Como funciona o medidor de glicose no sangue e quais cuidados tomar antes de usá-lo?
Usar o medidor de glicose é uma tarefa corriqueira no dia a dia de quem possui diabetes ou foi diagnosticado com pré-diabetes. Afinal, é com a ajuda deste aparelho que o paciente consegue monitorar os níveis de açúcar na corrente sanguínea e identificar picos e quedas durante o dia. Mas você sabe como funciona o medidor de glicose no sangue?
O glicosímetro é um aparelho usado principalmente antes e depois das refeições para verificar como o organismo reage após a ingestão de certos alimentos. A partir do resultado, que mostra a quantidade de açúcar no sangue, é possível identificar quando a glicose está descontrolada. Para isso, o paciente deve contar com kit de medir glicose, que inclui além do glicosídeo, uma caneta lancetadora e tiras reagentes para auxiliar na leitura do resultado do teste.
Para que você consiga entender melhor como esse aparelho funciona, separamos um post informativo contando mais como usar o medidor de glicose da forma correta. Veja a seguir!
Como funciona o medidor de glicose no sangue?
O glicosídeo conta com um monitor que mostra os níveis de glicemia em miligramas por decilitro (mg/dL), e acompanha uma lanceta, que é o instrumento que possui a agulha para furar o dedo. Junto a tudo isso ainda encontramos as tiras reagentes, onde o sangue é depositado para ser analisado no aparelho.
Quando colocamos a tira reagente com o sangue do paciente no aparelho, o monitor aponta os níveis de glicemia naquele momento, sendo muito usado para verificar as oscilações do açúcar no sangue de pacientes com diabetes ou que descobriram que a glicemia está descontrolada.
Como usar o medidor de glicose no sangue?
Passo 1 – configurando o glicosímetro
O primeiro passo é higienizar as mãos e secá-las muito bem, evitando que quaisquer fragmentos entrem em contato com a fita reagente e modifique o resultado do exame. Para isso, basta lavar as mãos com sabão e água corrente e certificar-se de não ficar restos de sabão na pele.
Em seguida, caso seja a primeira vez que usa o aparelho pode ser necessário fazer a configuração, que dependerá do fabricante e do tipo de glicosímetro que você está usando.
As informações para fazer a configuração correta normalmente são encontradas no manual de instruções ou na caixa do aparelho.
Leia também Como calibrar aparelho de glicemia Accu Chek Active
Alguns aparelhos permitem que você configure ainda o nível de hipoglicemia entre 60, 70 ou 80 mg/dL. Esse indicador é útil para avisar principalmente portadores de diabetes que precisam aplicar insulina que os níveis de açúcar estão baixos demais.
Passo 2 – Usando a lanceta
Depois de higienizar as mãos e configurar o aparelho, pegue uma caneta lancetadora e insira a lanceta. Tire a proteção da agulha e gire para fechar e abrir a caneta. A partir disso você poderá escolher a intensidade da agulha, que geralmente varia entre 1 e 3.
Enquanto as intensidades menores são usadas em crianças e bebês, intensidades mais altas são recomendadas para adultos, já que eles contam com a pele mais grossa.
Leia também Quantas vezes posso usar a mesma lanceta?
Depois de configurar a intensidade, ligue o aparelho e espere que ele carregue. Enquanto isso, pegue uma fita sem encostar nas extremidades e coloque no aparelho na direção indicada pelas setas.
Aguarde até que o monitor mostra um ícone indicando que está pronto para receber a gota de sangue.
Feito isso, aperte o dedo até que ele fique vermelho e encoste a lanceta na lateral. Embora a maioria fure o meio do dedo, a lateral costuma causar menos dor por contar uma quantidade menor de terminações nervosas.
Leia também Qual o melhor dedo para medir a glicose?
Quando a gota de sangue surgir, deposite na ponta da fita e aguarde a contagem regressiva até que apareça o resultado do seu nível de glicemia no momento.
Quais são os valores referências dos níveis de glicemia?
De modo geral, os valores de referência em jejum são:
- menor ou igual a 70 mg/dL: hipoglicemia;
- entre 70 e 100 mg/dL: normal;
- entre 100 e 125 mg/dL: pré-diabetes;
- igual ou superior a 126 mg/dL em dois dias diferentes: diabetes.
No entanto, vale lembrar que esses valores variam de pessoa para a pessoa, e você deve consultar um médico especialista para fazer uma avaliação e descobrir os valores exatos ideias para o seu quadro clínico.
Quais cuidados devo ter ao usar o medidor de glicose no sangue?
Leia o manual de instruções
Embora a maioria dos glicosímetros sejam similares, existem pequenas variações no funcionamento de um para outro. Pensando nisso, é muito importante ler o manual antes de usar o aparelho pela primeira vez e sempre que surgir alguma dúvida a respeito do manuseio e da limpeza do mesmo.
Faça a coleta apenas nos dedos das mãos
A medição dos níveis de açúcar no sangue devem ser feitos apenas nos dedos, já que ao usar o sangue de outra parte do corpo o resultado pode não ser tão preciso e acabar causando confusão.
Guarde o kit em local adequado
As fitas que ainda não foram usadas devem ser guardadas na embalagem original e em local fresco sem exposição ao sol e calor.
Além disso, lembre-se de verificar se as fitas ainda estão na validade e nunca as use se já estiverem vencidas.
Use as fitas do mesmo fabricante que o glicosímetro
Um erro muito comum é usar as fitas reagentes de marcas diferentes do glicosímetro. Isso pode fazer com que o resultado seja alterado e até mesmo causar problemas no aparelho.
Agora que você viu como funciona o medidor de glicose no sangue e como usá-lo da forma correta, use nossas dicas para evitar os erros na hora de medir a glicose. Lembre-se de estar sempre atento ao manual de instrução e tomar todos os cuidados que o fabricante recomenda em questões de cuidado e higiene com o seu kit.
Accu-Chek com Ótimo Preço
O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.
Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.
Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.
Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!