Aparelho de glicemia Accu-Chek Active – Como calibrar e fazer as configurações de data e hora?
O aparelho de glicemia Accu-Chek Active é um dos mais conhecidos entre os pacientes diabéticos que precisam medir a glicose várias vezes ao dia, graças à sua eficiência e praticidade. No entanto, é muito comum que quem acabou de adquiri-lo acabe tendo dúvidas de como fazer a calibragem correta.
Antes de usar os glicosímetros, é muito importante que você faça a configuração correta, a fim de que a leitura dos níveis de glicose seja feito com mais precisão. Isso porque, é com a calibragem que o aparelho consegue identificar os níveis de glicose de forma mais próxima aos exames laboratoriais.
Veja a seguir como fazer essa calibragem da maneira certa!
+ Saiba mais sobre Diabetes em: Quais os 5 tipos de diabetes? Conheça mais sobre cada um deles
Como calibrar aparelho de glicemia Accu-Chek Active
Os novos monitores Accu-Chek Active são auto codificados e não necessitam mais do chip para a configuração sempre que novas tiras forem adquiridas, mas é importante checar se o seu modelo ainda é do mais antigo.
Em alguns casos também é possível fazer a calibragem com a ajuda da Solução de Controle Accu-Chek, que ajudará o monitor a identificar os níveis de glicose corretamente.
Para isso, basta pingar duas gotas do líquido em uma tira de teste e verificar se o resultado é o mesmo contido no frasco. Caso não seja, você deve entrar em contato com o fornecedor para receber as instruções do que fazer.
Como mudar data e hora do aparelho
Com o monitor desligado, segure a tecla S por pelo menos 4 segundos até que a data e hora apareçam na tela. Com o botão M, escolha o formato das horas em 24 horas ou 12 horas, e aperte S novamente para ir até a próxima configuração.
Você notará que as horas em cima do monitor estão piscando. Com a tecla M, escolha a hora desejada e aperte novamente S para mudar os minutos. Depois de mudar de configurar horas e minutos, aperte mais uma vez a tecla S para configurar a data. Escolha o dia com a tecla M e aperte S para mudar para o mês, e assim por diante.
Em seguida, aperte S mais uma vez para configurar o som do BIP. Se você desejar que o aparelho faça o BIP, aperte M até que apareça On, e caso não queira, escolha o OFF.
Depois de escolher a opção desejada, aperte S novamente para que o monitor mostre todas as regulagens que você acabou de fazer. Para desligar o aparelho, aperte M e S ao mesmo tempo.
Para facilitar, veja a seguir o vídeo explicativo sobre como realizar o ajuste de Data e Hora.
Como medir a glicose com Accu-Chek Active?
Primeiramente, lave bem as mãos com água e sabão e coloque uma tira de testagem no monitor. Aguarde até que apareça uma gota piscando no visor. Em seguida, pegue o lancetador para inserir a lanceta.
Para usar o lancetador Accu-Chek Softclix, remova a tampa e insira a lanceta até escutar um “clic”. Gire a pequena tampa protetora da lanceta e remova para expor a agulha.
Após feito isso, coloque a tampa do lancetador novamente para regular a profundidade, girando o mostrador até que mostre o número desejado.
Para armar o lancetador, aperte o botão de cima até que uma luz amarela se acenda, isso indica que já pode usar o lancetador. Assim, para disparar a lanceta, aperte o botão com a luz amarela para fazer a punção do dedo.
Encoste a gota de sangue no centro da tira, na área verde, sem esfregar a pele no material. Caso o monitor acuse que o sangue é insuficiente, pressione o dedo e encoste mais uma gota em até 10 segundos. Feito isso, o resultado aparecerá na tela depois de 5 segundos.
Descarte
Após a aferição, deve-se descartar a tira e a lanceta. Para isso, tire a tampa do lancetador e coloque-o de pé, com a agulha em direção para baixo em cima do refratário de descarte. Para remover a agulha, puxe o rejetor para baixo e tampe o lancetador novamente.
Confira o passo a passo completo de forma mais detalhada no vídeo abaixo:
Quais cuidados tomar com o aparelho de glicemia Accu-Chek Active?
O principal cuidado que você deve ter com o seu aparelho de glicemia Accu-Chek Active e com as tiras de teste é evitar deixá-los em lugares úmidos ou muito quentes. Isso pode interferir nos resultados dos testes e na durabilidade do aparelho.
Além disso, em viagens de avião, por exemplo, recomenda-se que você leve o glicosímetro e tiras de teste dentro da mala de mão e nunca na mala de despache. Este cuidado, serve para evitar as altas temperaturas.
Ainda, caso você leve o aparelho durante o dia com você, evite deixá-lo dentro do carro principalmente em dias de calor, pois nesse ambiente a temperatura tende a ser muito alta e poderá descalibrar o aparelho.
Caso isso aconteça, deixe o monitor em um ambiente com temperaturas amenas, por pelo menos 3 horas e faça a calibragem com a Solução de Controle Accu-Chek.
Higienização
Outro ponto importante é a higienização do aparelho. Para isso, utilize um pano umedecido e evite passá-lo na região em que as tiras de testes são introduzidas.
No entanto, para limpar o lancetador, é possível usar álcool 70% e lavar a tampa em água corrente e sabão neutro.
ATENÇÃO!
Apesar de médicos e profissionais da saúde reprovarem a prática, alguns pacientes acabam reutilizando a mesma agulha até 2 vezes.
Neste caso, é importante limpar a lanceta com um pano úmido sem álcool para evitar que a agulha perca a lubrificação, o que resultará em dor na próxima punção. Mas se possível, opte sempre por trocar a agulha após o uso.
+ Para saber mais sobre o Uso de Lancetas, acesse: Quantas vezes posso usar a mesma lanceta e quais são os ricos em fazer o reuso?
Depois de ver como calibrar aparelho de glicemia Accu Chek Active e ver como é fácil fazer a configuração, fique de olho em qual o seu tipo de aparelho. Alguns aparelhos mais antigos ainda precisam do uso do chip de forma recorrente, enquanto os mais novos podem ser configurados com o chip apenas uma vez, não sendo necessário fazer uma nova configuração sempre que comprar novas tiras de testagem.
Accu-Chek com Ótimo Preço
O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.
Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.
Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.
Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!