Dia Mundial da Saúde Mental: Saiba como cuidar da sua mente
No dia 10 de Outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, a data tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre os cuidados referente à manutenção da saúde mental.
Estima-se que no mundo, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com de transtornos mentais. No Brasil, aproximadamente 12 milhões de pessoas sofrem com a depressão, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desde a criação da data, diversos progressos no campo da psicologia e psiquiatria ocorreram, o que possibilitou o diagnóstico e tratamentos adequados para cada tipo de patologia. Contudo, ainda há pouco conhecimento sobre o assunto.
Por isso, desenvolvemos esse conteúdo para esclarecer alguns pontos importantes e alertar sobre a saúde mental. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.
+ Para saber mais, veja também: O que é saúde mental?
O que é saúde mental?
Quando falamos sobre saúde mental, é comum pensarmos imediatamente com doenças ou problemas mentais. Contudo, o termo é muito mais amplo do que imaginamos.
Pessoas com a saúde mental em dia, entendem que ninguém é perfeito, que é impossível estar disponível para todos e que cada um tem o seu tempo e seus limites. Além disso, elas podem vivenciar diferentes emoções e desafios diariamente, mas conseguem enfrentá-los sempre com muita tranquilidade e equilíbrio.
Saber buscar ajuda quando sentem dificuldades para lidar com conflitos e frustações cotidianas também é um traço de pessoas com saúde mental.
Sendo assim, entendemos que o termo está diretamente relacionado com a forma que reagimos à determinadas situações e à capacidade de harmonizar nossos desejos, ambições e emoções ao longo da vida. Portanto, ter saúde mental é:
- Identificar seus limites;
- Aceitar as mudanças da vida;
- Buscar ajuda sempre que achar necessário;
- Saber lidar com emoções boas e ruins.
Para conseguir viver bem com todas essas situações, é necessário entender que todos podem apresentar sinais de sofrimento psicológico em algum momento e que não há problema nenhum nisso. Mas mais importante, devemos tratar com naturalidade questões sobre o assunto.
Portanto, o Dia Mundial da Saúde Mental visa conscientizar a população da seguinte forma:
Combate ao preconceito
Como você viu no inicio do post, a data foi criada com o intuito de chamar a atenção da população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental e combater o preconceito sobre o assunto.
Por isso, a ação tem como um dos principais objetivos acabar com o estigma social que impede a busca por assistência médica. Muitas pessoas por medo ou preconceito evitam buscar ajuda psicológica, sem imaginar que essa atitude pode dificultar o convívio social e trazer inúmeros outros problemas de saúde.
Assistência psicológica na adolescência
Transtornos psicológicos são condições que se manifestam de forma silenciosa e podem atingir pessoas de diferentes idades e classes sociais. Contudo, é na adolescência que esses problemas costumam causar preocupação entre os especialistas.
Nesta fase, o indivíduo sofre com inúmeras transformações, desde físicas, hormonais, emocionais e socioculturais. Além disso, a transição da infância para a adolescência pode causar um grande impacto na vida desse jovem, sendo um fator inicial para o desenvolvimento da depressão.
A dificuldade de fazer amigos e a sensação de solidão pode implicar na saúde mental do adolescente.
Nesse mesmo período, o indivíduo começa a ser cobrado sobre as suas escolhas para o futuro, e isso pode provocar diferentes sentimentos e angústias, que muitos interpretam como uma fase da da adolescência.
Por isso, é fundamental que a família não desvalorize esses sentimentos e esteja sempre em alerta para oferecer ajuda, e se necessário, procurar orientação médica ou psicológica.
Cuide da sua saúde mental
Os cuidados com a mente devem ser adotados por todos, não somente por quem convive com algum transtorno psiquiátrico. Sendo assim, profissionais recomendam a adoção de hábitos que contribuem a promoção da saúde mental. Veja a seguir:
- Mantenha o equilíbrio entre o corpo e a mente;
- Adote estímulos que te incentivam a continuar ativo, como família, trabalho, amigos, etc;
- Crie laços saudáveis que te ofereçam suporte social e apoio emocional no dia-a-dia;
- Entenda que altos e baixos fazem parte da vida;
- Reserve um tempo da sua rotina para fazer o que você gosta com pessoas que te fazem bem;
- Busque ajuda se necessário. Procurar orientação profissional cedo é um ato de coragem e contribui para a prevenção de quadros psicológicos mais graves.
+ Para saber mais, leia também: Como cuidar da saúde mental?
Onde buscar ajuda?
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito em todos os munícipios do país através da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.
A rede organiza ações de promoção da saúde mental, atende diferentes tipos de transtornos e complexidades médicas, oferece assistência e cuidado, bem como a reabilitação e reinserção das pessoas com transtornos mentais.
Gostou do nosso sobre o Dia Mundial da Saúde Mental? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das práticas mais saudáveis para o seu dia a dia.