quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Quais os alimentos ricos em vitamina C?

Manter uma alimentação rica em vitamina C é essencial para fortalecer o sistema imunológico e garantir uma pele mais hidratada. Além disso, o nutriente ainda auxilia na absorção do ferro, um mineral de extrema importância para a oxigenação dos órgãos. Você sabe quais os alimentos ricos em vitamina C?

Encontrado principalmente em frutas cítricas, a vitamina C ainda é a responsável pela produção de colágeno, uma proteína que melhora o aspecto da pele e é indispensável para a sustentação dos dentes, ossos, tecidos e principalmente parede dos vasos sanguíneos.

Confira na lista abaixo quais são os alimentos que mais oferecem vitamina C na natureza!

Quais os alimentos ricos em vitamina C?

Laranja 

A laranja é considerada o alimento principal quando o assunto é vitamina C, e faz parte da lista das frutas mais ricas no nutriente. Uma unidade de laranja possui cerca de 90 mg de vitamina C, que equivale a quantidade mínima diária para um adulto manter as reservas em dia.

uma unidade média de laranja possui cerca de 90 mg de vitamina C
uma unidade média de laranja possui cerca de 90 mg de vitamina C

É importante, porém, evitar guardar a fruta aberta na geladeira, tendo em vista que a vitamina C pode oxidar em contato com o ar, além da sensibilidade ao calor do nutriente. O ideal é que você consuma sempre uma fruta inteira por vez.

Diferente do que muitos imaginam, a laranja não é a fruta que possui maior concentração do nutriente.

Leia também Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Limão

Além de ser usado para sucos e sobremesas, o limão ainda pode ser usado para temperos de saladas e carnes, e acompanhamento para aperitivos. Isso faz com que o limão seja uma das frutas mais saudáveis da natureza, já que ao ser combinado com esses alimentos que de modo geral são ricos em ferro, a absorção do mineral é potencializada pela vitamina C.

Quatro limões médios podem ter até 110 mg de vitamina C.

Lichia

Rica em vitamina C e potássio, a lichia é uma fruta de baixo valor calórico e rica em água, o que garante uma maior hidratação durante o dia. Além disso, a fruta ainda conta com bons níveis de cobre, o que também auxilia na produção de colágeno para a pele.

100g de lichia contém 7 mg de vitamina C
100g de lichia contém 7 mg de vitamina C

Uma porção de 100g de lichia oferece aproximadamente 7 mg de vitamina C.

Manga

A manga é uma das frutas ricas em vitamina C, e uma unidade grande oferece cerca de 90 mg do nutriente. A fruta pode ser consumida em sucos e até mesmo saladas, o que ajuda na absorção de ferro das hortaliças.

Kiwi

Um kiwi médio pode ter até 95 mg de vitamina C, e deve ser consumida in natura para que as quantidades do nutriente não sejam perdidas com cocção e oxidação.

Abacaxi

Uma fatia de abacaxi conta com 93 mg de vitamina C, além de também ser rico em vitamina A, um excelente nutriente para a saúde capilar.

A Fruta ainda possui grandes quantidades de bromelina, capaz de suavizar a pele e combate a acne.

Melão

Uma fatia grande de melão pode ter até 105 mg de vitamina C, mais do que a dose diária recomendada para um adulto. Ainda conta com as vitaminas A e do complexo B, além de cálcio.

Goiaba

Uma goiaba pequena é capaz de oferecer até 120 mg de vitamina C, sendo uma das frutas mais ricas no nutriente encontradas na natureza. Por não ser cítrica, muitas pessoas não sabem dos benefícios da goiaba e deixam de consumi-la.

Morango

Os morangos também fazem parte dos alimentos ricos em vitamina C, e cinco unidade médias possuem cerca de 94 mg do nutriente. A fruta ainda é rica em vitamina K e do complexo B.

Acerola

A acerola é considerada uma das frutas mais rica em vitamina C da natureza, e apenas uma unidade é capaz de oferecer 150 mg do nutriente, muito mais do que a quantidade necessária para consumo diário.

uma única acerola pode oferecer até 150 mg do nutriente
uma única acerola pode oferecer até 150 mg do nutriente

Uma dica é consumir o suco de acerola após as refeições para aumentar a absorção de ferro pelo organismo.

Tangerina

Conhecida popularmente como mexerica, a tangerina é uma excelente fonte de vitamina C, oferecendo até 110 mg com duas unidades médias da fruta.

Caju

Uma fruta tipicamente brasileira, uma unidade de caju conta com 95 mg de vitamina C, além de vitamina B6, E e K, fósforo, zinco, cobre e magnésio.

Tomate

Usado principalmente em molhos e saladas, o tomate conta com uma grande quantidade de vitamina C em sua composição. Duas unidades do alimento podem ter até 90 mg do nutriente.

Brócolis

você pode conseguir até 120 mg de vitamina C por xícara de brócolis
você pode conseguir até 120 mg de vitamina C por xícara de brócolis

Rico também em ferro, o brócolis é uma excelente fonte natural de vitamina C, com aproximadamente 120 mg por xícara do legume.

No entanto, evite cozinhá-lo em água e prefira sempre o vapor, já que a vitamina C é hidrossolúvel e acaba se diluindo na água da cocção.

Espinafre

O espinafre é rico em vitamina C, ferro, vitaminas A, K e do complexo B além de fósforo e potássio. As folhas de espinafre são os principais alimentos para quem sofre com anemia, e 1 xícara da hortaliça conta com 120 mg de vitamina C.

Repolho

Cinco colheres de sopa de repolho podem chegar a ter até 110 mg de vitamina C, e é preferível que seu consumo seja feito cru para que os nutrientes não se dissolvam na água.

Aspargos

Embora pouco consumido no dia a dia, o aspargo é um dos alimentos ricos em vitamina C da natureza, e duas xícaras pode lhe oferecer até 110 mg da vitamina.

Os aspargos podem ser consumidos refogados ou em conserva.

Couve

As folhas de couves são alimentos bastante nutritivos, e uma xícara do alimento conta com 115 mg de vitamina C. Além de ser consumida principalmente como acompanhamento da feijoada, ela também pode ser consumida em sucos e vitaminas.

Agrião

O agrião é uma hortaliça típica de saladas, e uma xícara de folhas de agrião conta com 100 mg de vitamina C.

Rúcula

Uma xícara de folhas de rúcula oferecem pode ter até 120 mg de vitamina C. A hortaliça pode ser consumida em saladas, refogados e até sucos de laranja para potencializar as quantidade dos nutrientes.

Uma xícara de folhas de rúcula oferecem pode ter até 120 mg de vitamina C
Uma xícara de folhas de rúcula oferecem pode ter até 120 mg de vitamina C

Viu como é fácil encontrar os alimentos ricos em vitamina C na natureza? Inclua essas frutas e vegetais em sua alimentação para garantir as doses adequadas do nutriente diariamente. Em alguns casos, ainda pode ser necessário suplementar a vitamina C, sendo importante consultar um médico para verificar a demanda do seu organismo.

Confira nossas ofertas de vitamina C aqui na Farmadelivery!

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...