6 dicas para manter a saúde nas férias de verão!
O verão é umas das estações mais aguardadas do ano, onde a maioria das pessoas aproveitam para fazer viajar em família ou entre amigos. Contudo, nessa época também é bastante difícil manter a saúde em dia.
Durante os dias de calor e sol intenso, quadros de queimaduras, infecções e outras doenças acabam aparecendo com mais frequência. Isso acontece devido o pouco cuidado com a saúde no verão.
Para não acabar com a curtição antes do planejado, é preciso ter muita cautela, se proteger do sol, da desidratação e de outros perigos que podem tornar suas férias um verdadeiro pesadelo. Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a manter a saúde nas férias de verão. Confira!
+ Leia também: Alimentação saudável no verão: O que comer?
1. Proteja-se do sol
Férias combinam muito com praia e piscina e muitas pessoas fazem o possível para a pele ficar com aquele lindo bronzeado. Mas o cuidado com a proteção solar deve ser redobrado.
Evite se expor ao sol entre 10h e 16h, não economize na aplicação de filtro solar e reaplique o produto a cada 2 horas. Além disso, use roupas leves que permitam que a pele respire e aposte em acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros.
A exposição ao sol sem os devidos cuidados pode causar, de imediato, um episódio de insolação. E, a longo prazo, é um dos principais fatores para o desenvolvimento do câncer de pele.
2. Não se esqueça de beber bastante água
Nesta época, transpiramos mais e podemos nos esquecer de beber água quando estamos curtindo os dias de férias. Todos os dias, nosso corpo precisa de cerca de 2 litros de água para manter suas funções. Por isso, é importante reforçar o hábito para evitar um quadro de desidratação.
A dica é ainda mais importante se você estiver consumindo bebidas alcoólicas, que contribuem para a desidratação do organismo. Portanto, sempre que puder, leve uma garrafa de água consigo!
3. Alimente-se de forma saudável
Durante os dias de calor, o nosso organismo tem que trabalhar ainda mais para processar os alimentos, assim, refeições muito pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e provocar transtornos gastrointestinais.
Para evitar esses problemas, a dica é apostar em uma dieta saudável com alimentos leves, como verduras, legumes e frutas ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor os nutrientes e a água perdida pelo corpo.
4. Pratique exercícios nos melhores horários
Você gosta de se exercitar? Durante o verão faça isso no início da manhã ou então no final da tarde. Afinal, as temperaturas nesses períodos estão mais amenas, aumentando a nossa disposição para qualquer atividade física.
Se você treinar fora desse horário, muito provavelmente você irá sentir mal-estar, o que pode atrapalhar as suas férias.
5. Não fique muito tempo com roupa de banho molhada
Todo mundo aproveita o verão para curtir um dia na piscina ou na praia. Contudo, ficar com a roupa de banho molhada durante longos períodos é algo que deve ser evitado. A umidade que fica em contato com o corpo acaba favorecendo o desenvolvimento de microorganismos.
Esse hábito facilita infecções e o desenvolvimento de doenças como micose e candidíase. Portanto, para manter a saúde no verão, vale levar sempre uma troca de roupa caso você tenha intenção de se molhar.
6. Redobre os cuidados com crianças e idosos
Todos estamos sujeitos a queimaduras solares, desidratação e insolação, mas as crianças e os idosos estão ainda mais vulneráveis a esses problemas de verão.
Além da pele naturalmente sensível e mais delicada, aumentando o risco de vermelhidão e queimaduras depois de um longo período de exposição ao sol sem proteção, essas duas faixas etárias são mais propensas a sofrer insolação.
Além disso, enquanto alguns idosos apresentam uma percepção diminuída da sede, as crianças podem se esquecer de tomar água quando estão brincando. Por isso, ofereça mais líquidos a essas pessoas para evitar a desidratação.
+ Leia também: Protetor solar no verão: Porquê usar?
Agora que você já sabe como manter a saúde no verão, não deixe de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas para espalhar a informação.
Além disso, vale ressaltar que é sempre bom consultar um médico ou outro profissional de saúde de confiança para mais informações e demais dúvidas.