Bebê pode tomar água de coco? Saiba mais!
A alimentação infantil é motivo de preocupação de diversos pais que estão sempre em busca de alternativas saudáveis para oferecer aos pequenos. Na hora de substituir sucos artificiais e refrigerantes, muitos recorrem a águas saborizadas ou naturais das frutas. Mas será que bebê pode tomar água de coco?
Com o grande número de obesos crescendo no país, é fundamental que os pais fiquem de olho nos alimentos ingeridos pelos filhos, principalmente na primeira idade. Dessa forma, além de cultivar hábitos saudáveis, também estarão evitando uma série de doenças causadas pela má alimentação como diabetes, colesterol e problemas de hipertensão.
No entanto, por ser um alimento gorduroso, ainda existem diversas dúvidas a respeito do coco. Pensando nisso, separamos alguns tópicos sobre o assunto que vão lhe ajudar a entender se é permitido ou não dar a bebida para as crianças. Confira!
+ Para mais informações, acesse também: Com quantos meses o bebê pode tomar água?
Benefícios do coco para bebês
1. Reduz o risco de doenças
Por ser um excelente antioxidante natural, o coco ajuda na prevenção de doenças por fortalecer o sistema imunológico. Vale lembrar, porém, que a água de coco de caixinha pode não ser tão benéfica quanto à natural, já que ao ficar durante meses nas prateleiras do supermercado a água pode acabar perdendo suas propriedades.
2. Melhora o funcionamento do intestino
Rica em fibras, a água de coco não somente ajuda no trânsito intestinal, mas também previne a prisão de ventre. Em alguns casos a água pode até mesmo ajudar bebês com intestino preso a irem ao banheiro com mais regularidade.
3. Protege o coração
O coco é rico em ácido láurico e ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, promovendo uma espécie de limpeza que diminui as gorduras ruins das artérias. Dessa forma, a incidência de doenças cardíacas e arteriosclerose tende a ser mínima em pessoas que consomem o coco e sua água.
4. Reposição de eletrólitos
Com altas taxas de potássio em sua composição, a água de coco é um excelente repositor de eletrólitos, responsáveis por transportar a água às nossas células. Com isso, as chances do bebê ficar desidratado é menor, principalmente em dias muito quentes.
5. Aumenta a taxa metabólica
Consumir água de coco regularmente diminui os níveis de insulina no sangue, além de contribuir para um metabolismo mais acelerado.
6. Facilita a digestão
A água de coco pode ser benéfica principalmente em bebês maiores de 6 meses que ainda sofrem com refluxo, já que ajuda o organismo a digerir os alimentos de uma forma mais eficaz. Isso porque o coco é rico em ácido fólico, catalase, fosfatase, diastase, desidrogenase, polimerases de RNA e peroxidase.
7. Rica em vitaminas e minerais
A água de coco possui mais zinco, cálcio e manganês do que a maioria das frutas, além de ser uma excelente fonte de vitamina B como a tiamina, riboflavina, piridoxina e folatos, nutrientes essenciais para a manutenção do organismo, principalmente em bebês.
8. Reduz a tensão muscular
Alguns dos eletrólitos que são encontrados na água de coco ajudam a diminuir a tensão muscular, podendo até mesmo amenizar as cólicas em bebês com mais de 6 meses que sofre com a prisão de ventre além de outras dores musculares.
Isso ao graças ao cálcio em sua composição, que também ajuda a manter os dentes e ossos mais fortes.
Bebê pode tomar água de coco?
Sim, a maioria dos bebês podem tomar a água de coco sem maiores problemas. Porém, a bebida deve ser introduzida a partir dos 6 meses juntamente com a introdução alimentar. O único risco é o desenvolvimento de alergias, que se manifestam por meio de manchas, erupções e coceiras na pele.
É importante, porém, conversar com o pediatra antes de inserir a água de coco na alimentação do seu filho, já que ele poderá lhe indicar o melhor momento para oferecer a bebida.
Quanto de água de coco pode tomar?
O ideal é que o bebê consuma no máximo 800ml de líquido dos 7 aos 12 meses, incluindo água, leite e sucos. A água de coco deve fazer parte dessa soma, e pode ser oferecida no lugar da água em alguns momentos, já que por ser mais docinha tende a ser mais bem aceita. Contudo, não deve substituir a água natural, que ainda é importante para a saúde dos pequenos.
Afinal, a água de coco costuma ser muito calórica, e pode acabar sendo demais para a ingestão diária ideal dos bebês.
+ Para saber mais, acesse também: Bebê com 4 meses pode comer papinha?
Quando introduzir a água ao bebê?
Em bebês que mamam exclusivamente leite materno, a água mineral deve ser introduzida aos 6 meses junto com os alimentos sólidos. No entanto, quando o bebê mama fórmulas pode ser necessário introduzir a água bem antes.
É importante consultar o pediatra a respeito desse assunto, já que a recomendação pode variar de bebê para bebê.
Entretanto, por ser um alimento mais gorduroso, a água de coco não deve ser introduzida ao bebê antes da introdução alimentar, já que o sistema digestivo ainda é imaturo e não consegue digerir a bebida.
Água de coco na amamentação
Por ser rica em vitaminas e minerais, a água de coco é uma excelente forma da mulher se manter hidratada durante o período da amamentação. Além de garantir uma alta ingestão de líquido, a água de coco proporciona um leite mais rico em nutrientes.
Porém, também é importante ficar atenta à quantidade ingerida por se tratar de um alimento bastante calórico, o que pode acabar atrapalhando na perda de peso depois da gravidez.
Além do mais, assim como para os bebês, a água de coco não deve substituir a água mineral na alimentação da mãe que amamenta.
Agora que você viu que o bebê pode tomar água de coco, converse com o pediatra para introduzir a bebida na dieta do seu pequeno. Afinal, a água de coco é rica em nutrientes e minerais importantes para a saúde do organismo, e garante diversos benefícios para os bebês, crianças maiores e até adultos.