Saiba quais os melhores alimentos para aproveitar o verão da melhor forma.
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10 Alimentos para aproveitar o verão de maneira saudável.

Durante o verão algumas pessoas se preocupam com a alimentação, mas com o intuito de perder peso para curtir as praias, piscinas e etc. Mas na verdade, é muito importante escolher alimentos adequados para o verão.

Sendo assim, uma boa alimentação além de contribuir para sua dieta, ajuda a combater o calor da estação e repõe boa parte dos líquidos e nutrientes necessários.

Por isso, desenvolvemos esse conteúdo para destacar os melhores alimentos para o seu verão. Leia a matéria até o final e saiba quais deles você pode incluir na sua dieta!

Para saber mais, leia também: Quais benefícios do sol para o corpo, saúde e bem-estar?

Porque escolher os alimentos certos para o verão?

Antes de tudo, devemos entender que a alimentação não é somente uma questão de escolha ou gosto pessoal. Ao planejar uma refeição, de modo geral, devemos pensar no que ela irá proporcionar ao organismo.

Ou seja, quando consumimos alimentos pesados e mais calóricos em dias quentes, é certo que isso vai interferir no bom funcionamento do organismo, do aparelho digestivo e ainda pode causar mal estar.

Opte por consumir frutas e outros alimentam que possuem alto teor de água.
Opte por consumir frutas e outros alimentam que possuem alto teor de água.

Portanto, quanto mais leve e facilitada for a digestão melhor o organismo funciona no calor. Sendo assim, invista em uma alimentação balanceada e com os alimentos certos para aproveitar da melhor forma o seu verão.



Como se alimentar melhor no verão?

Durante o verão, é importante manter o corpo bem hidratado e, para isso, incluir no cardápio alimentos nutritivos e saudáveis, ajuda o bom funcionamento do organismo em geral.

Uma alimentação adequada melhora disposição física, o humor e a textura da pele.

Confira então, alguns dos alimentos que não podem faltar no seu verão!

10 Melhores alimentos para o verão

1) ÁGUA DE COCO – Essa bebida é rica em potássio e ótima para repor eletrólitos perdidos com o suor e não engorda.

2) MELANCIA– Rica em vitaminas e água, a fruta repõe os líquidos perdidos, além de ser grande aliada na saúde e proteção da pele.

3) FRUTOS DO MAR – Os frutos do mar são ricos em proteínas e em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, além de proporcionar sensação de saciedade. Mas atente-se sempre a procedência e o armazenamento desses alimentos!

4) SALADAS DE FOLHAS – Alface, couve, rúcula, espinafre são algumas opções que além de serem leves, melhoram a digestão e ajudam o organismo a trabalhar melhor.

5) GRÃOS E SEMENTES – Alimentos ricos em fibras e dão sensação de saciedade e ainda possuem vitaminas.

Frutas como melão, melancia, abacaxi e morango são ricas em nutrientes e água.
Frutas como melão, melancia, abacaxi e morango são ricas em nutrientes e água.

6) PICOLÉS DE FRUTAS – Refrescantes e saudáveis, os picolés ajudam a baixar a temperatura do corpo, além de ser uma boa forma de consumir frutas de forma diferente.

7) TOMATE Rico em minerais, vitamina C, antioxidantes, líquidos e outros nutrientes que ajudam na proteção solar e fortalecem a pele.

8) FRUTAS CÍTRICAS – Excelentes fontes de vitamina C e antioxidantes, frutas como a laranja e o limão ajudam a manter a saúde da pele e são ricas em magnésio. Além disso, são compostas de 80% por água.

9) CARNES MAGRAS – Opte por consumir de carnes com pouca gordura e que possuem proteínas de alto valor biológico.

10) CENOURA – Rica em betacaroteno, a cenoura estimula a produção de melanina, além de também auxiliar na hidratação e saúde da pele.

Quais outro cuidados devemos ter com a alimentação?

Adote uma rotina de alimentação balanceada durante todo o ano. Sendo assim, aposte em consumir alimentos in natura ou minimamente processados.

Além disso, atente-se aos cuidados de conservação e procedência destes alimentos. Com os dias quentes, o risco de contaminação dos alimentos aumenta, gerando infecção alimentar.

É essencial consumir no mínimo dois litros de água por dia, principalmente nos dias quentes.
É essencial consumir no mínimo dois litros de água por dia, principalmente nos dias quentes.

Por último e mais importante de todos: Beba bastante água!



Se ainda houver dúvidas, lembre-se de consultar um médico ou nutricionista. Somente o profissional poderá te orientar adequadamente sobre alimentação e outros cuidados com a saúde durante os dias quentes.

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