Até quantas semanas o bebê pode nascer de parto normal?

0
2589
as grávidas fazem parte do grupo de risco que pode desenvolver complicações graves
as grávidas fazem parte do grupo de risco que pode desenvolver complicações graves

As últimas semanas da gestação costumam deixar a mulher imersa em diversas emoções diferentes: expectativa, ansiedade, medo e principalmente dúvidas. Especialmente para quem optou um parto normal, o tempo de espera pode parecer não ter fim. Mas você sabe até quantas semanas o bebê pode nascer de parto normal?

Para que o bebê não seja considerado prematuro, o parto precisa acontecer depois das 37 semanas. E embora as maiorias dos partos cesarianos sejam feitos durante as 39 e 40 semanas, o parto normal pode ser feito um pouco mais tarde, já que nesses casos espera-se a hora que o bebê escolher nascer.

Confira no texto a seguir até quantas semanas é possível esperar para que o bebê nasça de parto normal!

Quanto dura uma gestação?

Uma gestação dura uma média de 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. No entanto, os bebês podem nascer desde as 37 semanas até 41 semanas e 6 dias. Após a 42ª, denominado pós-termo, o bebê pode correr alguns riscos caso a gestação não seja monitorada de perto.

Cupom de Desconto Farmadelivery
uma gravidez dura uma média de 40 dias, contando desde o primeiro dia da última menstruação
uma gravidez dura uma média de 40 dias, contando desde o primeiro dia da última menstruação

Isso porque a partir das 40 semanas a placenta envelhece e a troca de nutrientes e oxigênios pelo cordão umbilical entre a mãe e o feto fica comprometida. Em alguns casos, esperar demais pode até mesmo causar a morte do bebê.

Dessa maneira, após as 40 semanas a mãe deve ser submetida a exames como cardiotocografia e ultrassom de 3 em 3 dias para monitorar a saúde do bebê e a quantidade de líquido amniótico dentro do útero.

Até quantas semanas o bebê pode nascer de parto normal?

O bebê pode nascer de parto normal até às 42 semanas, mas normalmente quando a mãe não entra em trabalho de parto durante a 41ª, o médico induzirá o parto normal ou partirá para uma cesariana.

Alguns especialistas recomendam que a mãe espere o parto normal depois das 40 semanas apenas quando são pacientes de baixo risco. Isso quer dizer que gestantes menores de 16 anos, maiores de 35 ou com alguma doença como diabetes gestacional e pré-eclampsia ou eclampsia não devem esperar o trabalho de parto natural depois das 40 semanas.

Vale ressaltar, também, que quanto mais longa fica a gestação, menos os especialistas conseguem obter resultados claros quanto à saúde do feto dentro do útero. Contudo, em grande parte dos casos em que a mãe e o bebê estão bem, a escolha fica por conta do casal. 

Alguns médicos, porém, não aconselham que a espera se dê até às 42 semanas, tendo em vista que já foram comprovados os aumentos dos riscos para o bebê.

Como saber se o parto já passou da hora?

Um dos primeiros sinais de que o parto está atrasado é o mecônio, nome dado ao primeiro coco do recém-nascido. Com a falta de oxigenação correta em decorrência do envelhecimento da placenta, o corpo do bebê acaba liberando o primeiro coco ainda dentro do útero.

o ultrassom é usado para monitorar o líquido aminótico e presença de mecônio do bebê
o ultrassom é usado para monitorar o líquido aminótico e presença de mecônio do bebê

Os riscos não se dão à sujeira das fezes, já que o intestino do feto é estéril. Como o mecônio é espesso e seco pode ser aspirado e grudar na traqueia, o que dificulta a respiração do bebê assim que sair da barriga.

Além do ultrassom, a presença do mecônio também pode ser notada por meio do corrimento vaginal, que começa a ficar esverdeado.

Quando o cordão umbilical se enrola no pescoço do bebê significa que a hora do parto já passou?

Não necessariamente. A circular de cordão, nome dado ao cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê não significa que o pequeno está sendo asfixiado. O cordão umbilical pode se enroscar no bebê em diversas partes do corpo como pescoço, barriga, braços e pernas. 

Como o bebê não respira pelas narinas dentro do útero e sim pelo próprio cordão, os riscos estão em um possível nó ou obstrução do cordão umbilical, que deve ser monitorado nos exames de rotina.

O que a mãe deve fazer quando não entrar em trabalho de parto antes das 40 semanas?

Nas últimas semanas as consultas começam a acontecer semanalmente, o obstetra fará exames de toque para verificar como está o colo uterino e se há alguma dilatação acontecendo.

Caso você chegue nas 41 semanas, o profissional lhe dará 3 opções:

  • esperar até as 41 semanas e 6 dias com um acompanhamento mais frequente e o monitoramento com exames como ultrassom e cardiotocografia para registrar a quantidade de líquido amniótico e batimentos cardíacos do bebê;
  • induzir o parto normal com ocitocina. Nesses casos as chances dos procedimentos darem certo dependem exclusivamente das condições do seu colo do útero e do posicionamento do bebê. Caso não der certo, você será submetida a uma cesárea de emergência;
  • fazer uma cesárea sem esperar.

Antes de tomar a decisão é importante conversar com seu médico, parceiro e fazer diversas pesquisas sobre o assunto. Além disso, não deixe de tirar todas as suas dúvidas com o profissional que lhe acompanha.

O que fazer enquanto espera?

Para evitar a ansiedade, busque atividades relaxantes como leituras, ouvir músicas, assistir a um filme e até mesmo sair para jantar. Manter a mente ocupada poderá lhe auxiliar a esquecer o trabalho de parto, fazendo com que ele aconteça mais rapidamente. Isso porque a ansiedade pode atrapalhar no processo.

Você também pode aproveitar esses dias para cozinhar uma quantidade a mais das refeições de deixá-las congeladas para quando o bebê nascer e você voltar para casa. Em conjunto, faça coisas que você sabe que serão difíceis de conciliar depois do nascimento do pequeno como: dormir até mais tarde, sair para comer, ir ao cinema, ter um momento a sós com seu parceiro.

enquanto você espera o trabalho de parto começar naturalmente procure fazer atividades relaxantes como a leitura, por exemplo
enquanto você espera o trabalho de parto começar naturalmente procure fazer atividades relaxantes como a leitura, por exemplo

Caso esteja sofrendo com insônia, algo comum no final da gravidez, tente tirar cochilos durante o dia para se manter descansada.

Depois de conferir até quantas semanas o bebê pode nascer de parto normal, converse com o seu médico a respeito do assunto e discutam sobre a possibilidade de esperar o trabalho de parto acontecer naturalmente. Se não houver riscos para o bebê e para você, decida com o seu parceiro qual é a melhor opção, levando sempre em conta o bem estar do pequeno.