Virose de verão: O que é, como prevenir e tratar?
A época de férias é sinônimo de muita diversão e de um descanso merecido. Mas já aconteceu de você passar esses dias com febre, mal-estar, diarreia e até vômito?! Esses são sintomas comuns da virose, um problema que pode afetar adultos e crianças, principalmente durante o verão.
A temporada de calor convida as pessoas para a rua e o convívio, além do aumento da umidade, o que cria as condições perfeitas para a propagação e transmissão de viroses. Além disso, há um risco maior de bebidas e alimentos estarem mal conservados devido às altas temperaturas.
Quer saber mais sobre o que é a virose e como sobreviver a essas infecções inconvenientes sem estragar suas férias? Separamos algumas dicas para te ajudar na prevenção e tratamento das viroses de verão. Confira!
+ Leia também: 10 Alimentos ricos em água para hidratar o corpo
O que é virose?
Como o nome já diz, viroses são um grupo de doenças causadas por vírus. Os mais comuns são o adenovírus e o enterovírus, responsáveis por provocar gastroenterite aguda, uma infecção que causa diarreia e vômitos.
Como ocorre o contágio?
A virose normalmente surge do contato dos vírus com superfícies, águas e alimentos. A infecção é altamente contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa através das secreções eliminadas ao falar, tossir ou espirrar.
Mas por que é tão comum pegar uma virose?
Com certeza você ou algum conhecido já sofreu com os sintomas de uma virose no verão. O contágio acontece com facilidade porque este tipo de vírus é transmitido através de gotículas da boca ou nariz ou contato com as fezes de pessoas com a doença.
Basicamente, boca, mãos, objetos ou alimentos contaminados são meios de transmissão da doença. Sendo assim, as medidas de higiene são as mais indicadas na hora de prevenir a condição.
Quais os sintomas?
Pessoas que contraíram o vírus, podem apresentar febre, mal-estar, indisposição, diarreia, dor abdominal e vômito. Em alguns casos podem surgir também sintomas respiratórios ou conjuntivite, dependendo do vírus que está causando a doença.
Em crianças, além dos sintomas descritos acima, mudança na disposição e recusa de comida, podem ser considerados sinais comuns de virose.
Qual o tratamento adequado?
Além do uso de medicação para tratar os sintomas, a principal medida recomendada é aumentar a ingestão de líquidos, para melhor a hidratação do corpo.
Além disso, é fundamental optar por uma alimentação mais leve durante esse período e, de preferência, incluir frutas cítricas, como laranja e limão, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.
Como prevenir a virose?
Alguns cuidados básicos, como evitar deixar alimentos fora da geladeira por muito tempo, ficar atento ao prazo de validade dos alimentos e consumir alimentos com a conservação adequada contribuem para evitar a contaminação.
Além disso, lave as mãos constantemente com água e sabão, cubra a boca com o braço antes de tossir ou espirrar e beba bastante líquido.
+ Leia também: Sol e calor: Cuidado com a Insolação!
Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários o que achou e quais outras opções de conteúdo você deseja ver no nosso blog.