Sistema imunológico: O que é, quais os tipos e como cuidar?
O sistema imunológico é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Também conhecido como sistema imune, é um complexo conjunto de células, tecidos e órgãos responsáveis por proteger o organismo, como um escudo.
Além disso, este sistema é responsável por promover o equilíbrio do organismo a partir da resposta coordenada das células e moléculas produzidas em resposta ao patógeno.
Ou seja, essa função garante a saúde e bem-estar do corpo no geral, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças. Por isso, é fundamental garantir que o sistema imunológico esteja forte.
Leia o conteúdo desta matéria e tire suas dívidas sobre imunidade e saiba também como cuidar e se manter prevenido.
+ Para saber mais, sobre Imunidade acesse também: Imunidade baixa: Por que tempo frio prejudica a saúde?
O que é sistema imunológico?
O sistema imunológico é a defesa do corpo contra agentes infecciosos. Ele é constituído por tecidos, órgãos e células especiais que agem defendendo o organismo contra bactérias, vírus e outros micro-organismos.
Ou seja, o sistema imune é a proteção do corpo, uma barreira que nos protege contra agentes indesejáveis que tentam invadir o nosso corpo. Assim, representa a defesa do corpo humano.
Contudo, algumas pessoas podem apresentar imunidade baixa, que causam diversos sintomas, além de aumentar a suscetibilidade a infecções.
Quais os tipos de imunidade?
O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Além disso, existem dois tipos de resposta imune sendo elas: Inata e Adquirida.
A imunidade inata é aquela que temos desde o nascimento, a nossa primeira linha de defesa. Ou seja, nela temos a ação de barreiras naturais físicas, químicas e biológicas. Veja a baixo quais são elas:
- Pele;
- Muco;
- Cílios;
- Lágrima;
- Plaquetas;
- Saliva;
- Suco gástrico;
- Suor.
Já a imunidade adquirida, como o próprio nove diz, ocorre ao longo do desenvolvimento do indivíduo. Para ser desenvolvida, necessita do contato com um agente invasor, o faz evoluir as defesas do corpo e assim, fazendo a síntese de anticorpos. Além disso, ela pode ser adquirida com a aplicação de vacinas.
A imunidade adquirida pode ser classificada em humoral ou mediada por células. A primeira é mediada pelos anticorpos, e a segunda, pelos linfócitos T.
Quais células responsáveis pelo sistema imune?
As células de defesa pertencentes ao sistema imune são:
- Neutrófilos – Circulam em maiores concentrações e são as primeiras a identificar e atuar contra a infecção;
- Linfócitos – São aquelas que costumam ficar mais alteradas durante as infecções, pois garante especificidade à resposta imunológica. Há três tipos de linfócitos, o B, T e o Natural Killer (NK). Cada um desempenha diferentes funções no organismo;
- Monócitos – Estes circulam temporariamente no sangue e são importantes para o combate ao agente agressor do organismo;
- Eosinófilos – Normalmente, estes circulam em menores quantidades no sangue, mas sua concentração pode aumentar durante reações alérgicas ou em casos de infecções parasitárias, bacterianas ou por fungos;
- Basófilos – Também estão presentes em menores concentrações, porém podem aumentar em quadros de alergias ou inflamações prolongadas.
Sendo assim, a partir do momento em que um agente infeccioso entra em contato com o organismo, as células do sistema imunológico entram em ação e atuam no combate ao agente agressor. Por isso, é sempre importante estar atento aos cuidados e evitar que a imunidade caia.
+ Para saber mais sobre Saúde, leia também: Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar.
Como saber se a imunidade está baixa?
Normalmente, quando a imunidade está baixa a pessoa fica doente com frequência. Ou seja, se você fica resfriado ou gripado facilmente, pode ser um sinal de que seu organismo não está produzindo agentes de defesa o suficiente para manter seu corpo protegido.
Quais são os sintomas da imunidade baixa?
- Infecções frequentes;
- Cansaço em excesso;
- Perda ou ganho de peso;
- Queda de cabelo;
- Febre frequente e calafrios.
Contudo, diferente do que se imagina, não é difícil cuidar da imunidade. Além do uso de suplementos vitamínicos, existem remédios caseiros chás e ervas que podem auxiliar no fortalecimento do sistema imune.
Além disso, a prática regular de atividades físicas e uma boa alimentação são fundamentais para garantir uma vida saudável e longe de doenças. Portanto, veja a seguir alguns alimentos que contribuem para o aumento do sistema imunológico:
Quais alimentos fortalecem o sistema imunológico
- Morango – Rica em vitamina C, a fruta contribui para o fortalecimento das células de defesa do corpo;
- Shitake – Fonte de lentinana, um nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa e aumentar a imunidade;
- Tomate – Composto de vitamina A, o alimento age na manutenção da integridade das células do sistema imunológico;
- Iogurte natural – Possui probióticos importantes que auxiliam nas células do sistema imune.
- Gengibre – O alimento é rico em antioxidantes e possui propriedades antibacterianas, por isso fortalece o sistema imunológico
- Sementes de girassol – Com grandes quantidade de vitamina E, a semente ajuda na proteção das células do corpo contra substâncias tóxicas;
- Própolis – O alimento contém proteínas e compostos capazes de alterar e regular o sistema imunológico. Além disso, ele possui benefícios antibacteriano, antiviral e ativa os passos iniciais da resposta imune.
- Alho – Devido sua função imunoprotetora e boas doses de selênio e zinco, o alho é importante para evitar infecções virais, como por exemplo, gripes e resfriados.
Para saber mais sobre Vitaminas para Imunidade, leia também: As melhores vitaminas para aumentar imunidade
Sendo assim, agora que você já sabe o que é o sistema imunológico, seus tipos e qual a importância para a saúde, fica mais fácil para cuidar do seu corpo.
Além disso, sempre que houver outras dúvidas, consulte um médico para melhor orientar sobre uma dieta adequada ou uso de suplementos, se necessário.