Veja algumas receitas de xarope caseiro para aliviar sintomas de tosse.
|

Xarope Caseiro – 5 Receitas para aliviar a tosse

Sabemos que uma das melhores opções para aliviar os sintomas da tosse seca, irritativa ou com secreção é um bom xarope. Melhor ainda se a opção for um xarope caseiro, natural e que faça o efeito esperado.

No entanto, lembramos que é importante antes de mais nada identificar a causa da tosse, para então encontrar uma solução. Por isso, se ainda existem dúvidas, consulte um médico para realizar o diagnóstico do sintoma. Além disso, certifique-se de que não possui alergia a nenhum dos ingredientes que compõem as receitas.

Com isso, veja a seguir algumas ótimas opções de de xarope caseiro para aliviar a tosse e faça aquele que melhor se atenda a sua necessidade!

+ Se quiser saber mais sobre Tosse, leia também: Tosse – O que é, quais os tipos, como identificar e tratar?

5 Receitas de xarope caseiro para tosse

1. Xarope de caseiro de mel, limão e própolis

Essa receita de mel, limão e própolis é ótima para garantir a hidratação, aliviar a irritação na garganta e ajuda a reduzir a tosse.

Além disso, o limão é uma fonte rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imune. O extrato de própolis possui uma poderosa ação anti-inflamatória, aliviando e tratando a dor de garganta e, consequentemente diminuindo a tosse irritativa.

Xarope caseiro de mel, limão e própolis fortalece o sistema imunológico, além de aliviar a tosse.
Xarope caseiro de mel, limão e própolis fortalece o sistema imunológico, além de aliviar a tosse.

Ingredientes: 
• 8 colheres de sopa de mel;
• 8 gotas de extrato de própolis;
• Suco de 1 limão médio.

Modo de Preparo:
Em um frasco de vidro com tampa, acrescente o mel, o suco de limão e coloque as gotas do extrato de própolis. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados. 

O xarope deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia ou sempre que sentir a garganta seca e arranhada, durante alguns dias até os sintomas desaparecerem.



2. Xarope de ervas

Com uma potente ação calmante, o tomilho, a raiz de alcaçuz e as sementes de anis ajudam a tratar e relaxar o trato respiratório e o mel diminui a irritação na garganta, mantendo ela hidratada.

Ingredientes:
• 500 mL de água;
• 1 colher (sopa) de sementes de anis;
• 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca;
• 1 colher (sopa) de tomilho seco;
• 250 mL de mel.

Modo de Preparo:
Ferva as sementes de anis e a raiz de alcaçuz na água, com a panela tapada, por aproximadamente 15 minutos. Retire do fogo, junte o tomilho, tampe e deixar a infusão esfriar. Por ultimo, coe e adicione o mel.

O xarope caseiro pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia e deve ser conservado em um frasco de vidro, na geladeira, por 3 meses.

3. Xarope de cenoura e mel

Para quadros de tosse seca alérgica, uma ótima opção é o xarope caseiro de cenoura e mel, por conta das suas propriedades antitussígenas.

O preparo de mel com cenoura possui ação antitussígena, ideal para tosse alérgica.
O preparo de mel com cenoura possui ação antitussígena, ideal para tosse alérgica.

Ingredientes:
• 1 xícara de mel;
• 2 cenouras descascadas médias.

Modo de preparo:
Bata cenoura pelo liquidificador com um pouco de água, até virar um suco. Adicione o mel e, em seguida, leve ao fogo baixo até engrossar.

O remédio pode ser guardado em num recipiente de vidro tampado. Tome 1 colher deste xarope de 3 a 4 vezes ao dia.



4. Xarope caseiro de gengibre, limão e mel

O preparo de gengibre, limão e mel, fornece grandes doses de vitamina C que impede as inflamações no organismo, e ainda inclui as propriedades anti-inflamatórias do gengibre e o mel, utilizado como “remédio natural” para aliviar dor de garganta e tosses.

Ingredientes:
• 1 colher (sopa) de gengibre ralado;
• 1 ou 2 colheres (sopa) de mel;
• 1 colher (sopa) de suco de limão espremido;
• 1 copo de água.

Modo de Preparo:
Ferva a água em uma panela e adicione o gengibre ralado. Deixe descansar por até 15 minutos e coe o líquido em um recipiente de vidro. Em seguida, acrescente o mel e o suco de limão espremido, misture bem até ficar com consistência viscosa.

Tome 1 colher (sopa) do xarope caseiro de gengibre, limão e mel, pelo menos 3 vezes ao dia.

5. Xarope de orégano e mel

Por fim, o xarope caseiro de mel com orégano é excelente para tosse seca, pois ele possui propriedades antitussígenas e atuam como um calmante natural para a tosse.

Ingredientes:
• 1 colher (sopa) de mel;
• 1 colher (café) de orégano.

Modo de preparo:
Misture os dois ingredientes em um recipiente de vidro e aqueça por alguns instantes no micro-ondas. Quando a mistura estiver morna, tomar o xarope a seguir.

Deve-se tomar este xarope de 2 a 3 vezes ao dia ou sempre que a tosse seca surgir.

+ Para saber mais sobre Tosse Seca, leia também: Tosse seca – Tipos, causas e o que fazer para aliviar?

Vale ressaltar que, nenhuma dessas receitas deve ser consumida por crianças, gestantes e diabéticos sem antes consultar um médico ou outro profissional da saúde. Pois apesar de serem naturais, podem representar riscos a saúde.

E não se esqueça de garantir as melhores ofertas de produtos para sua saúde e fortalecer a imunidade no site da Farmadelivery. Aproveite nossas ofertas!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares