apenas diabéticos tipo 1 usam a insulina como única forma de tratamento

Como usar uma seringa de insulina? Confira o passo a passo completo

Um dos tratamentos mais comuns para a diabetes é a aplicação da insulina, um hormônio que apesar de ser produzido pelo nosso organismo de forma natural, acaba em falta em pacientes que desenvolveram a doença ao longo da vida. E uma das grandes dúvidas de quem precisa injetar o hormônio é como usar uma seringa de insulina da forma correta.

A insulina é usada para auxiliar a controlar as taxas glicêmicas no sangue de pacientes que não produzem mais o hormônio, ou que o organismo não o utiliza da forma correta. Para evitar picos e quedas muito bruscas nos níveis de açúcar no sangue, é necessário injetar regularmente doses de insulina para controlar a glicemia e evitar complicações.

Para que você entenda melhor como usar uma seringa para aplicar insulina, separamos um post com um passo a passo bastante simples que tirará todas as suas dúvidas! Veja a seguir!

Como usar uma seringa de insulina?

O primeiro passo para usar a insulina de forma correta é esterilizar as mãos e região do corpo em que será aplicada com álcool 70%. Vale lembrar que não é recomendada a reutilização da mesma seringa para aplicar insulina, já que isso pode não somente gerar infecções, mas também pode contribuir para a aplicação de doses erradas do hormônio.

higienize as mãos e local de aplicação com álcool 70%
higienize as mãos e local de aplicação com álcool 70%

Na hora de escolher a melhor região para usar a injeção, prefira locais em que há maior concentração de gordura como coxas, braços, abdômen e glúteo. Com isso, as chances de conseguir chegar no músculo é muito menor.

É necessário fazer o rodízio para aplicar insulina?

Quando a insulina é aplicada de forma recorrente é muito importante que o paciente use o método de rodízio para evitar lesões na pele na hora da aplicação.

Isso porque aplicar sempre no mesmo local pode causar desde endurecimento no tecido da pele, como uma cavidade na região causada pela perda de gordura.

Sabendo disso, você deve separar cada região de aplicação do corpo em pontos com distanciamento de 2-3 cm e repetir o mesmo ponto apenas depois de 14 dias, tempo necessário para que a pele cicatrize.

Passo a passo como usar uma seringa de insulina

Passo 1

Depois de higienizar as mãos e o local em que será aplicada, retire a insulina da geladeira pelo menos 15 minutos antes para que ela fique em temperatura ambiente e não cause tanta dor na aplicação. Além disso, também separe a seringa e o algodão para estancar o sangramento.

Passo 2

Caso você estiver usando uma mistura de insulina, siga as instruções do profissional da saúde de acordo com a quantidade especificada. Caso a mistura seja feita em um frasco e não na seringa, para misturar os dois tipos de insulina role o frasco nas palmas das mãos e evite agitá-los.

Passo 3

Mergulhe um pedaço de algodão no álcool 70% e limpe a tampa do frasco. Em seguida, puxe uma quantidade de ar para dentro da seringa ainda com a agulha tampada, remova a tampa e solte o ar todo dentro do frasco de insulina.

vire o frasco de insulina de ponta cabeça para aspirar o líquido
vire o frasco de insulina de ponta cabeça para aspirar o líquido

Isso ajuda a evitar que se forma bolhas de ar quando você puxar a insulina para dentro da seringa.

Passo 4

Vire o frasco de ponta cabeça e puxe a quantidade de insulina necessária. Caso note bolhas dentro da seringa, devolva o líquido para o frasco e repita o processo. Com a pele já higienizada e seca, coloque a seringa entre os dedos e pressione em direção ao local de aplicação como se atirasse um dardo em um sentido de 90º ou de acordo com a orientação do profissional.

Caso a agulha seja muito grande é importante que você faça a pinça para que a agulha não alcance os músculos.

Passo 5

Aplique a insulina de forma lenta para que ela seja absorvida no tempo certo, evitando picos de insulina no sangue. E seguida, remova a agulha com cuidado e passe um algodão seco suavemente pela pele, evitando ao máximo exercer pressão ou fazer massagens nesta região.

Isso porque se você estimular o fluxo sanguíneo do local, a insulina começará a ser absorvida de forma mais rápida pelo organismo.

Passo 6

Faça o descarte da agulha e da seringa de forma correta em um recipiente com tampa que seja feito de material rígido. Evite colocar os materiais para descarte em vidro ou papelão, já que esses materiais podem se quebrar ou rasgar.

Como usar caneta de insulina?

Passo 1

O primeiro passo para aplicar insulina com caneta também é fazer a higienização das mãos e da região de aplicação com álcool 70%. Em seguida, reúna o material necessário como a caneta com o cartucho, agulha e uma compressa.

Passo 2

Rode a caneta até que você consiga enxergar o número no visor de acordo com a recomendação médica. Em seguida, faça uma pinça na pele e posicione a agulha em um ângulo de 90º em um movimento rápido e firme.

Passo 3

Pressione o botão até o final para que a insulina comece a ser aplicada e espere 10 segundos para que todo o  líquido entre no organismo. Feito isso, solte a prega da pele e remova a agulha. Passe um algodão na região e evite pressionar demais.

a caneta de insulina deve ser usada em um ângulo de 90º com a prega cutânea
a caneta de insulina deve ser usada em um ângulo de 90º com a prega cutânea

Depois de aprender a usar uma seringa de insulina, siga nossas dicas para uma aplicação mais precisa e menos dolorosa. Não se esqueça de fazer a pinça no local caso sua seringa seja muito grande para evitar que o hormônio seja aplicado no músculo, o que pode causar quadros de hiperglicemia.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!

Posts Similares