Entenda melhor o que é saúde mental e como mantê-la

O que é saúde mental?

Essa não é uma pergunta tão simples de ser respondida. São diversas as fontes, recursos, abordagens e perspectivas que tentam conceituar a saúde mental, tornando-o um tema amplo e complexo. 

Ao pensar em saúde mental, muitas pessoas pensam em doenças de ordem psiquiátrica, mas o assunto vai muito além disso. É preciso pensar em saúde mental como a condição de lidar com situações cotidianas, que são diversas e muitas vezes imprevisíveis. 

Confira mais detalhes a seguir sobre o conceito de saúde mental, iniciativas para sua conscientização e dicas para mantê-la em dia. Boa leitura! 

+ Leia também: Como cuidar da saúde mental?

Dia Mundial da Saúde Mental 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar que possibilita que o indivíduo use suas próprias habilidades, recupere-se do estresse cotidiano, seja produtivo e contribua com a sua comunidade. 

Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno mental, segundo a OMS, sendo que há 3 milhões de mortes anualmente devido ao uso abusivo de álcool. A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio. 

Conheça o dia mundial da Saúde Mental
Conheça o dia mundial da Saúde Mental

Para fomentar a educação e conscientização sobre esse tema, foi criado o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de Outubro.

A data existe desde 1992, e foi criada por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, uma organização global de saúde mental formada por membros e contatos em mais de 150 países. 

Com essa data, o objetivo é combater o preconceito, conscientizar a população e chamar a atenção pública para a questão da saúde mental no mundo.

A depressão é uma das principais causas de incapacidade, podendo levar ao suicídio. A doença afeta mais mulheres do que homens e pode acarretar problemas no trabalho, em casa, nas relações sociais e na escola.

Além disso, também pode interferir na saúde física. Tratamentos com multiprofissionais ou atividades físicas podem ajudar na recuperação.

Tudo sobre o dia da Saúde Mental
Tudo sobre o dia da Saúde Mental

Confira a seguir qual o panorama atual de saúde mental no Brasil. 



Os cuidados com saúde mental no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) divulgada recentemente aponta que o Brasil está entre os países com mais pessoas ansiosas (63%) e depressivas (59%).

Esse quadro se agravou ainda mais entre 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus, já que o afastamento social imposto por quarentena e lockdown privou a população do convívio social, do trabalho e de muitas atividades de lazer.

A assistência às pessoas portadoras de algum transtorno psiquiátrico é um direito de todos, ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma integral e gratuita. 

Conheça os cuidados com a saúde mental no Brasil
Conheça os cuidados com a saúde mental no Brasil

A identificação precoce dos sintomas é realizada por meio da Atenção Primária à Saúde (APS), que é considerada a porta de entrada  do SUS.

À Rede de Atenção Psicossocial (Raps) cabe organizar e estabelecer os fluxos de atendimento. Essa Rede é composta por vários serviços com diferentes complexidades, como:

  • 48 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • 2.795 Centros de Atenção Psicossocial (Caps);
  • 1.894 Serviços Hospitalares de Referência (Leitos em Hospitais Gerais);
  • 13.219 Leitos em Hospitais Psiquiátricos;
  • 801 Residências Terapêuticas;
  • 183 Consultórios de Rua;
  • 69 Unidades de Acolhimento (Adulto e Infanto-juvenil);
  • 128 Equipes multiprofissionais de atenção especializada em Saúde Mental (AMENT).

A saúde mental deve ser considerada uma política pública prioritária no SUS, e deve ser uma preocupação da atenção básica até o atendimento especializado.

Veja os serviços que o Brasil disponibiliza com relação a este tema
Veja os serviços que o Brasil disponibiliza com relação a este tema

Mas também deve ser uma prioridade de cada um, que pode cuidar da sua saúde mental no dia a dia como forma de garantir sua qualidade de vida e prevenir futuros problemas. 

Confira a seguir o que você pode fazer no seu cotidiano para cuidar da sua saúde mental da melhor forma. 

Dicas para cuidar da sua saúde mental 

Uma pessoa é um ser bio-psico-social, portanto são muitos os fatores que influenciam o seu nível de saúde mental. Assim sendo, esses aspectos podem estar associados a questões sociais, psicológicas e biológicas.

Alguns exemplos que podem interferir negativamente na saúde mental são problemas socioeconômicos, aumento da violência, perdas repentinas, condições de trabalho, fatores psicológicos e de personalidade, fatores genéticos, violação de direitos, etc.

Dicas de como cuidar da saúde mental
Dicas de como cuidar da saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto os cuidados com a saúde física, pois uma influencia a outra. Veja a seguir algumas dicas que vão fazer toda a diferença para o seu bem-estar no dia a dia. 

Cuide do seu corpo 

Como tudo está relacionado, cuidar da saúde do seu corpo é uma das principais maneiras de cuidar também da sua saúde mental. Uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas são hábitos indicados em qualquer contexto de saúde.

Um cardápio rico e variado em vegetais e outros alimentos saudáveis é capaz de fornecer nutrientes essenciais para garantir o bem-estar. Uma alimentação balanceada é o segredo para manter o bom funcionamento do organismo, inclusive as funções cerebrais (como memória e cognição), e a produção de hormônios relacionados ao humor, sono e níveis de energia. 

Exercitar-se frequentemente também é importante, pois ajuda a proporcionar maior disposição física e leva mais nutrientes e oxigênio para as células (o que vale principalmente para os neurônios).

Cuidar do corpo reflete na saúde mental
Cuidar do corpo reflete na saúde mental

Além disso, durante os exercícios são liberados hormônios que trazem sensação de prazer e bem-estar. Isso pode ajudar não somente a evitar problemas emocionais, como também ser um aliado no tratamento de muitos transtornos psiquiátricos. 

Invista na qualidade do seu sono

Dormir bem é imprescindível para garantir sua saúde mental, já que é durante o sono que o organismo se regenera e realiza os processos necessários de regulação.

Quem já passou um tempo em privação de sono sabe como isso afeta praticamente todo o funcionamento corporal, proporcionando confusão mental e dificuldade de raciocínio, entre outros sintomas. 

É comum que quem tem uma noite mal dormida acorde de mau humor, pois a baixa qualidade do sono favorece o estresse e prejudica a regulação emocional.

Dormir bem está relacionado com horas seguidas de sono, sem ou pouca interrupção, e despertar com uma sensação de energia recarregada. 

Tenha uma boa noite de sono
Tenha uma boa noite de sono

Se esse não é o seu caso, talvez seja válido promover algumas mudanças para garantir melhores noites de sono, como ficar longe de telas algumas horas antes de dormir, comer alimentos leves durante a noite e anotar os principais compromissos do dia seguinte em sua agenda. Isso tudo pode ajudar você a ir para a cama com a mente mais relaxada. 

Tire um tempo para você

Atualmente, muitas pessoas têm rotinas de trabalho cheias de afazeres e compromissos, e acabam deixando os cuidados pessoais de lado. Achar um momento para cuidar de si mesmo é um ato de amor-próprio, e imprescindível para sua autoestima e saúde mental. 

Reserve um tempinho todos os dias para fazer algo que você gosta, como fazer uma caminhada, ler um bom livro, dançar ou assistir uma série. Nem que sejam apenas 30 minutos diários, manter uma atividade prazerosa em seu dia vai fazer toda a diferença. 

Esteja perto de quem te faz bem

Manter bons relacionamentos é fundamental para a saúde mental pois ajudam a fazer com que a vida tenha sentido. Não é à toa que o isolamento social exigido durante a pandemia da Covid-19 deixou as pessoas mais deprimidas e ansiosas. 

Promova a sua saúde mental
Promova a sua saúde mental

Sempre que possível, busque estar próximo de familiares e amigos que você ama e te fazem bem. Uma relação saudável é composta por diálogo, compreensão e acolhimento.

Tudo isso contribui com a percepção de valorização no relacionamento, o que faz muito bem para a autoestima.  

Procure ajuda 

Por fim, é importante estar atento aos sinais e buscar ajuda quando necessário. Quando as coisas não vão bem e há dificuldades em lidar com as emoções, com a realidade do momento ou com frustrações, buscar ajuda profissional é o mais indicado.

Há diferentes alternativas de profissionais e serviços de saúde mental que podem lhe auxiliar durante momentos difíceis. Você não precisa enfrentar isso sozinho(a). 

Alguns dos principais serviços gratuitos que oferecem ajuda são o Centro de Valorização da Vida (CVV) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). 

O CVV presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, por meio do telefone (disque 188), email e chat. 

Nunca enfrente problemas sozinhos, procure um profissional se for o caso
Nunca enfrente problemas sozinhos, procure um profissional se for o caso

Já os Caps atendem pacientes com transtornos mentais moderados a graves, incluindo os causados por dependência química (como o álcool).

As consultas são feitas por agendamento, e é preciso levar a carteirinha do SUS, um documento com foto e o encaminhamento de uma unidade de Estratégia Saúde da Família.

Esse artigo foi eficaz em esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, ou sugestões de outros temas que gostaria de ver em nosso blog. 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Resumo: O que é saúde mental?

Posts Similares