respiração e com isso, a frequência cardíaca também pode aumentar, piorando a situação. 

Por isso, o repouso é um das melhores opções para o tratamento da tosse seca. Portanto, tente relaxar e descansar bastante.

4. Beba bastante água

O consumo de água, mantém a garganta hidratada, age para o bom funcionamento de todo o organismo e é uma excelente forma de aliviar a tosse seca e irritativa.

A água mantém a garganta hidratada, sendo um excelente tratamento para a tosse seca.
A água mantém a garganta hidratada, sendo um excelente tratamento para a tosse seca.

Assim, esse cuidado vai evitar o ressecamento da mucosa e ajudar na retirada de corpos estranhos que possam se alojar no local. Não só água, beba também sucos ou chás, mas opte por bebidas quentes ou em temperatura ambiente. 

5. Siga corretamente o tratamento para tosse seca estipulado pelo médico 

Seguir exatamente a orientação médica, como fazer o uso do medicamento adequado pelo tempo exato, é a melhor forma de se livrar da tosse seca e irritativa.

Neste caso, médicos podem recomendar o uso de xaropes, pastilhas, sprays, entre outras opções de medicamentos que agem no alívio do sintoma.



Dica extra: Xarope caseiro de mel, limão e própolis

Essa receita de xarope caseiro é excelente para manter a garganta hidratada e aliviar a irritação, o que reduz a tosse.

O limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imune, enquanto o mel hidrata e suaviza a garganta. Além disso, o extrato de própolis é um remédio natural com ação anti-inflamatória, que ajuda a aliviar a dor de garganta e trata a garganta seca e trata a tosse irritativa. Para preparar o remédio caseiro, você irá precisar dos seguintes ingredientes:

Modo de Preparo: Em um frasco de vidro com tampa, adicione o mel, o suco de limão e as gotas de extrato de própolis. Mexa com uma colher até misturar bem todos os ingredientes. 

O xarope deve ser tomado de 3 a 4 vezes ao dia ou sempre que sentir a garganta seca e arranhando, por alguns dias até os sintomas desaparecerem.

Xarope de mel, limão e própolis pode aliviar a tosse seca.
Xarope de mel, limão e própolis pode aliviar a tosse seca.

Essas são algumas opções que podem ajudar no tratamento da tosse seca de forma simples e rápida. Contudo, é importante sempre consultar um médico ou outro profissional da saúde. Assim, você cuida da sua saúde de forma mais segura.

Mas lembre-se, no site da Farmadelivery você encontra tudo que precisa para sua saúde e bem-estar. Acesse e aproveite as diversas oferta imperdíveis!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares