O que é Diurético e o que pode causar? Indicações e efeitos colaterais

0
434
diurético

O diurético é uma substância conhecida especialmente por auxiliar no desinchaço corporal e por aumentar a frequência urinária, de modo que os rins filtram mais sódio e excretam uma quantidade maior de sal. Devido a essa ação no organismo, os diuréticos são usados para tratar diversas doenças ligadas ao inchaço e acúmulo de cloreto de sódio no sangue.

A retenção de líquidos é uma condição em que o organismo acaba segurando os fluidos e impedindo que eles sejam expelidos pela urina, que na maioria das vezes é causada pelo acúmulo de sódio na corrente sanguínea, já que o mineral atrai a água corporal para ele.

Embora alguns alimentos naturais como abacaxi, hibisco e salsa também promovam a diurese, sua ação é mais branda e não possuem a eficácia necessária para tratar determinadas condições de saúde.

veja o que são diuréticos
veja o que são diuréticos

Para que você entenda melhor o que é um diurético e o que ele pode causar, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Cupom de Desconto Farmadelivery

O que é diurético?

Diurético é toda substância capaz de promover a diurese, condição em que o corpo passa a produzir mais urina do que o normal. Além das substâncias consideradas diuréticas, como café, chás e álcool, existem também os medicamentos que proporcionam o mesmo efeito, porém, em quantidade mais elevada.

Quais indicações do diurético?

Por ser capaz de aumentar o volume de urina produzido pelo corpo e consequentemente proporcionar uma eliminação maior de líquidos, os diuréticos são indicados para tratar doenças como hipertensão e quadros de edema (inchaços), já que ambos são causados pelo consumo excessivo de sal.

os diuréticos são indicados principalmente para tratar quadros de hipertensão
os diuréticos são indicados principalmente para tratar quadros de hipertensão

Ao serem medicados com diuréticos, pacientes portadores dessas condições começam a eliminar mais urina e diminuem a concentração de sódio no sangue, que acaba se diluindo e sendo filtrado pelos rins. Porém, para que o tratamento seja eficaz, o paciente precisa diminuir o uso de sal nos alimentos durante o uso desse tipo de medicamento.

Além dessas duas condições, os diuréticos também são usados para tratar:

  • insuficiência cardíaca;
  • cirrose; 
  • níveis de potássio elevado ou reduzido;
  • glaucoma;
  • edema cerebral.

Quais são os tipos de diuréticos?

Diuréticos de alça

Um dos tipos de diuréticos mais usados é o diurético de alça, sendo o mais famoso furosemida, conhecido também como Lasix.

O furosemida é um dos diuréticos mais potentes no mercado, já que o medicamento tende a aumentar até 50 vezes a quantidade de sal eliminado pela urina.

Como o ser humano elimina de forma natural até 0,4% do sódio que é filtrado pelos rins, o medicamento induz a excreção de até 20% de sal.

Os diuréticos de alça são indicados para doenças como:

  • insuficiência cardíaca;
  • síndrome nefrótica;
  • insuficiência renal;
  • cirrose.

Embora seja usado para excretar o sódio em excesso no corpo, a furosemida não é a primeira opção para tratar quadros de hipertensão, a menos que o paciente seja portador de uma das doenças citadas acima. Caso o problema de saúde seja apenas a pressão elevada, o mais indicado é o uso de diuréticos tiazídicos.

Diuréticos tiazídicos

Essa classe de diuréticos é capaz de promover uma diurese em níveis menores do que a furosemida, porém seus efeitos podem durar até 24 horas, fazendo com que a eliminação de sódio seja constante ao longo de todo o dia.

o diurético da classe dos tiazídicos podem ter efeitos que duram até 24 horas
o diurético da classe dos tiazídicos podem ter efeitos que duram até 24 horas

Junto a isso, os medicamentos também agem como vasodilatadores, sendo a primeira opção para tratar quadros de hipertensão graças ao tempo de duração dos seus efeitos e eficácia no tratamento a curto prazo.

Diuréticos poupadores de potássio

Levando em conta que os diuréticos agem aumentando a excreção de potássio na urina, esse tipo de diurético foi desenvolvido para evitar esse efeito colateral.

Hoje em dia, o diurético poupador de potássio mais usado é a espironolactona, indicado para quem precisa eliminar sódio na urina, mas precisa preservar os níveis de potássio.

Por serem considerados os grupos de diuréticos mais fracos, não devem ser usados por pacientes portadores de insuficiência renal avançada, já que o tratamento não teria o resultado esperado.

Normalmente os especialistas usam os diuréticos poupadores de potássio junto com o furosemida para tratar insuficiência cardíaca e cirrose, graças a sua ação que inibe a aldosterona, um hormônio que quando elevado em nosso organismo acaba piorando os sintomas dessas doenças.

O que o diurético pode causar?

Apesar de quando indicado pelo médico o diurético não oferecer grandes riscos de efeitos colaterais, já que o especialista saberá a dose ideal para cada perfil de paciente, alguns efeitos colaterais comuns em diuréticos são:

  • aumento de potássio no sangue;
  • diminuição de potássio no sangue;
  • aumento de pelos;
  • alterações menstruais;
  • ginecomastia;
  • diminuição dos níveis de magnésio;
  • desidratação;
  • aumento de ácido úrico;
  • câimbras;
  • hipotensão;
  • hiponatremia;
  • aumento da glicose no sangue;
  • aumento dos níveis de colesterol.

Os diuréticos podem ser usados para a perda de peso?

Apesar de serem voltados especialmente para a eliminação do excesso de sódio do organismo, algumas pessoas acabam usando o diurético para eliminar gordura corporal.

os medicamentos diuréticos não são indicados para o emagrecimento e podem causar efeitos colaterais graves
os medicamentos diuréticos não são indicados para o emagrecimento e podem causar efeitos colaterais graves

Porém, o uso indiscriminado de diuréticos especialmente para a perda de peso pode apresentar riscos de saúde como os efeitos colaterais vistos acima.

Leia mais sobre os efeitos colaterais causados pelos diuréticos clicando aqui!

Hoje em dia é possível encontrar chás específicos para a perda de peso, que usam os diuréticos naturais. Com isso, eliminam o excesso de líquido e sal do organismo sem causar danos ou efeitos colaterais, e ajudam a eliminar peso quando combinados com uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.

Depois de ver o que é diurético e o que pode causar, consulte um especialista antes de tomar esse ou outro medicamento. Afinal, a automedicação pode colocar a vida do paciente em risco, além de causar diversos efeitos colaterais indesejados.

Diuréticos na Farmadelivery

Remédios diuréticos são importantes para cardíacos e hipertensos mas não se automedique. Se o seu médico recomendar, a farmadelivery oferece os melhores preços em remédios diuréticos, confira!