| |

Imunidade baixa: Por que tempo frio prejudica a saúde?

Durante o outono e o inverno, alguns fatores contribuem para deixar o nosso corpo mais vulnerável a doenças. Apesar de muitos falarem sobre isso, o frio não tem relação direta com a imunidade baixa no organismo.

No entanto, a maior circulação de vírus, o ar mais seco, a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição colaboram para que o número de infecções nesta época do ano cresça consideravelmente.

Assim, esses fatores estão relacionados tanto à piora de doenças respiratórias preexistentes, como a sinusite, asma e a rinite, bem como desencadeiam a ocorrência de outras infecções.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, criamos este conteúdo com algumas informações sobre a baixa imunidade durante o inverno e o que fazer para cuidar da sua saúde. Leia a matéria até o final e tire suas dúvidas.

+ Para saber mais sobre Doenças no Inverno, veja também: Por que ficamos mais doentes no inverno? Como se prevenir?

Como o frio afeta nossa imunidade?

Durante os dias mais frios, a imunidade baixa ocorre como resultado de uma série de fatores, que devemos ficar atentos. Um dos principais pontos é que, com as quedas dos termômetros, nosso corpo aciona um mecanismo que causa o aumento da pressão arterial, o que pode afetar o sistema imunológico.

Outro fator do que preocupa durante clima mais frio e seco, são os cílios que protegem a nossa mucosa respiratória. Nestes períodos eles trabalham mais devagar, deixando tudo mais ressecado. Esse ressecamento pode deixar o corpo mais suscetível a doenças.

Mulher sentada no sofá de frente para um notebook, coberta com uma manta e sentindo frio.
O tempo frio pode afetar o corpo de diferentes formas, mas principalmente provocando doenças respiratórias.

Além disso, com as temperaturas baixas, ficamos mais expostos a infecções respiratórias. Um exemplo disso é a rinite vasomotora, também conhecida como rinite não alérgica. Nesta condição, surgem alterações nos vasos sanguíneos, que causam sintomas como coriza, espirros e obstrução nasal. Neste caso, o ar seco inspirado parece agravar esta condição.

Assim, como resultado ocorre a queda da imunidade. Basta um pequeno descuido com a higiene para entrarmos em contato com um vírus e contrairmos algum tipo de doença.



Por que ficamos doentes com mais frequência durante o outono e inverno?

Embora o frio não seja a causa de gripes e resfriados, é comum algumas pessoas ficarem doentes com mais frequência durante as estações do outono e inverno, principalmente aquelas que possuem rinite, sinusite e bronquite.

Isso ocorre por causa dos agentes alérgenos que estão mais ativos, principalmente nesta época do ano. Além disso, por ficarmos aglomerados em ambientes fechados e sem ventilação, facilitamos o contato e a transmissão de vírus, no caso das gripes e resfriados.

Mulher sentada no sofá, com uma manta sobre os ombros, sentindo sintomas de gripe decorrente da imunidade baixa.
A maior circulação de vírus e microoganismos causam gripes e resfriados durante os dias mais frios.

Portanto, para manter-se protegido é importante garantir que o ambiente esteja sempre limpo e bem arejado. Por isso, mantenha-se hidratado, pratique atividades físicas e alimente-se bem. Isso pode ajudar a prevenir e combater doenças comuns dos dias frios.

Além disso, aquele conselho de mãe é sempre válido. Não se esqueça do casaco ao sair de casa! Isso porque manter seu corpo aquecido é uma forma de se proteger do choque térmico ao entrar em contato com o vento frio.

Esse cuidado pode evitar que a sua imunidade fique baixa e, consequentemente, ajuda na prevenção de doenças e infecções respiratórias.  

+ Para saber mais sobre Saúde no Frio, leia também: Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar.

Imunidade baixa e cuidados com a saúde durante o frio

Como foi dito anteriormente, os cuidados com a imunidade devem ser redobrados durante os meses mais frios do ano. Portanto, veja 5 dicas fundamentais para manter o bom funcionamento do seu corpo e a imunidade em dia durante esse período:

  1. Beba água – O clima seco faz com que o nosso corpo necessite de ainda mais hidratação. Além disso, a água ajuda eliminar toxinas do corpo, evitando doenças.
  2. Alimente-se adequadamente – Busque manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes como vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. Opte também por consumir frutas cítricas, que são ótimas fontes desses elementos além de serem ricas em vitamina C.
  3. Pratique atividades físicas regularmente – Praticar algum tipo de exercício promove a oxigenação das células, o que fortalece as defesas do corpo.
  4. Priorize seu sono – Ter uma boa noite de sono faz bem para o humor, como também a saúde no geral. Isso porque dormir bem diminui a produção de cortisol, um hormônio quem em excesso pode causar a queda da imunidade.
  5. Evite locais fechados e aglomerações – Como já foi dito, no frio é comum deixarmos portas e janelas fechadas, mas isso pode favorecer a circulação de vírus no ar. Portanto, evite locais cheios e deixe o ar circular.


Agora que você já sabe porque é comum a imunidade ficar baixa durante os meses mais frios e como é possível se prevenir contra doenças, não deixe de cuidar da sua saúde.

Além disso, lembre-se de manter suas vacinas todas em dia e de consultar um profissional da saúde antes de se automedicar ou para esclarecer outras dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares