O que pode deixar as unhas fracas e como tratar o problema?

0
226
unhas fracas

Unhas fracas podem ser um sinal de algum tipo de deficiência vitamínica ou de contato direto com a água e produtos de limpeza. Porém, em muitos casos quando a unha começa a quebrar com muita frequência o corpo pode estar dando sinais de que existe algum problema um pouco mais sério por trás disso. Mas você sabe o que pode deixar as unhas fracas?

Quando as unhas se quebram frequentemente, na grande maioria dos casos significa apenas que elas são naturalmente mais fracas ou estão passando por um período de fraqueza, e ambos os problemas pode ser resolvido com um fortalecedor de unhas tanto tópico, como oral, que nada mais são do que compostos vitamínicos com ingredientes que ajudam no fortalecimento.

No entanto, quando as unhas começam a quebrar e você nota que tem sentido dor de cabeça, fraqueza e tontura, por exemplo, isso pode significar problemas de saúde um pouco mais sérios.

Acompanhe o artigo a seguir e descubra as causas das unhas fracas!

Cupom de Desconto Farmadelivery

O que pode deixar as unhas fracas?

Produtos de limpeza

O contato constante da unha com produtos de limpeza sem uso de luvas para proteger as mãos não somente resseca a pele, como também deixa as unhas mais frágeis e suscetíveis à quebra.

use sempre luvas quando for manusear produtos de limpeza
use sempre luvas quando for manusear produtos de limpeza

Isso acontece porque esses tipos de produtos são ricos em ingredientes agressivos que prometem remover a gordura e sujeira das superfícies, e acabam removendo toda a oleosidade natural da pele.

Procure sempre usar luvas quando for fazer os serviços de casa ou lidar com produtos de limpeza e agentes agressivos para a pele e unhas.

Roer unhas

Muitas pessoas não sabem, mas o ato de roer as unhas faz com que elas fiquem cada vez mais fracas e quebradiças. Isso acontece porque ao roer as unhas estamos criando microtraumas que acabam facilitando a quebra natural.

Uma dica é cortar as unhas e deixá-las sempre lixadas para que o hábito vá sumindo com o tempo.

Junto a isso você ainda deve usar produtos fortalecedores e preferencialmente bases com gosto forte para evitar que você leve a mão na boca o tempo todo.

É possível até mesmo fazer uma mistura de babosa com fortalecedores para deixar um gosto amargo, e ainda fortalecer as unhas e deixá-las nutridas.

Deficiência vitamínica

O zinco, selênio, ferro e vitaminas B e D cumprem um papel importante no fortalecimento das unhas, e quando estão em falta no organismo podem deixá-las fracas e quebradiças.

manter uma alimentação equilibrada ajuda no consumo de vitaminas e nutrientes importantes para a saúde das unhas
manter uma alimentação equilibrada ajuda no consumo de vitaminas e nutrientes importantes para a saúde das unhas

Esses nutrientes atuam também na saúde da pele e cabelo, e um forte indicador de que as unhas estão se quebrando por deficiência vitamínica é a queda capilar e pele ressecada.

Para tratar o problema, invista em alimentos ricos nesses nutrientes, como:

  • cenoura;
  • fígado;
  • ovo;
  • leite;
  • salmão;
  • cogumelo;
  • queijos;
  • espinafre;
  • castanhas;
  • abacate;
  • sementes de girassol.

Junto à mudança de alimentação, você ainda pode suplementar o organismo com dermocosméticos, que nada mais são do que fármacos que contam com ativos responsáveis por agir na melhora dos cabelos, unhas e pele.

Anemia

Unhas fracas também pode ser um indicativo de anemia, já que nessa condição o paciente sofre uma queda na quantidade de hemoglobina circulante, fazendo com que a quantidade de oxigênio levada até os tecidos também seja menor.

Como resultado, as unhas não recebem a irrigação que deveriam, o que faz com que os nutrientes necessários não cheguem até a região com facilidade, deixando as unhas cada vez mais fracas.

Alguns sintomas que podem acompanhar as unhas quebradiças nesses casos são:

  • falta de disposição;
  • fraqueza;
  • cansaço em excesso;
  • dor de cabeça.

Caso você desconfie de anemia, é importante buscar ajuda médica para realizar exames e verificar os níveis de ferro no sangue e confirmar as suspeitas. A partir disso, o profissional passará um tratamento com suplementação de ferro e aumento de consumo de alimentos que são ricos nesse mineral, como fígado e folhas verde escuro.

é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre
é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre

Junto a esse tratamento você ainda pode aplicar fortalecedores para potencializar os resultados.

Alterações na tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço responsável pela produção de diversos hormônios importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Quando ocorrem alguns tipos de alterações como o hipotireoidismo, por exemplo, a glândula produz menos hormônios e faz com que o metabolismo fique lento, causando uma diminuição de nutrientes para o restante do organismo, o que faz com que as unhas fiquem mais frágeis.

Em casos de histórico de problemas com a tireoide na família, é importante buscar ajuda médica e investigar o quadro.

Além disso, não deixe de realizar os exames de rotina para verificar possíveis alterações na tireoide de tempos em tempos.

Problemas dermatológicos

Você sabia que alguns problemas e doenças dermatológicas podem deixar as unhas fracas? A micose, por exemplo, é uma doença causada por fungos que faz com que as unhas quebrem por alterar seus aspectos e deixá-las mais escamosas.

Porém, outras doenças causadas por fungos que atingem a pele também acabam resultando em unhas mais quebradiças e sem nutrientes, sendo importante consultar um dermatologista para tratar o problema, normalmente feito com pomadas e cremes antifúngicos.

Agora que você viu o que pode deixar as unhas fracas e como resolver o problema, não deixe de procurar ajuda médica caso desconfie de problemas mais sérios como anemia e descontrole hormonal. Junto ao tratamento, use fortalecedores e suplementos que ajudem a repor as vitaminas e minerais que agem no fortalecimento das unhas.