Qual é o melhor horário para tomar vitamina C?
Embora a ingestão de vitamina C seja benéfica a qualquer hora do dia, suplementar esse nutriente no horário correto garante uma maior eficácia dos resultados. Para quem pratica atividades físicas o horário de ingestão deve ser diferente de quem deseja aumentar a imunidade e deixar a pele mais hidratada, por exemplo. Mas você sabe qual é o melhor horário para tomar vitamina C?
Ingerir a vitamina C pela manhã ou pela tarde depende exclusivamente das suas atividades, alimentação e objetivos. Isso quer dizer que muitas pessoas acabam ingerindo o nutriente em horários equivocados sem mesmo saber, e é muito comum que isso aconteça com praticantes de atividades físicas, já que para esses casos o horário tem uma influência maior.
Para tirar todas as suas dúvidas separamos uma lista dos melhores horários para a ingestão do nutriente de acordo com seus objetivos pessoais. Veja logo a seguir!
Qual o melhor horário para tomar vitamina C?
Suplementação diária
Se o seu objetivo é apenas repor as reservas de vitamina C no organismo, o suplemento pode ser ingerido em qualquer horário ao longo de todo o dia, preferencialmente após o almoço.
Potencialização do efeito antioxidante
Muitos praticantes de atividades físicas fazem a suplementação com vitamina C para auxiliar no ganho de massa muscular, graças a sua ação antioxidante natural que atua diminuindo na secreção de cortisol, o hormônio do estresse que interfere no ganho de massa.
Para esse objetivo, o ideal é que a ingestão seja feita antes do exercício, de acordo com a recomendação do nutricionista ou personal trainer.
Melhorar a aparência da pele
A vitamina C também é usada por muitas mulheres no rejuvenescimento da pele, para remoção de manchas e para garantir que a região fique menos ressecada. Embora alguns cosméticos acrescente a vitamina C em sua composição, sua ação antioxidante é ainda mais potente quando consumida via oral.
O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.
Melhorar resfriados e gripes
É importante ressaltar que a suplementação com vitamina C não é capaz de curar a gripe, já que a vitamina atua apenas na melhora dos sintomas e no combate a complicações como a pneumonia.
O ideal é ingerir a vitamina C de acordo com a recomendação do especialista, que pode passar outras vitaminas e medicamentos para serem ingeridos em conjunto.
Tratamento da anemia
Por auxiliar na absorção de ferro, a vitamina C é usada em alguns casos para o tratamento da anemia, e deve ser ingerida antes ou após o consumo de alimentos ricos em ferro como:
- espinafre;
- couve;
- brócolis;
- feijão;
- carne vermelha.
Normalmente a vitamina é ingerida no almoço ou jantar, mas alguns pacientes preferem ingerir durante o período da tarde quando consomem sucos fortificados com espinafre e couve.
Contra indicação da vitamina C
A vitamina C não deve ser consumida por menores de 12 anos, alérgicos a qualquer um dos componentes do medicamentos, pacientes com histórico de pedras no rins, pacientes com eliminação de oxalato na urina, pacientes com falência renal ou insuficiência renal grave.
Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o uso do suplemento sem que seja indicado pelo médico.
Posso tomar vitamina C todos os dias mesmo sem estar com resfriado?
A ingestão de vitamina C deve ser feita diariamente por meio da alimentação e suplementação em casos específicos. No entanto, é fundamental consultar um especialista para garantir que a quantidade suplementada é a ideal para o seu quadro, já que o excesso e a falta do nutriente podem causar problemas de saúde como:
Excesso de vitamina C
Quando consumida em excesso, a vitamina C pode provocar dor abdominal, cólicas, diarreias e dor de cabeça, além de contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais. Isso porque o nutriente se liga ao cálcio, formando o oxalato de cálcio, uma substância que provoca o aparecimento de pedras nos rins.
Além disso, por potencializar a absorção de ferro, pacientes com hemocromatose também devem ficar atentos ao consumo de vitamina C em excesso, que pode acabar agravando o quadro.
A vitamina C ainda inibe a ação do anticoagulante Varfarina, o que aumenta os riscos de trombos nos vasos sanguíneos.
Falta de vitamina C
No entanto, a falta de vitamina C também gera diversos efeitos colaterais no organismo, além de prejudicar a saúde como um todo, já que o sistema imunológico tende a ficar enfraquecido. Alguns sinais de falta de vitamina C são:
- cansaço, tontura e palidez que podem estar relacionados à falta da vitamina ou a uma possível anemia pela pouca absorção de ferro;
- dificuldade para cicatrização de feridas pela falta de colágeno;
- queda de cabelo e enfraquecimento das unhas, já que os tecidos ficam enfraquecidos.
- manchas roxas pela pele causadas pelo enfraquecimento de vasos sanguíneos;
- sangramentos na gengiva e nariz ocasionados pelo fácil rompimento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos;
- aumento do risco de fraturas principalmente em crianças, já que a falta de vitamina C altera o processo de calcificação e formação dos ossos;
- aumento do risco de infecções, gripes e resfriados pela deficiência em formar glóbulos vermelhos;
- dor nas articulações e músculos;
- estresse causado pelas alterações químicas cerebrais que acontecem quando há uma falta de vitamina C.
Agora que você viu qual é o melhor horário para tomar vitamina C já pode começar a suplementa-la e conseguir todos os benefícios que o nutriente oferece para o nosso organismo. Lembre-se de consultar um médico antes de ingerir esse ou qualquer outro suplemento para garantir que o consumo será feito nas doses adequadas.