| |

Asma: O que é, quais as causas, sintomas e tratamentos?

A asma é uma condição bastante conhecida por prejudicar a capacidade respiratória de pacientes diagnosticados com a doença, já que um dos principais sintomas da alergia é a inflamação das via aéreas, o que acaba desencadeando falta de ar e um chiado agudo no peito.

As vias aéreas ou brônquios, são os tubos responsáveis por levar o ar até o pulmão. São eles os principais mecanismos afetados em indivíduos asmáticos. Além de serem naturalmente inflamados, outros fatores como pelos de animais, poeira, ácaros, fungos, fumaça, poluição e mudança de temperatura contribuem para uma piora do quadro.

Mas você sabe o que é a asma, quais são as causas, seus sintomas e quais são as melhores opções de tratamento? Para saber mais sobre o que é essa doença, confira a seguir tópicos explicativos sobre o assunto! Leia até o final e tire suas dúvidas.

+ Para mais informações, acesse também: Dispneia – Quais doenças causam falta de ar?

O que é asma?

A asma é uma doença crônica que prejudica as vias aéreas ou brônquios, que são os tubos responsáveis por levarem ar para os pulmões. Os sintomas da asma costumam aparecer quando há um estreitamento desses tubos, causados por diversos fatores, que provocam falta de ar e tosse, por exemplo. 

Geralmente, seus sintomas sofrem variações durante o dia e tendem a piorar à noite e após a prática de exercícios físicos. Além disso, esses sintomas variam com o passar do tempo e de acordo com a mudança de temperatura.

As crises de asma costumam aparecer com mais frequência após atividades físicas.
As crises de asma costumam aparecer com mais frequência após atividades físicas.

Ao longo do tempo, os sintomas podem se agravar ou se tornarem mais amenos, em casos mais raros podem até desaparecer. Contudo, mesmo que o sintomas deixem de ser recorrentes, as inflamações ainda afetam os brônquios. A diferença nesses casos é que o controle pode ser feito sem grandes complicações.

Quais são os sintomas da asma?

Os sintomas relacionado a essa condição pode aparecer de diversas formas, variando de paciente para paciente. Entre os principais, destacam-se:

  • Falta de ar ou dificuldade ao respirar;
  • Respiração curta;
  • Aperto e chiado no peito ao respirar;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Tosse, que pode ser seca ou com secreção;
  • Ansiedade;
  • Irritação na garganta.


O que causa a asma?

Ainda não se conhece a causa exata que provoca a inflamação das vias aéreas. No entanto, sabe-se que a asma está relacionada a agentes e substâncias que naturalmente tendem a ser alergênicas.

Em alguns casos, a asma pode ter relação com a genética e histórico familiar. 

Como é feito o diagnostico da asma?

O diagnóstico é feito por um pneumologista, que avaliará seu histórico médico e realizará o exame clínico. Assim, por meio da análise clínica, o médico saberá se há a necessidade de realizar exames mais específicos, como o teste que prova se a capacidade dos pulmões está sendo afetada.

O diagnóstico da doença é feito por um Pneumologista, após avaliação clínica e de exames médicos.
O diagnóstico da doença é feito por um Pneumologista, após avaliação clínica e de exames médicos.

Portanto, a partir do resultado desse exame o médico poderá identificar o grau da sua asma: se é leve, média ou grave. Quando determinada, o médico prescreverá os medicamentos para tratar as crises, que podem ser constantes ou espaçadas.

Além disso, também é importante que você evite entrar em contato com os principais agentes que tendem a piorar os quadros de asma como mofo, ácaros e pelos de animais.

+ Para mais informações, leia também: Falta de ar – O que pode ser e o que deve ser feito?

Asma tem cura?

Não, infelizmente a asma não tem cura. Ao longo do tempo os sintomas podem diminuir até desaparecerem, porém a doença permanecerá.

No entanto, existem diversas maneiras eficazes de tratamento que controlam a asma e que permitem que pacientes diagnosticados com a doença possam ter uma boa qualidade de vida.

Quais são as opções de tratamentos?

O tratamento da doença depende exclusivamente do quadro do paciente, já que é um quadro alérgico pode variar de pessoa para pessoa. Contudo, atualmente o tratamento da asma parte de duas estratégias distintas: a manutenção e o tratamento de crise. Saiba mais a seguir:

→ tratamento de manutenção

Nesse tratamento o objetivo é manter a doença estável, ou seja, evitar que os sintomas sejam agravados. Para isso, o paciente fará uso de medicações prescrita por seu médico à base de anti-inflamatórios, que servirá para evitar possíveis crises.

Durante o tratamento de manutenção, dependendo do estado do paciente, o médico pode ainda recomendar a prática de atividades físicas moderadas, a fim de aumentar a capacidade do pulmão de receber oxigênio e para fortalecer o órgão.

As famosas bombinhas são utilizadas no tratamento e controle da asma. Contudo, só devem ser utilizadas com a orientação médica.
As famosas bombinhas são utilizadas no tratamento e controle da asma. Contudo, só devem ser utilizadas com a orientação médica.

→ tratamento de crise

O tratamento de crise visa amenizar os sintomas e evitar complicações como a parada cardíaca. Em momentos de crise o paciente deve usar o medicamento prescrito pelo médico ou procurar ajuda médica imediata caso sinta muita dificuldade em respirar, febre, dor no peito e confusão mental.

Atente-se também aos sintomas que indicam má oxigenação como, por exemplo, a pele azulada e a pressão arterial alterada.

Em casos extremos, o mais indicado é ligar para uma ambulância e ficar deitado de forma que facilite a respiração. Isso porque o mínimo esforço pode acabar dificultando ainda mais a respiração.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é a asma, suas causas, quais são seus sintomas e como tratá-la, consulte um médico caso tenha histórico familiar da doença ou suspeite que você possa ser portador da alergia.

Portanto, não se esqueça que o tratamento deve ser prescrito pelo médico, que avaliará seu estado clínico e lhe indicará o tratamento apropriado de acordo com a gravidade da alergia.



Remédios para Asma na Farmadelivery

Assim, segundo Drauzio Varella, a Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos, que comprometem a respiração.

A asma acomete pessoas de qualquer idade. Contudo, a maioria dos casos, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família. Além disso, a maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação:

  • Medicação controladora ou de manutenção, que servem para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma;
  • Medicação de alívio ou de resgate, que atuam para o alivio dos sintomas quando houver piora da asma.

Sendo assim, lembre-se que o conteúdo desta matéria é apenas informativa e não dispensa a avaliação médica. Portanto, nunca se automedique! Compre seus medicamentos somente com indicação médica.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares