Xarope para tosse: Tipos, como escolher e qual o melhor?
Com certeza você já precisou de um xarope para tosse e se espantou com a quantidade de opções disponíveis. Isso é porque cada um tem uma finalidade especifica, que poucos conhecem.
Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é muito importante ter a orientação de um médico ou de outro profissional da saúde para não haver erro na hora da compra. Além disso, a compra do medicamento errado pode acarretar na piora do quadro.
Portanto, para auxiliar e não haver mais dúvidas, produzimos essa matérias com algumas informações que pode te ajudar. Veja a seguir quais são os tipos e quais são os melhores xaropes para tosse.
Para saber sobre Xarope, leia também: Xarope Caseiro – 5 Receitas para aliviar a tosse
Como escolher um xarope para tosse?
Primeiramente, é importante saber que os xaropes são utilizados para o tratamento da tosse e devem ser adaptados ao tipo de tosse em questão. Ou seja, deve-se avaliar se ela é seca, alérgica ou com catarro, pois o uso do medicamento errado pode comprometer o tratamento.
Sendo assim, deve-se considerar para tosse seca o xarope que atue acalmando a garganta ou inibindo o reflexo da tosse, para tosse alérgica é correto usar xaropes com ação antialérgica e o xarope para a tosse com catarro, deve atuar fluidificando as secreções, facilitando assim a sua eliminação.
Como foi dito no inicio, recomenda-se o uso destes remédios após indicação médica, pois é preciso levar em consideração a causa da tosse.
Assim, o médico avalia se é necessário tomar outros medicamentos para tratar a causa e não somente o sintoma. Principalmente, nos casos de bebês e crianças, que só devem tomar remédios sob orientação do pediatra.
Tipos de xaropes para tosse:
Além disso, é importante levar em consideração as opções e exigências do paciente, quanto aos tipo de medicamento que consome. Veja a seguir os principais tipos de medicamentos:
- ALOPÁTICO – Estes são os mais usados e receitados pelos profissionais de saúde, ou seja, os medicamentos que produzem efeitos contrários aos da doença.
- FITOTERÁPICO – Com ação similar ao anterior, mas que possuem o princípio ativo extraído de plantas. Está em crescente buscar, por conta da sua característica mais “natural”.
- HOMEOPÁTICO – Considerado o mais controverso, este possui origem na tintura mãe ou matriz, substância submetida a um processo chamado de dinamização (diluição e agitações sucessivas). Neste processo, desaparecem as moléculas e fica apenas a energia da substância impressa nas moléculas de água e álcool, diluentes universais dos medicamentos homeopáticos.
Ainda, devemos também considerar as opções de medicamentos de uso adulto e infantil, que podem possuir concentrações diferentes. Portanto, atenção na hora da compra!
Agora que você já tem essas informações, veja a seguir alguns exemplos e ótimas opções de xaropes para o tratamento da tosse, todos disponíveis no site da Farmadelivery!
I. Fluimucil – Zambom
Fluimucil é um xarope expectorante indicado para tosse com catarro. O medicamento ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração, ótimo para quadros de sinusite, bronquite, enfisema pulmonar, pneumonia.
Além disso, o medicamento tem a capacidade de modificar as características da secreção, reduzindo sua consistência, tornando-a mais fluida, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias.
Fluimucil xarope existe na apresentação adulto e infantil. O início de sua ação ocorre dentro de uma hora após a administração, alcançando concentrações máximas nas secreções brônquicas.
II. Xarope Vick Mel – P&G
Xarope Vick Mel possui ação expectorante, indicado para eliminação do catarro em tosses produtivas. Sua composição a base de guaifenesina fluidifica a secreção, tornando-o menos viscosa e mais “solta” e, assim, o facilitando a expectoração do catarro.
Sua ação é rápida e em 1 hora pode-se sentir o efeito da eliminação do catarro. O medicamento é indicado para uso em adultos e crianças com mais de 2 anos de idade.
III. Decongex Plus – Achê
O xarope Decongex Plus possui ação antialérgica, ideal para adultos e crianças acima de 2 anos. O medicamento controla e reduz os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite (alérgicas ou não).
Além disso, sua formulação contribui diminuindo a a tosse seca alérgica e a congestão nasal, com um efeito que inicia-se entre 15 a 20 minutos, podendo persistir por 2 a 4 horas.
IV. Melagrião Xarope – Catarinense
Melagrião é um xarope expectorante fitoterápico para o alívio da tosse e age no tratamento de doenças respiratórias, auxiliando na eliminação das secreções brônquicas e o alívio da tosse seca ou reprodutiva.
O medicamento atua aliviando o desconforto causado por doenças do trato respiratório, promovendo o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios e tem ativos expectorantes que auxiliam na eliminação das secreções brônquicas.
Não devem utilizar Melagrião xarope pacientes alérgicos aos componentes da fórmula, é contraindicado para diabéticos, gestantes sem orientação médica, pacientes com problemas cardíacos e com pressão sanguínea muito baixa. Além disso, crianças menores de 2 anos de idade não devem fazer uso do medicamento.
V. Stodal Xarope – Boiron
Stodal é um xarope homeopático que combate a tosse seca ou produtiva através de elementos naturais dissolvendo as viscosidades das secreções e promove o alívio da irritação da garganta.
A homeopatia, para quem desconhece, se baseia na Lei da cura que afirma: “O semelhante
pode curar o semelhante”. Ou seja, as mesmas substâncias que provocam estes sintomas de tosse, são utilizadas em doses homeopáticas para auxiliar no tratamento do distúrbio.
Outros benefícios do Stodal é que ele não causa sono, não possui efeitos colaterais, não tem interação medicamentosa e crianças menores de 5 anos podem utilizar com a orientação médica. No entanto, não recomenda-se o uso por gestantes, sem a orientação médica.
Sendo assim, é possível notar que opções de xarope não faltam para se livrar desse sintoma que incomoda tanto no dia a dia. Mas lembre-se sempre de buscar a orientação médica antes de iniciar o tratamento, principalmente para crianças, idosos, gestantes, pessoas com problemas específicos de saúde e etc.