|

Falta de ar na gravidez é normal? Quais são as causas?

A sensação de falta de ar na gravidez é bastante comum, principalmente em casos de gestação múltipla. Além disso, o sintoma aparece em maior frequência entre primeiro ao segundo trimestre da gestação.

O sintoma ocorre com o crescimento do bebê. Ou seja, com o desenvolvimento do bebê, há uma compressão do diafragma e dos pulmões, diminuindo a capacidade de expansão da caixa torácica, gerando a sensação de falta de ar.

Contudo, outros fatores podem estar relacionados a dificuldade para respirar. Por isso, desenvolvemos esse conteúdo para trazer mais informações e conhecimento sobre a falta de ar na gravidez. Leia a matéria até o final e tire suas dúvidas.

+ Para mais informações, acesse também: Falta de ar – O que pode ser e o que deve ser feito?

É normal sentir falta de ar na gravidez?

Sim! Desde o inicio da gestação até o final dela, o corpo passa por diversas mudanças necessárias para se adaptar ao desenvolvimento do bebê. Portanto, o mesmo ocorre com o sistema respiratório.

Neste caso, essas mudanças fazem com que a respiração da gestante fique mais curta e um pouco mais acelerada, podendo ocasionar uma sensação de fadiga ou falta de ar. Essa sensação costuma não ser intensa e, em alguns casos, pode ser percebida desde o primeiro trimestre da gestação.

Contudo, é importante estar atento quanto a evolução do sintoma. Profissionais da saúde consideram anormal a falta de ar intensa e quando vem acompanhada de outros sintomas, como por exemplo, a dor no peito.

Mulheres que possuem asma ou bronquite devem redobrar os cuidados durante a gravidez.



A falta de ar na gravidez prejudica o bebê?

Depende. Se a falta de ar for passageira, como a maioria das gestantes sentem ao longo da gravidez, não causa nenhum mal ao bebê. Isso se deve ao fato da criança receber todo o oxigênio necessário através do sangue vindo pelo cordão umbilical.

No entanto, se a gestante apresentar outro sintomas ou a respiração ficar cada vez mais difícil, deve buscar ajuda médica imediatamente.

+ Para mais informações, leia também: Cansaço e falta de ar – O que esses sinais podem indicar?

Quais são as principais causas?

A falta de ar na gestação pode ocorrer por diversas causas diferentes, veja quais são as principais delas:

  • Alterações hormonais;
  • Crescimento do bebê;
  • Peso no útero;
  • Excesso de atividade física;
  • Cansaço;
  • Ansiedade;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Doenças do coração.


O que fazer para aliviar a falta de ar na gravidez?

É bastante comum que o sintoma diminua naturalmente a partir da 34º semana de gestação. A partir desse período, a barriga tende a “descer” quando o bebê encaixa na pelve, facilitando a respiração da mãe.

Contudo, existem algumas práticas que podem aliviar a falta de ar na gravidez. Veja a seguir quais são eles:

1. Mantenha a calma e controle respiração

Primeiramente, é muito importante que a mãe tente relaxar. Isso porque uma das causas principais associadas a falta de ar é justamente a ansiedade.

Portanto, é fundamental evitar situações de estresse, praticar exercícios de respiração e meditação. Esse hábito, principalmente quando já estiver com falta de ar, pode aliviar rapidamente o sintoma.

2. Cuidado ao realizar atividades físicas

Profissionais da saúde orientam que a prática de exercícios físicas deve ser realizada com cautela, evitando realizar atividades sob o sol e aquelas que não sejam recomendadas para gestantes.

3. Descanse!

Sempre que sentir cansaço e falta de ar, a melhor opção é sempre descansar até que a respiração volte ao normal. Ou seja, sente ou deite enquanto sentir a falta de ar.

Além disso, outra dica é que se a mãe estiver deitada, prefira ficar de lado. Esta posição facilita o retorno do sangue aos membros, pois a artéria aorta, que fica do lado esquerdo, tem uma parede mais espessa e tolera melhor a compressão.

Agora que você já sabe que a falta de ar na gravidez é comum, coloque em prática as dicas que demos até o momento. Contudo, fique atento aos sinais que podem indicar o surgimentos de outras doenças e busque a orientação médica caso haja dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares