|

Como identificar a tosse seca e quando ir ao médico?

Apesar de muito comum em diversas causas, poucas pessoas conseguem identificar a tosse seca, dificultando o diagnóstico e o possível tratamento do sintoma.

Apesar de bastante incômoda, a tosse é um reflexo de defesa das vias aéreas, além de ser um sintoma relacionada a diversas doenças pulmonares, cardíacas e gastrointestinais, por exemplo.

Por isso, é muito importante saber identificar quando há a presença da tosse seca e sua possível causa, para então buscar ajuda médica. Portanto, veja a seguir algumas dicas para ficar atento quanto a sua saúde.

Para mais informação sobre o assunto, leia também: Tosse que não melhora: O que pode estar acontecendo?

Quais são as causas da tosse seca?

As principais causas da tosse seca são doenças cardiovasculares, como a embolia pulmonar; refluxo gastroesofágico, aspiração de corpo estranho e inalação de irritantes, neoplasias, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e pneumoconioses.

A tosse seca possui diversas causas, o que dificulta seu diagnóstico e tratamento.
A tosse seca possui diversas causas, o que dificulta seu diagnóstico e tratamento.

Além disso, apesar de contraditório, alguns medicamentos usados contra doenças cardiovasculares podem desencadear a tosse. Contudo, as causas podem variar conforme o tipo de tosse:

  • Aguda – Causada por infecção viral aguda das vias respiratórias superiores, sinusite bacteriana, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), rinite alérgica ou fatores ambientais.
  • Subaguda – Surge em quadros de sinusite bacteriana, asma ou infecção, além do uso de tabaco.
  • Crônica – As causas mais comuns são asma, refluxo gastroesofágico (RGE) e síndrome da tosse das vias aéreas superiores – STVA.


Quando devo ir ao médico?

Antes de tudo, é importante identificar a tosse seca e evitar a automedicação. Para isso, observe se outros sintomas aparecem, se não há melhora da tosse com o tempo e atente-se ao fato de você possuir alguma das doenças citadas a cima.

Neste caso, o ideal é consultar um médico para entender as possíveis causas da tosse e, então seguir corretamente a melhor opção de tratamento para cada caso.

Para identificar a causa da tosse seca, busque a orientação médica.
Para identificar a causa da tosse seca, busque a orientação médica.

Mas como identificar a tosse seca?

A tosse seca normalmente não apresenta secreção e é causada por componentes irritativos na árvore respiratória sendo eles: químicos, alérgicos ou virais.

+ Para mais informações, leia também: Covid e tosse – A tosse seca é um sintoma do Covid-19?

Como tratar a tosse seca?

O tratamento para a tosse seca persistente deve ser direcionado para solucionar a sua causa. No caso de tosse seca de causa alérgica, além do uso dos medicamentos receitados pelo médico, é importante:

  • Mantenha as vias aéreas hidratadas – Beba bastante água, no mínimo 1,5 litros por dia;
  • Evitar a poeira dentro de casa, já que o contato com animais e a fumaça do cigarro podem ser as causadoras da tosse seca persistente;
  • Siga corretamente o tratamento conforme a orientação médica.


Como vimos, existe uma complexidade na hora de identificar a tosse seca, devido a atenção que exige do paciente, além do fato de estar relacionada a causas simples como uma irritação, ou graves como doenças respiratórias.

No entanto, quando é feita a análise e o diagnóstico precoce da condição, é possível que o tratamento seja simples e eficiente. Portanto, atente-se aos sinais de alerta e busque ajuda médica sempre que necessário.

E lembre-se, no site da Farmadelivery você encontra tudo que precisa para sua saúde e bem-estar. Acesse e aproveite as diversas oferta imperdíveis!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares