O que atrapalha a absorção de vitamina C?
Embora muitas pessoas não saibam, ingerir vitaminas com determinados alimentos pode acabar atrapalhando a sua absorção pelo organismo. Isso geralmente acontece em decorrência da interação química entre as substâncias dos nutrientes. Mas você sabe o que atrapalha a absorção de vitamina C?
A vitamina C é usada principalmente para evitar e aliviar os sintomas de gripes e resfriados e para fortalecer pele e unhas deixando-os mais saudáveis, hidratados e brilhantes. É facilmente encontrada em alimentos cítricos como limão, laranja e acerola, mas também está presente no alface, tomate, batata e rúcula.
Leia também Quais os alimentos ricos em vitamina C
Para que você consiga todos os benefícios da vitamina C, separamos algumas dicas de como consumi-la sem que haja alterações que inibam a absorção do nutriente. Veja logo abaixo!
Quais são os benefícios da vitamina C?
Além de ser um potente antioxidante natural e auxiliar no combate a várias doenças, já que o nutriente fortalece o sistema imune, a vitamina C ainda participa de diversos processos biológicos tornando-a extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo.
Com isso ela atua em diversas frentes, desde a imunidade e prevenção de doenças. Esteticamente também pode ser uma boa aliada e a vitamina C pode ser boa para cabelo e pele inclusive.
Qual a quantidade ideal de vitamina C por dia?
A quantidade ideal varia de acordo com idade e sexo e outros fatores como doenças, deficiências e uso de cigarros.
Embora grande parte dos especialistas concordem que 100 mg por dia é o suficiente para todos os indivíduos, algumas pessoas podem precisar de mais do que essa quantidade ou até mesmo doses menores E diferente do que muitos acreditam, o excesso de vitaminas no organismo não é algo benéfico.
Um dos principais riscos de consumir mais vitamina C do que o ideal é o desenvolvimento de cálculos renais e trombos em quem faz o uso de Varfarina, já que o nutriente acaba inibindo a ação desse anticoagulante.
Em conjunto, o excesso de vitamina C pode causar:
- cólicas;
- dores abdominais;
- dor de cabeça;
- diarréia.
Leia também Qual a quantidade de vitamina C devemos ingerir por dia?
Qual a quantidade mínima de vitamina C que um indivíduo pode consumir?
De acordo com a medicina tradicional, o consumo de menos do que 10 mg de vitamina C por dia é considerado hipovitaminose. No entanto, não existe uma quantidade mínima pré-estabelecida de vitamina C para ser consumida de forma saudável, já que cada indivíduo possui necessidades diferentes.
Devo suplementar a vitamina C?
Apesar das recomendações ser de que todos os indivíduos consumam a vitamina C por meio de alimentos, alguns pacientes específicos precisam fazer a suplementação para suprir as necessidades do organismo. Em contrapartida, é comum que mulheres usem a vitamina C para melhorar a saúde da pele, e que praticantes de atividades físicas suplementem o nutriente para ajudar no ganho de massa muscular.
Em pacientes que apresentam quadros de gripes e resfriados também pode ser necessário suplementar durante as primeiras semanas da doença para aliviar os sintomas e fortalecer o sistema imune.
Lembre-se de em qualquer dessas situações citadas acima, é importante que você consulte um médico especialista antes de começar a suplementar o nutriente. Afinal, você pode apresentar uma deficiência de vitamina C sem saber, o que faz com que seja necessário que sua dose seja maior.
Qualquer pessoa pode ingerir vitamina C?
As contraindicações da suplementação de vitamina C são:
- menores de 12 anos;
- pacientes que usam Varfarina;
- portadores de hemocromatose;
- alérgicos a qualquer um dos componentes do medicamento;
- pessoas com histórico de pedras nos rins;
- insuficiência renal grave;
- falência renal;
- eliminação de oxalato na urina;
- grávidas e lactantes sem prescrição médica.
O que atrapalha a absorção de vitamina C?
Normalmente, a ingestão de vitamina C com outros nutrientes e minerais não causa nenhuma inibição na sua absorção.
Isso quer dizer que é possível fazer a suplementação após as refeições sem prejudicar a saúde.
Para pacientes com anemia, o recomendado é que a suplementação com vitamina C seja feita antes, durante ou depois de refeições que contenham alimentos com ferro.
Entretanto, tomar café depois da ingestão de vitamina C, seja por meio da alimentação ou suplementação, atrapalha a absorção do nutriente pelo organismo.
Isso porque a cafeína presente na bebida pode acabar inibindo não somente a absorção de vitamina C, mas também de outras vitaminas e minerais como o ferro, por exemplo.
Isso quer dizer que cacau em pó, refrigerante que contenha cafeína e chocolates amargos também não devem ser consumidos logo após as refeições ou suplementação principalmente em pacientes que sofrem com a deficiência do nutriente.
Tempo de cocção
Escaldar as verduras em água fervente ou cozinhá-las por muito tempo pode reduzir a quantidade de vitamina C no alimento, já que o nutriente é hidrossolúvel e acaba se diluindo na água em que está sendo fervida.
Posso tomar vitamina C em jejum?
A vitamina C é um nutriente naturalmente mais ácido, assim como o folato, e consumi-los em jejum pode causar náuseas e mal estar estomacal, apesar de não atrapalhar na absorção. Esse mal-estar pode ser ainda potencializado se a vitamina C for efervescente, o que contribuirá para mais produção de ácido no estômago, podendo causar até azia.
Dessa forma, a recomendação é que se consuma a vitamina C em suplementos após as refeições ou lanches para criar um efeito amortecedor e evitar o mal-estar.
Agora que você viu o que atrapalha a absorção de vitamina C, evite consumir esses alimentos junto com o seu suplemento para não prejudicar a sua ingestão do nutriente. Caso você sofra com problemas estomacais como gastrite, evite consumir a vitamina em jejum e prefira compridos ao invés de efervescentes para não piorar os sintomas de azia.
Confira as nossas ofertas de vitamina C aqui na Farmadelivery!