| |

10 Dicas de fontes naturais de Vitamina C para crianças.

Apesar do uso de suplementos serem mais práticos, os alimentos são fontes naturais de vitamina C para crianças e adultos.

Por isso, é muito importante sabermos quais são os principais deles para garantir uma suplementação natural, principalmente para os pequenos.

Sendo assim, nesta matéria iremos listar 10 alimentos que são fontes naturais de vitamina C. Veja a seguir:

Leia também: Imunidade infantil – Vitamina C para saúde das crianças.

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C é um importante micronutriente para o organismo no geral. Algumas das suas principais funções é o reforço para o sistema imunológico, para a produção de colágeno e renovação celular, para absorção do ferro, entre outros.

Ou seja, o elemento é essencial para manutenção da saúde.



Quanto uma criança deve consumir de vitamina C?

As quantidades diárias de vitamina C devem ser determinadas pelo médico pediatra, pois elas podem variar de acordo com os hábitos, idade e necessidades nutricionais da criança.

Veja a seguir valores considerados aceitáveis:

  • 0 a 6 meses: 40 mg.
  • 6 a 12 meses: 50 mg.
  • 1 a 3 anos: 15 mg.
  • 4 a 8 anos: 25 mg.
  • 9 a 13 anos: 45 mg.

10 Fontes naturais de Vitamina C para crianças.

Laranja, limão e outras frutas cítricas não são os únicos alimentos fontes naturais de vitamina C. É possível encontrar esse nutriente em uma variedade de outras frutas e vegetais, o que pode ajudar a variar na alimentação das crianças.

Veja a seguir, algumas das fontes principais de vitamina C e os valores presente em 100 gramas do alimento.

1. Acerola – 941,1mg

A acerola é uma fruta tropical com grandes quantidades de vitamina C. Com o seu sabor levemente ácido, pode não ser tão agradável ao paladar infantil. Portanto, além dela in natura, é possível consumi-la como suco ou em geleias.

Acerola, apesar de não ser tão consumida, é uma das fontes mais ricas em vitamina C.

Neste caso, consumir acerola ajuda a aumentar as defesas do corpo e, além disso, a fruta contém pequenas quantidades de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitamina A, com ação antioxidante, trazendo inúmeros benefícios a saúde da criança.

2. Caju – 219,3mg

O caju é um alimento rico em fibras e vitamina C e, geralmente é consumido in natura ou no preparo de sucos, doces e sorvetes.

Além disso, o caju é uma fonte poderosa de fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio. Esses nutrientes ajudam no aumento da imunidade e é benéfico para visão, ossos e outras funções do corpo.

3. Mamão papaia – 82,2mg

O mamão papaia é uma fruta saborosa, rica em fibras e nutrientes como a vitamina C e o licopeno.

Por se tratar de um alimento que as crianças costumam aceitar com facilidade, é uma ótima opção para ajudar na reposição de vitamina C para os pequenos.

Mamão é uma fruta fonte rica em vitamina C.

Fora seus benefícios para a imunidade, o mamão ajuda a melhorar as funções do trânsito intestinal e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

4. Pimentão amarelo cru – 201,4mg

O pimentão amarelo fortalece o sistema imune e contribui para a manutenção de uma visão saudável, devido à composição em rica em vitamina C e A.

Além disso, o alimento também contribui para a formação de colágeno, o que auxilia na boa cicatrização da criança.

5. Goiaba vermelha – 80,6mg

A goiaba pode ser consumida em sucos, vitaminas, doces ou geleias, se tornando uma excelente opção para alimentação funcional, rápida e nutritiva das crianças.

A goiaba é uma das fontes naturais de Vitamina C

Pesquisas recentes mostram que a fruta é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas e, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, além de prevenir a constipação intestinal.



6. Brócolis cozido – 42mg

Esse vegetal, apesar de ser um dos mais rejeitado pelas crianças, apresenta quantidades significativas de vitaminas C, A, E e K, além de minerais como manganês, cálcio, e ferro, nutrientes fundamentais para fortalecer o sistema imunológico.

O brócolis é um vegetal que fornece grandes quantidades de vitamina C para crianças.

Entre os diversos benefícios do brócolis, podemos citar melhora a função cerebral, diminui as inflamações e fortalece os ossos dos pequenos.

7. Kiwi – 70,8mg

Kiwi é um fruto que ganhou espaço no gosto popular e seus benefícios à saúde estimulam ainda mais o seu consumo.

A fruta é uma excelente fonte de vitamina C. Ou seja, além de prevenir contra gripes e resfriados, contribui na regeneração celular e ajuda a hidratar o corpo dos pequenos.

8. Manga palmer – 65mg

A manga é uma fruta que além da vitamina C possui muitos outros nutrientes como magnésio, potássio, polifenóis como mangiferina, canferol e ácido benzoico, fibras.

A manga é um dos alimentos que mais possui o nutriente.

Além disso, a fruta ajuda a combater as inflamações do organismo e a fortalecer o sistema imunológico.

9. Morango – 63,6mg

O Morango é uma das frutas mais querida pelos pequenos e é fonte rica em vitamina C, fibras, antocianinas, ácido elágico, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6.

Morango é umas das fontes naturais de Vitamina C.

Além da sua contribuição para a imunidade, a fruta age no controle do colesterol e possui propriedades anti-inflamatórias.

10. Melancia – 6.1mg

Uma das frutas mais queridas pelas crianças, a melancia é rica em água, vitamina C e possui nutrientes importantes para o organismo como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio.



Como é possível notar, não é necessário grandes quantidades desses alimentos para atender as necessidades diárias de vitamina C dos pequenos.

Sendo assim, busque a ajuda de um nutricionista para manter uma alimentação adequada e fornecer não só a vitamina C, mas todos os outros nutrientes necessário para a criança. Neste caso, o médico pode associar ou suspender o uso de suplementos vitamínicos.

Além disso, como já sabemos, uma dieta equilibrada contribui para o bom funcionamento de todo o organismo, mantendo seu filho saudável, forte e cheio de energia.

Em todo caso, é importante buscar a ajuda e avaliação médica para realizar a melhor nutrição dos pequenos.

Na Farmadelivery, você encontra as melhores ofertas em diversos produtos para saúde e beleza. Clique e confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares