Por que ficamos mais doentes no inverno? Como se prevenir?
Apesar de muitos preferirem os dias frios aos quentes, é muito comum o aumento de pessoas doentes no inverno. Mas você já se questionou do porquê isso acontece?
O nosso sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios, que atua como ‘vassouras” colocando os invasores para fora. Contudo, com o tempo frio os cílios da mucosa sofrem uma paralisia, que facilita a entrada de microorganismos no corpo e, causando tipos diferentes de infecção.
Além disso, durante o inverno ocorre a combinação de temperatura baixa e ar seco, que propicia uma sobrevida maior do vírus. Fora isso, os ambientes ficam mais fechados e a aglomerados, favorecendo a proliferação dos diversos tipos de vírus respiratórios.
Para saber mais sobre o assunto, desenvolvemos esse conteúdo explicando porque ficamos mais doentes no inverno e outras curiosidade. Leia até o final e saiba mais!
+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Quais são as doenças comuns no inverno?
Nos dias mais frios do ano, é bastante comum o diagnóstico dos seguintes quadros:
- Gripes e resfriados;
- Asma, sinusite e rinite alérgica;
- Exacerbações de bronquite crônica;
- DPOC (doença obstrutiva pulmonar crônica);
- Pneumonias.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
O resfriado apresenta sintomas geralmente que não desencadeiam infecções secundárias. Assim, é comum pacientes relatarem complicações em apenas 8% dos casos. Seus sintomas mais comuns são, coriza, tosse e dor de garganta, que podem desaparecer em até 10 dias.
Contudo, a gripe está frequentemente relacionada a infecções bacterianas secundárias, como é o caso da pneumonia bacteriana. Sendo assim, indivíduos que fazem parte do grupo de risco, estão mais suscetíveis a essas complicações.
Outro fator que diferencia resfriado e gripe é o início dos sintomas de cada doença: enquanto o vírus da gripe causa uma febre alta repentina, os primeiros sintomas a se manifestar do resfriado são coriza e dor de garganta.
+ Para mais informações sobre o assunto, leia também: Gripe: Por que algumas pessoas ficam mais gripadas que as outras?
Por que ficamos doentes com frequência no inverno?
Apesar de não existir uma relação específica, as pessoas de fato costumam ficar mais doentes no inverno. A explicação para isso é que os vírus ficam mais ativos nessa época e, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a proliferação de microrganismos.
Ou seja, sentir frio não é o motivo para ficarmos doentes. No caso, o tempo frio favorece o contágio de gripes e resfriados.
Além disso, o ar seco provoca o ressecamento das mucosas do aparelho respiratório, o que compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo.
Quais pessoas estão mais propensas a ficarem doentes no inverno?
Alguns grupos considerados de risco estão mais suscetíveis a infecções, que aumentam durante a época de frio. Os grupos que estão mais vulneráveis a essas doenças são:
• Pessoas imunossuprimidas – Este grupo é mais vulnerável, pois são pessoas que convivem com HIV, transplantadas, que fazem uso de medicamentos imunossupressores ou que possuem alguma doença que ataca o sistema imunológico. Por isso, apresentam imunidade mais baixa.
• Crianças menores de cinco anos – Por não terem o sistema imunológico bem formado, os pequenos estão sujeitos às infecções respiratórias e agentes que causam quadros alérgicos. Por isso, quando uma criança vai à escola com alguma doença viral ou bacteriana, é comum os colegas se contagiarem também.
• Idosos acima de 60 anos – Nessa faixa etária, é bastante comum a presença de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e outras, o que debilita a imunidade. Assim, idosos ficam mais suscetíveis a infecções e complicações.
Doenças que parecem “inofensivas” podem causar complicações graves a essas pessoas
Como podemos evitar ficar doentes no inverno?
Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias, veja a seguir alguns exemplos:
- Higienize as mãos com frequência – use água e sabão ou álcool 70%;
- Evite levar as mãos até o rosto, olhos, boca e nariz;
- Mantenha-se hidratado. Tomar pelo menos 2L de água por dia é uma boa meta, mas o consumo pode ser maior ou menor, dependendo do estilo de vida e necessidade da pessoa;
- Alimente-se bem e de forma balanceada. Aumente o consumo de folhas verdes escuras que são ricas é nutrientes que auxiliam o sistema imunológico; ovos, leite e salmão que possuem altas concentrações de Vitamina D;
- Além disso, consuma brócolis, couve, goiaba, acerola e outros alimentos que contenham altas concentrações de Vitamina C, pois eles ajudam a reforçar o sistema imune;
- Mantenha-se fisicamente ativo durante o inverno;
- Limpe superfícies e objetos compartilhados ou de alto contato em sua casa com frequência;
- Tome a vacina contra a gripe e consulte regularmente um profissional da saúde.
+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: Frio e corpo – Como os dias frios afetam o organismo?
Agora que você já sabe porque as pessoas costumam focar mais doentes no inverno e nos dias frios, inclua no seu dia a dia todas as medidas de proteção.
Além disso, sempre que necessário, consulte um médico para outras dúvidas e indicação de tratamento correto.