Imunidade infantil – Vitamina C para saúde das crianças.
As vitaminas promovem uma série de benefícios ao corpo humano em todas as faixas etárias. Neste caso, podemos destacar o uso de vitamina C, tão importante para a imunidade infantil e que favorece o bom funcionamento do organismo.
Portanto, desenvolvemos esse conteúdo com o intuito de compartilhar mais informações sobre o uso da vitamina C infantil, este elemento vital para as crianças. Leia até o final e tire todas suas dúvidas.
Veja também: Vitaminas Infantil – Qual idade e quando começar a usar?
Quais os benefícios da vitamina C para imunidade infantil?
Muito mais que um fortalecedor da imunidade infantil, a vitamina C é um potente antioxidante, que atua em várias reações metabólicas no organismo.
Neste caso, podemos destacar a sua contribuição na síntese do colágeno, proteína essencial para a manutenção da pele, mucosas, ossos, dentes e preservação da integridade dos vasos sanguíneos.
Além disso, esse nutriente protege as células contra a ação dos radicais livres e quadros inflamatórios. Sua presença ainda garante o bom funcionamento dos glóbulos brancos, ajuda a eliminar vírus e bactérias do organismo e favorece a cicatrização.
Ou seja, a vitamina C é indispensável para o crescimento e saúde dos pequenos.
Quanto de vitamina C uma criança deve consumir?
A necessidade de ingestão diária da vitamina C varia de criança para criança, levando em consideração a idade, necessidades nutricionais específicas e outros casos que devem ser avaliados pelo pediatra.
Contudo, profissionais da saúde consideram os seguintes valores como quantidades adequadas e seguras para os pequenos. Veja a seguir:
- 6 a 12 meses – 50mg de vitamina C por dia (quantidade obtida por meio do leite materno);
- 1 a 3 anos – 15mg de vitamina C por dia;
- 4 a 8 anos – a partir de 25mg de vitamina C diariamente.
Vale ressaltar que, a vitamina é obtida através dos alimentos ou pela suplementação, porém, o ultimo caso, só deve ser feito sob supervisão médica.
Quais alimentos alimentos ricos vitamina C?
A vitamina C é facilmente encontrada em frutas cítricas e vermelhas como, por exemplo a laranja e o morango.
O consumo dessas frutas pode atender as necessidades diárias do nutriente em crianças de diferentes idades.
Além disso, incluir na alimentação verduras e legumes como a couve e o brócolis também fornece quantidades necessárias da vitamina.
Exemplos de outros alimentos que favorecem a imunidade infantil: tomate, acerola, brócolis e mamão formosa, goiaba e etc.
Por isso, introduzir todas essas fontes desde cedo nas refeições das crianças é fundamental para que elas se acostumem e aprendam a saboreá-las. Contudo, se houver resistência ou a alimentação não for o suficiente, deve-se recorrer aos suplementos.
Vitamina C para imunidade infantil – como suplementar?
O uso de suplementos vitamínicos, como dissemos anteriormente, só deve ser realizado com a indicação e supervisão médica.
Neste caso, o pediatra normalmente indica opções de suplementos de vitamina C com fórmulas e ingredientes naturais e apresentações específicas para o público infantil.
Veja a seguir alguns exemplos encontrados da vitamina C para crianças:
- Gotas – Normalmente indicado para recém-nascidos, bebês e crianças menores. Uma opção bastante indicada é o Redoxon Gotas.
- Xarope – Possuem indicação para crianças acima de 1 ano e podem ter a vitamina C associada a outros nutrientes, como é o caso do Vitaxon C Kids.
- Gomas – Com indicação a partir dos 4 anos, as vitaminas em forma de balas de goma são mais atrativas e aceitas pelas crianças. Um exemplo muito recomendado pelos médicos é a Dr. Good Kids – Vitamina C.
Crianças podem tomar vitamina C efervescente?
A vitamina C efervescente é uma das opções mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado. No entanto, para o uso infantil, elas são recomendadas somente a partir dos 12 anos de idade ou conforme a orientação médica.
Sendo assim, podemos concluir que a vitamina C é um elemento indispensável na nutrição da crianças. O nutriente age no bom funcionamento de todo organismo e principalmente na manutenção da imunidade infantil, que ainda está em desenvolvimento.
Contudo, vale ressaltar que o conteúdo informativo desta matéria não dispensa a consulta médica. Ou seja, sempre busque a orientação do pediatra para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos.