Veja quais cuidados devemos ter no frio com a saúde.
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Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados que devemos tomar

O tempo frio requer mais cuidado com a saúde. Ou seja, devemos separar casacos e outros acessórios para nos proteger e, além disso, devemos estar atentos aos cuidados com a saúde nestes períodos.

Além disso, a baixa umidade do ar e as quedas bruscas na temperatura, características das estações frias do ano, criam condições ideais para o surgimento de doenças. Portanto, os cuidados com a saúde no inverno são fundamentais para manter a qualidade de vida.

Para isso, desenvolvemos este conteúdo com algumas dicas  que podem te ajudar nos cuidados com a sua saúde no frio.

+ Para saber mais sobre as Doenças no Frio, leia também: Problemas de saúde no frio: As 10 doenças mais comuns no inverno.

Porque os cuidados com a saúde no frio é importante?

Com a chegada dos dias frios, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. A queda da temperatura, associada à baixa umidade do ar, faz com que nosso organismo sinta a mudança de forma drástica.

Além disso, ocorre uma maior concentração de poluentes que favorecem o desenvolvimento de doenças respiratórias. 

Assim, confirmamos que existe uma relação entre as baixas temperaturas e a umidade do ar, já que os dois oferecem riscos e causam prejuízos notáveis para a saúde, como o aumento de infecções virais, queda da imunidade, além de favorecer complicações cardíacas.

E como sabemos, no frio período em que as patologias respiratórias são comuns, dentre elas;

Especialistas apontam que doenças transmitidas pelo ar aumentam consideravelmente no inverno, devido à sazonalidade do vírus, baixa umidade e fatores comportamentais. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com as crianças e os idosos

Portanto, nos dias frios os cuidados com a saúde merecem atenção especial para cuidar da saúde e evitar todas essas complicações – contribuindo para ter mais qualidade de vida e disposição para encarar os desafios diários e aproveitar todos os momentos. 



Quais os principais cuidados no frio com a saúde?

Agora que você já sabe porque no frio devemos redobrar a atenção com a saúde, veja a seguir quais são os principais cuidados que devemos ter:

1. Pratique atividades físicas regularmente

Praticar atividades físicas mesmo durante os dias frios é muito importante para fortalecer a imunidade de todo o organismo e promover a saúde física e mental.

Outro benefício da prática de exercícios é que eles aceleram o metabolismo. Ou seja, os esportes são capazes de melhorar a disposição para encarar as atividades do dia a dia.

Mulher se alongando para praticar exercícios durante o frio.

Sendo assim, mesmo quando bater aquela preguiça, é importante enfrentar o frio e praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Lembre-se que esse hábito pode proporcionar benefícios a sua resistência, melhora do desempenho físico e ajudar no controle de peso.

2. Mantenha os ambientes arejados

Durante os dias frios, é bastante comum fecharmos todas as portas e janelas para deixar o ambiente mais quente.

Contudo, ao fazer isso impedimos a circulação de ar, colaborando para o surgimento de doenças típicas da época. Isso porque, ao contrário do que se acredita, os casos de doenças respiratórias aumentam não pela baixa temperatura, mais sim pela aglomeração de pessoas em um ambiente.

Por isso, é importante manter, pelo menos, uma janela aberta para promover a circulação do ar no ambiente.

+ Para saber mais sobre Prevenção da Gripe, leia também: Como se prevenir da gripe? 10 dicas para sua saúde.

3. Beba mais água

É comum no inverno não sentirmos sede e, com isso, deixamos de beber as quantidades necessárias de água.

A água, além de contribuir para as ações do metabolismo, ajuda a hidratar a pele e a garganta, o que é muito importante, especialmente nos dias em que o ar está mais seco.

Homem bebendo um copo de água para manter a saúde no frio.

Ou seja, a água é essencial para manter o bom funcionamento do organismo e, por isso, seu consumo deve ser feito nas mesmas quantidade também durante os dias frios.



4. Alimente-se bem e de forma saudável

É normal que nos dias frios as pessoas aumentem consideravelmente o consumo de pratos gordurosos e calóricos. No entanto, é importante manter uma dieta equilibrada, com bastante opções de frutas, legumes e verduras.

Levando em consideração que este é um período em que o corpo está mais suscetível a doenças, uma boa alimentação é fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao sistema imunológico, garantindo maior resistência no combate a doenças respiratórias.

5. Frio e saúde: Mantenha as vacina em dia

As vacinas tem o papel de fortalecer o sistema imunológico e evitar epidemias de doenças graves. Sendo assim, deve-se manter as vacinas em dia para permanecer saudável e evitar problemas de saúde.

Pessoa tomando vacina contra gripe.

Como foi dito anteriormente, o aumento de casos de gripe forte é bastante comum em estações mais frias (outono e inverno). Em alguns casos, a infecção pode evoluir para outras doenças, como por exemplo, a pneumonia. Por isso, vacinar-se contra o Influenza ajuda a prevenir sintomas desagradáveis.

Esse cuidado em relação a proteção propiciada pela vacina deve ser redobrado em crianças menores de 6 anos e idosos maiores de 60 anos de idade. Busque a orientação médica e informe-se nos postos de saúde da sua região sobre os períodos de campanha de vacinação

+ Para saber mais sobre a Vacina da Gripe, leia também: Vacina contra a gripe: Quem deve tomar? Saiba mais.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar para manter sua saúde em dia durante os dias mais frios, não deixe de incluir as dicas destacadas neste texto no seu dia a dia.

Além disso, evite a automedicação e busque sempre a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar qualquer tratamento ou para outras dúvidas.

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Resumo:

Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados que devemos tomar


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