Mulher tomando uma xícara de chá para imunidade
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Chá para imunidade: Veja 6 dicas para evitar imunidade baixa.

Durante os meses mais frios do ano, é bastante comum ficarmos doentes por causa do sistema imune baixo. Contudo, poucos sabem que existem algumas receitinhas fáceis de chá para imunidade, que ajudam a promover as proteções do corpo.

Os alimentos são as melhores formas de adquirir todas os nutrientes necessários para manter a saúde do organismo de forma natural.

Além disso, o consumo de chás sempre foi uma opção muito benéfica para nossa saúde, com propriedades medicinais e nutricionais que previnem doenças e fortalecem o corpo no geral.

Por isso, desenvolvemos este conteúdo com 6 dicas de chá para imunidade deliciosos e podem ajudar a te manter sempre saudável e longe de doenças virais. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Veja 10 Dicas para melhorar sua imunidade no inverno!

O que é sistema imunológico?

O sistema imunológico é constituído por tecidos, órgãos e células que agem na defesa do organismo contra bactérias, vírus e outros micro-organismos.

Mulher de costas, usando máscara, fazendo gesto de força representando estar com a imunidade forte.

Assim, o sistema imune é a proteção do corpo, um escudo de proteção natural contra agentes indesejáveis que tentam invadir o nosso corpo e causam doenças e infecções.

Portanto, a melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis.



Quais cuidados tomar com a imunidade durante o frio?

Os cuidados com a imunidade devem ser redobrados durante os meses mais frios do ano. Portanto, veja algumas dicas fundamentais para manter o bom funcionamento do seu corpo e a imunidade em dia durante esse período:

  1. Evite ambientes fechados e com aglomerações – Durante os meses frios, é comum deixarmos portas e janelas fechadas, hábito que favorecer a circulação de vírus no ar. Portanto, evite locais cheios e deixe o ar circular.
  2. Exercite-se regularmente – A prática de atividade física promove a oxigenação das células, fortalecendo as defesas do corpo.
  3. Durma bem – Uma boa noite de sono faz bem para a saúde no geral. Isso porque dormir bem diminui a produção de cortisol, um hormônio que em excesso pode provocar a queda da imunidade.
  4. Alimente-se bem e de forma saudável – Manter uma dieta equilibrada e rica em vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes é a melhor forma de suprir todas as necessidades nutricionais.
  5. Beba bastante água – O nosso corpo necessita de hidratação mesmo nos dias frios. Além disso, a água ajuda eliminar toxinas do corpo, evitando doenças.

Qual o melhor chá para imunidade?

As plantas e outros alimentos podem ser utilizados com finalidades medicinais na forma de suplemento ou de extrato, pois assim é mais fácil saber exatamente qual a concentração das substâncias ativas nessas fórmulas.

Mulher sentada na bancada da cozinha tomando chá para imunidade.

Além disso, elas podem ser preparadas sob a forma de chá, desde que consumidas de forma moderada e, preferencialmente, sob a orientação de um profissional de saúde acostumado com o uso de plantas.

Sendo assim, veja a seguir algumas das melhores opções de chá para imunidade e qual função deles em nossa saúde.

1. Chá de Gengibre para imunidade

O gengibre contém um importante substância ativa, conhecida como gingerol, que parece diminuir o risco de infecções no organismo, tendo efeito comprovado contra o crescimento de bactérias e desenvolvimento de vírus, especialmente no trato respiratório.

Além disso, as substâncias do gengibre também parecem diminuir a inflamação geral do corpo, o que facilita o funcionamento do sistema imunológico, melhorando a imunidade.

2. Chá de Alho

Apesar de não existir estudos específicos sobre o chá, a planta é um aliado das defesas do organismo, por ser rico em zinco e selênio, minerais importantes para o sistema imune.

O alimento ainda ameniza os sintomas da gripe e conta com a alicina em sua composição, substância com ação bactericida, que contribui para a melhora da resistência aos micro-organismos.

Uma xícara com chá de alho para imunidade. Ao fundo, algumas cabeças do alimento.

Contudo, para liberar a alicina, é preciso amassar o alho (não cortar) e consumi-lo cru. Por isso, para turbinar o chá com ele, acrescente-o no final do preparo e mantenha por pouco tempo no calor.

3. Chá de limão

Rico em vitamina C, no chá o limão ganha outros destaques, pois quando fervido, ele libera polifenóis benéficos para a saúde.

Além disso, a própria vitamina C é importante para as defesas. Embora parte de suas concentrações vá embora na água, ela é um antioxidante que reduz o estresse oxidativo, estado em que os radicais livres, agentes responsáveis pelo envelhecimento e pelo surgimento de doenças no organismo.

Para fazer com uso dos polifenóis, corte um limão em quatro pedaços e ferva com casca e tudo por dez minutos. Se preferir, acrescente mel, pois o chá pode ficar um pouco amargo.



4. Chá de equinácea para imunidade

A equinácea é uma planta medicinal usada há anos, muito aplicada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados.

Suas propriedades essenciais são anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e outras. Por isso, o chá da equinácea ajuda no fortalecimento da imunidade, uma vez que suas propriedades dificultam a ocorrência de processos inflamatórios no corpo.

5. Chá de cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz de cor laranja bem forte, com um sabor levemente amargo que está relacionado ao gengibre. A especiaria é frequentemente usada na culinária indiana e proporciona diversos benefícios ao organismo.

Xícara e bule contendo infusão de cúrcuma, ao lado alguns pedaços da raiz e um recipiente contendo a especiaria em pó.

O chá de cúrcuma contém um composto conhecido como curcumina, que contém propriedades antimicrobianas, que ajudam a prevenir doenças, assim como aumenta a sua imunidade.

6. Chá de astrágalo

O astrágalo é uma planta bastante popular na medicina chinesa que parece ser capaz de aumentar a produção das células brancas do sangue, especialmente linfócitos T e macrófagos, que são importantes para a resposta imunitária.

Além disso, o extrato de astrágalo também é capaz de diminuir o tempo de duração de infecções por vírus e bactérias. Assim, pode ser um bom aliado para combater vários tipos de infecções.

+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?

Agora que você já conhece as principais e melhores opções de chá para imunidade inclua em sua rotina aquele que mais te agradou. Além disso, não deixe de consultar um profissional da saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, seja ele natural ou não.

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