Mulher segurando uma escova de pentear e retirando grande quantidade de cabelos que saíram.
|

Tratamento Queda de Cabelo – Saiba como Controlar quais os Procedimentos disponíveis.

O tratamento da queda de cabelo varia conforme os motivos que causam a queda e a primeira atitude que deve ser tomada é consultar um dermatologista. O mesmo irá avaliar e identificar a causa, para então indicar qual o melhor procedimento a ser utilizado.

Por outro lado, algumas atitudes podem ser adotadas pelo paciente, facilitando o tratamento. Portanto, listamos algumas das principais atitudes que ajudam a controlar a queda de cabelos, além dos principais tratamentos que existem hoje em dia. Confira e saiba mais.

Leia também: Dicas para cabelo caindo – 6 Receitas caseiras para evitar a queda dos fios.

O que é queda de cabelo?

Como falamos em posts anteriores, a perda de cabelo é um processo comum e natural, porém é considerada um problema quando a queda é superior a 100 fios diariamente que atinge homens e mulheres.

Homem com as duas mão na cabeça, puxando os cabelos para trás, deixando aparente as entradas acentuadas, decorrente da queda dos cabelos.
Homens costumam sofrer mais com a queda de cabelo.

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia androgenética, como é conhecida tecnicamente, ocorre por inúmeros fatores de ordem genética e associada ao excesso de hormônios andrógenos (masculinos). Portanto, em mulheres, o problema está relacionado as diversas alterações hormonais que podem surgir ao longo da vida.

Dentre os diversos fatores que causam a queda de cabelo, os mais comuns são: dermatites, estresse e anemia.

A queda costuma ser mais evidente ao lavar os cabelos, pentear ou pela presença de uma quantidade maior de fios no travesseiro ao acordar.



Como controlar a queda de cabelo?

O controle da queda do cabelo depende da causa e deve ser feito conforme orientação médica. Veja algumas das principais iniciativas que podem ser tomadas e que irão melhorar muito o quadro:

• Evite os procedimentos químicos

Alguns procedimentos químicos podem ser considerados um risco, principalmente para cabelos mais frágeis. Escova progressiva, coloração e outras técnicas do tipo realizadas com frequência, podem danificar a estrutura do cabelo deixando-os fracos e intensificando a queda. 

Um profissional cabeleireiro está aplicando produtos químicos no cabelo de uma mulher, que está sentada a sua frente. Procedimento químicos acentuam a queda dos cabelos.
Procedimentos químicos alteram a estrutura do cabelo e couro cabelo, podendo agravar a queda dos fios.

O ideal é hidratar o cabelo uma semana antes com produtos específicos e que ajudam a reduzir os danos aos fios. Percebendo que a queda dos fios ficou mais intensa após o procedimento, dê uma pausa e busque a orientação de um profissional.

• Alimente-se adequadamente

O consumo alimentos ricos em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno pode diminuir, se não, evitar a queda dos cabelos, pois esses nutrientes agem fortalecendo e garantindo a integridade do fio. 

Manter uma dieta balanceada é fundamental para evitar a queda dos cabelos, sendo uma das melhores opções de tratamento no pós parto, durante a terapia de reposição hormonal, traumas físicos ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas.

• Lave os cabelos com frequência, mas sem água quente!

Pessoas que possuem o couro cabeludo mais oleoso, tem maior probabilidade de sofrer com a queda de cabelo, pois esse fator influencia diretamente na saúde dos fios. Nestes casos, deve-se lavar os cabelos em dias alternados ou todos os dias. Já para quem tem cabelos normais ou secos, lave a cada 2 dias. 

Outro ponto importante, é utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo e condição, como, por exemplo, pessoas que possuem dermatites.

Mulher tomando banho, lavando os cabelos com água fria, que ajudam a manter a saúde dos cabelos.
Opte sempre por tomar banhos mornos ou frios.

A temperatura da água é outro ponto de alerta. Quando o cabelo é lavado com água muito quente, é removida de forma excessiva a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios. Isso faz com que organismo produza mais oleosidade para repor a que foi retirada.

Além disso, a água quente pode causar outros problemas como seborréia, irritações, pontas duplas e dilatando a cutícula dos fios, além de causar a queda.



Quais as opções de tratamento para queda de cabelo?

O tratamento para queda de cabelo deve ser definido pelo dermatologista e ser acompanhado constantemente. Atualmente, existem inúmeras opções disponíveis, que são recomendadas de acordo com o quadro clinico de cada paciente.

Saiba mais sobre os principais tratamentos de queda de cabelo:

Tratamentos Dermatológicos

MEDICAMENTO OU SUPLEMENTAÇÃO VIA ORAL: Alguns nutrientes e fórmulas, quando ingeridas, são melhor absorvidos pelo organismo, como, por exemplo, os aminoácidos, que são importantes na elaboração da haste do fio de cabelo e inibidores de testosterona, que age interrompendo a queda do cabelo, mais comumente usada por homens.

Mulher levando uma cápsula de medicamento a sua boca. Um dos tratamento para queda de cabelo mais eficaz é a reposição de nutrientes e inibidor de hormônios.
Nutricosméticos: suplementos que ajudam a repor os nutrientes necessários para fortalecer os fios.

Nos casos em que a queda do cabelo ocorre pela má alimentação, o paciente deve iniciar uma suplementação de vitaminas, minerais e proteínas, conforme a orientação médica.



MEDICAMENTO DE USO TÓPICO: O tratamento com medicações tópicas, é feito com o uso de soluções, loções e shampoos que estimula o crescimento do fio e o aumento da produção das proteínas que formam o folículo capilar, melhorando também a circulação sanguínea do couro cabeludo. 

Esse método é um dos mais realizados, por ser indolor e trazer resultados eficientes.

INTRADERMOTERAPIA CAPILAR: Em alguns casos mais difíceis ou para acelerar os resultados, alguns médicos realizam o tratamento com medicamentos injetáveis, diretamente no couro cabeludo. Esse procedimento auxilia no fluxo de nutrientes para o couro cabeludo e no crescimento de alguns cabelos finos.

Médico aplicando medicamento no couro cabeludo do paciente, como tratamento para queda de cabelo.
Técnica auxilia na nutrição dos fios e age diretamente no crescimento capilar.

FOTOBIOESTIMULAÇÃO: O tratamento é realizado por um aparelho com luz emitida por Diodo de baixa potência, que gera o estímulo capilar por meio do prolongamento do ciclo de vida dos fios. O procedimento é mais indicado para pacientes com queda acelerada e em maior quantidade. É totalmente indolor, não invasivo e não causa efeitos colaterais.

Além disso, o mesmo tratamento, quando realizado com a luz azul, tem ação anti-inflamatório, utilizado na prevenção de foliculites e oleosidade.

TRANSPLANTE CAPILAR: Esse é um procedimento cirúrgico com o objetivo preencher a área sem cabelo com o cabelo da própria pessoa, seja da nuca, peito ou costas. Normalmente, é mais indicado em casos onde não é possível recuperar os cabelos com procedimentos ou tratamento médico.

Homem com as mãos sob a testa, com marcações na cabeça, onde será transplantado o cabelo.
O transplante capilar, normalmente, é o último passo para se recorrer após todos os outros tratamentos.

O procedimento consiste em colocar o cabelo do couro cabeludo, ou de outra área que não apresenta alopecia (área doadora) na região que não possui cabelo (área receptora). 

O procedimento é simples, realizado com anestesia local ou sedação, Além disso, garante resultados duradouros e satisfatórios.

RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA COM MICROAGULHAMENTO: Procedimento pouco dolorido, beneficia a redução da queda de cabelos, além de ainda proporcionar um aumento da espessura e do número de fios, junto ao aumento do volume global dos cabelos no couro cabeludo.

Qual o melhor tratamento para queda de cabelo?

Essa pergunta, somente um especialista poderá responder.

Como foi dito desde o inicio, quando a queda intensa do cabelo é identificada, deve-se imediatamente consultar um dermatologista. O mesmo irá solicitar uma bateria de exames e fará uma inspeção minuciosa até identificar a causa do problema. A partir deste diagnóstico é que será determinado o tipo de tratamento a ser realizado.

Medico avaliando o couro cabeludo de paciente para avaliar melhor opção de tratamento para queda de cabelo.
Quando tratada precocemente, existem maiores chances de reversão e combate a queda de cabelo.

Portanto, nestes casos, procure por um profissional e nunca busque por procedimentos paralelos ou se automedique. Alguns tratamentos quando realizados no inicio, evitam transtornos futuros, além de garantir conforto, saúde e bem-estar ao paciente.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares