O que fazer para baixar a pressão rapidamente?
Por ser considerada uma condição de saúde que não causa sintomas muito aparentes, a pressão alta pode passar despercebido pela maioria dos pacientes que sofrem picos com uma certa frequência. Porém, para quem tem o costume de medir a pressão em casa, é importante descobrir formas de baixar a pressão rapidamente para evitar danos à saúde.
Manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas são exemplos que podem melhorar os quadros de pressão alta a longo prazo, e devem ser seguidos especialmente por quem possui histórico familiar de problemas com a pressão.
Contudo, esses hábitos saudáveis não ajudam a baixar a pressão rapidamente de modo instantâneo, sendo necessário outras táticas que auxiliam a controlar os picos e evitar complicações.
Para que você aprenda a controlar a pressão arterial elevada, separamos tópicos que lhe explicarão as melhores formas de fazê-la baixar rapidamente. Confira!
+ Para saber mais, leia também: 10 diuréticos naturais contra o inchaço e a retenção hídrica
Consuma alimentos ou chás diuréticos
A melancia e o abacaxi são dois exemplos de frutas diuréticas que contribuem para uma maior eliminação de fluídos acumulados nos tecidos. Com isso, a carga de trabalho do coração sofre uma pequena redução, fazendo com que a pressão arterial diminua rapidamente.
Você pode consumir frutas in natura ou tomar chás de abacaxi, por exemplo, que auxiliará ainda mais na eliminação dos fluídos, já que você estará ingerindo uma quantidade ainda maior de líquidos.
Mantenha-se hidratado
Seguindo a mesma ideia, ingerir mais líquidos fará com que você elimine mais fluidos pela urina, e em casos de pressão alta devido ao alto consumo de sal, ainda auxiliará a diluir o sódio da corrente sanguínea. Como resultado, a pressão arterial diminui conforme o paciente urina.
Além do mais, quanto mais hidratada as artérias estiverem, maior será o fluxo livre para a passagem de sangue, facilitando a irrigação para os órgãos e diminuindo a sobrecarga do coração.
Evite cafeína e álcool
As bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína e açúcar devem ser evitadas sempre que o paciente medir a pressão e ela estiver acima do normal. Isso porque a cafeína e o álcool não somente interferem na passagem de sangue nas artérias, como também contribui para a desidratação do paciente.
Coma frutas ou vegetais frescos
O potássio e cálcio presente nos alimentos frescos são fundamentais no controle da pressão alta, e podem ajudar a diminuir a pressão nas artérias rapidamente. Alguns exemplos que podem ajudar a baixar os níveis da pressão arterial de forma mais rápida são:
- Tomate;
- Alho;
- Espinafre;
- Banana.
Não consuma alimentos ultraprocessados
Os alimentos industrializados e ultraprocessados devem ser evitados sempre que possível em uma dieta saudável, especialmente em quadros de pressão alta.
Isso porque, na maioria das vezes, esses alimentos são ricos em sódio, aumentando a pressão e causando retenção de líquidos.
Ao consumir esse tipo de alimento quando a pressão já está alta, as chances de piorar a situação e de contribuir para que a pressão suba ainda aumentam consideravelmente. Com isso, o paciente pode acabar desenvolvendo quadros mais graves como infarto, por exemplo.
Faça um exercício de respiração
Outra dica importante para controlar a pressão arterial e fazer com que ela diminua rapidamente é fazer um exercício de respiração.
Para isso, respire fundo por quatro segundos, segure o ar por dois segundos e solte a respiração por quatros segundos. Dê uma pausa de um segundo e repita o ciclo mais dez vezes.
Esse passo ajuda especialmente os indivíduos que estão passando por um período de estresse, que muitas vezes é um dos grandes causadores de descontrole da pressão arterial.
Use o medicamento receitado pelo médico
Pacientes hipertensos devem ingerir o medicamento receitado pelo cardiologista sempre que a pressão arterial estiver alta, além de relatar o episódio ao médico. Isso porque os remédios usados por pacientes hipertensos possuem a função de diminuir a pressão exercida nas artérias e a carga de trabalho do coração, evitando problemas mais graves e a necessidade de ir ao pronto socorro.
Normalmente os medicamentos mais usados para esses eventos são os diuréticos e anti-hipertensivos, como por exemplo o Diovan HCT, Micardis HCT e Lotar.
Quando procurar ajuda médica?
Vale lembrar que mesmo usando as nossas dicas você deve buscar ajuda médica imediatamente caso a pressão não diminua em até 1 hora.
Para pacientes que sofrem com outras doenças cardiovasculares, diabetes ou que sejam idosos e fumantes, ou que já sofreram um infarto ou derrame anteriormente, é muito importante procurar atendimento imediato sempre que a pressão arterial subir, já que isso pode indicar riscos graves para a saúde do paciente.
Pessoas saudáveis que não sofram com problemas de saúde crônicos, não estejam acima do peso e possuem menos de 50 anos, devem buscar ajuda médica caso a pressão não diminua em 1 hora ou caso a pressão esteja maior ou igual a 22 por 12.
Depois de ver o que fazer para baixar a pressão rapidamente, busque ajuda médica caso você note que sua pressão começou a subir com regularidade. Isso pode indicar problemas de hipertensão ou necessidade de mudanças de hábitos alimentares e comportamentais.
Caso você tenha o diagnóstico positivo para hipertensão, consulte seu médico caso note que a pressão começou a subir novamente com frequência. Apenas o profissional poderá verificar uma possível mudança no medicamento.
Hipertensão é coisa séria
A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.
Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!