Veja o que o cansaço e a falta de ar pode indicar sobre a sua saúde.
|

Cansaço e falta de ar – O que esses sinais podem indicar?

Apesar de aparecer juntos, o cansaço e a falta de ar possuem causas diferentes, incluindo algumas doenças respiratórias, cardíacas ou até mesmo excesso de atividades físicas.

Normalmente, os sintomas causam a sensação de “peso no peito” que podem indicar a presença de alguma doença ou alertando para um possível ataque cardíaco. Por isso, é muito importante saber reconhecer e identificar a presença desses sintomas.

Sendo assim, para auxiliar e trazer mais informações sobre o assunto, criados esse conteúdo para esclarecer todas as suas dúvidas. Leia a matéria até final e saiba o que o cansaço e a falta de ar podem indicar sobre a sua saúde.

Para saber mais, acesse também: Falta de ar – O que pode ser e o que deve ser feito?

O que causa o cansaço?

Quando nos sentimos cansados, apresentamos pouca energia e um forte desejo de dormir, duas situações que podem interferir na realização das atividades diárias normais.

Contudo, sentir-se cansado é normal e pode estar relacionada ao estilo de vida de cada um. No entanto, o cansaço inexplicável, em quadro crônico pode ser considerado algo grave.

Sendo assim, consideramos que a sensação de cansaço constante, se enquadra em alguns dos seguintes casos:

  • Depressão;
  • Doenças cardíacas;
  • Doenças pulmonares;
  • Diabetes;
  • Anemia.


O que causa a falta de ar?

A falta de ar pode não ser causada por doenças e pode ser resultado da prática de exercícios físicos, longos períodos em repouso absoluto ou estilo de vida sedentário.

A falta de ar está associada a diversas causas, incluindo atividades físicas pesadas, doenças respiratórias e cardíacas.
A falta de ar está associada a diversas causas, incluindo atividades físicas pesadas, doenças respiratórias e cardíacas.

A sensação da falta de ar pode vir ser sufocante, como se não conseguisse puxar o ar para os pulmões, podendo causar ansiedade no paciente. Dessa forma, a frequência cardíaca e a respiração também ficam aceleradas, podendo agravar a situação.

Por isso, em caso de crise, recomenda-se tentar se acalmar até encontrar ajuda.

Além disso, a falta de ar pode acontecer também com a prática de um exercício rigoroso, em situações de alta altitude ou frio extremo. Quando não ocorrer em nenhum destes casos, a falta de ar pode estar associada as seguintes complicações de saúde:

  • Asma;
  • Edema pulmonar;
  • Hiperventilação;
  • Covid-19
  • Embolia pulmonar;
  • Ataque cardíaco;
  • Complicações da obesidade;
  • Anemia.

Veja a seguir, outros casos preocupantes que podem causar a falta de ar:

• Falta de ar no coração

Por fim, quando a falta de ar é no coração, o problema está relacionado aos batimentos cardíacos. Neste caso, a metade do volume do sangue percorre o corpo e a outra metade vai para os pulmões.

A falta de ar no coração ocorre na presença de doenças cardíacas, por isso requer maior atenção e acompanhamento médico.
A falta de ar no coração ocorre na presença de doenças cardíacas, por isso requer maior atenção e acompanhamento médico.

Ou seja, a cada batimento cardíaco, metade do volume do sangue vai para o corpo e a outra metade para os pulmões. Quando a bomba de sangue dos pulmões não está funcionando corretamente, ocorre a falta de ar por doenças cardíacas, a insuficiência cardíaca, por exemplo.

• Falta de ar no sistema respiratório

Neste caso, a falta de ar acontece por meio de problemas primários, que deixam os pulmões menos maleáveis. Assim, os movimentos de entrada de ar e troca gasosa acabam ficando comprometidos.

No caso da asma, por exemplo, a dificuldade de respirar surge pela inflamação nos brônquios, que dificulta a passagem de oxigênio. Já na pneumonia, a dificuldade para respirar ocorre pois os pulmões se encontram infiltrados.



• Falta de ar no cérebro

A falta de ar no cérebro acontece quando ocorre falha no comando cerebral para a respiração. Essa situação pode acontecer em decorrência de apneia, quando o cérebro é incapaz de transmitir sinais para os músculos que envolvem a respiração.

Assim, o sono e o despertar pode vir acompanhado da falta de ar. Além disso, algumas doenças neurológicas também podem enfraquecer a musculatura do sistema respiratório e dificultar a respiração.

+ Para saber mais, acesse também: Tosse – O que é, quais os tipos, como identificar e tratar?

Sentir cansaço e falta de ar é perigoso?

Se o cansaço e a falta de ar são frequentes e surgem mesmo sem realizar um esforço excessivo, é importante buscar ajuda médica e investigar a origem do problema.

Saiba o que pode causar a falta de ar e o fazer nesses casos.

Além disso, é importante salientar que sentir cansaço e falta de ar simultaneamente pode também estar indicando alguma doença, sendo elas: angina, pneumotórax ou até mesmo uma forte gripe.

Em outros casos, a presença dos dois sintomas pode ser uma resposta do organismo tentando alertar para um possível ataque cardíaco. Contudo, é importante que o caso seja avaliado por um médico especialista de forma individual, segundo o histórico de cada paciente.

Assim, caso perceba a presença dos sintomas, uma boa dica é fazer anotações e descrever a frequência e como aconteceu, para facilitar o diagnóstico. Portanto, esteja sempre atento aos sintomas e procure ajuda para evitar complicações.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde e bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares